Topo

Saiba o que é Inteligência Emocional e como ela pode ajudar no dia a dia

Comente

Certamente você deve ter ouvido falar que as pessoas que possuem um maior nível de inteligência são as que se dão melhor nas suas carreiras profissionais. Mas o que você talvez não saiba, é que existe outro tipo de inteligência que pode ajudar muito em sua vida, a inteligência emocional, que muitas vezes é o segredo da maioria das pessoas de sucesso.

A inteligência emocional é algo que não é aprendido na escola e nem depende de fórmulas estranhas. Esta é uma habilidade pessoal que alguém tem de perceber, avaliar, entender e administrar as suas emoções, além de emoções dos outros de forma positiva.

Saiba o que é Inteligência Emocional e como ela pode ajudar no dia a dia

Em um primeiro momento isto poderá parecer fácil, mas bem ao contrário, esta não é a tarefa mais simples do mundo. É fundamental ter autocrítica, reflexão, meditação e empatia, apenas para citar alguns fatores, tudo isto acaba afetando a forma como nos comportamos e tomamos decisões, além de agir socialmente falando.

O que a ciência fala sobre o assunto?

Veja também:

Já foi comprovado cientificamente que as pessoas com níveis altos de QI são superadas pelo menos em 70% das vezes por pessoas que são emocionalmente inteligentes. O ato de saber controlar as emoções, entender as mesmas e colocar as conclusões em prática poderá fazer com que você se saia muito melhor do que aquela pessoa altamente inteligente da sala.

Quem possui uma inteligência emocional bem desenvolvida normalmente é considerada autoconfiante, persistente, motivada e capaz de controlar a si mesma. Não estamos falando de pessoas que são conhecidas como meigas ou fofas, ou quem está a procura de aprovação de maneira constante, isto serve de confusão seguidamente inclusive.

A Empatia em primeiro lugar

De acordo com Daniel Goleman, especialista no assunto, os cinco elementos que precisam ser trabalhados para desenvolver uma mente inteligente emocionalmente são o autoconhecimento, o autocontrole, a motivação, habilidades sociais e a empatia.

Destas situações, o que poderá ainda ser desconhecido é a empatia, que de forma geral é a capacidade de se colocar no lugar de outra pessoa. Muitos cientistas sociais e políticos dizem que esta palavra poderia melhorar muito o mundo que vivemos.

Comece a fazer um exercício por si mesmo, coloque-se na situação que está vivendo no lugar de uma outra pessoa. E procure sempre que possível fazer isto, desta forma você irá criar empatia e irá viver melhor.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: