Topo

Dicas para aumentar a autoestima no dia a dia

Comente

A autoestima é um valor que sempre atribuímos para nós mesmos e a nossa capacidade de nos amar. Este é o ato de amar a si mesmo, que precisa de atitudes como por exemplo o autorrespeito, a autoaceitação e o autoconhecimento.

A condição de autoconhecimento significa ter uma consciência de nossa história e todos os aspectos da nossa personalidade. A autoconfiança por sua vez, conforme especialistas, é  acreditar em nossos pensamentos e nossas decisões, levando em conta que teremos coerência nas nossas ideias.

Autoaceitação por sua vez é acolher os erros e acertos. O que não significa se acomodar, mas sim ser capaz de reconhecer e celebrar quem somos, modificando diversos comportamentos se for necessário.

Dicas para aumentar a autoestima no dia a dia

Veja também:

Todos os sentimentos acabam agindo em harmonia na construção da nossa autoimagem e fazem parte dos conceitos de autoestima.

Qual a importância da autoestima?

Todos já estivemos em contato com narrativas de super heróis. E alguns deles já nascem dotados de poderes e outros precisam de uma vestimenta para que possa exercer as suas funções com maestria.

Os seres humanos comuns, estamos mais próximos do último grupo, ao acordarmos, vestimos nossas roupas e partimos para mais um dia na rotina, onde precisamos conciliar obrigações da vida profissional e necessidades internas.

Diferente de personagens super heróis, não temos forças sobrenaturais ao nosso favor, a única semelhança compartilhada com as personas são as grandes responsabilidades que precisamos sustentar.

Esta situação poderá assustar muitas pessoas, pois há dias onde não sabemos como encontrar a devida confiança para encarar os desafios que continuam surgindo, sem dar o devido espaço para recompensas.

A vida é sempre feita de vitórias contínuas, mesmo sendo orientados a pensar dessa forma, há alguns dias que iremos acreditar que o mundo nos conta e talvez somente não nos sintamos bons o suficiente.

Neste momento a autoestima poderá se tornar uma grande aliada, indo bem além do que olhar no espelho e gostar do que se vê, esse sentimento nos faz acolher quem que somos.

A autoestima x beleza

Especialistas apontam que existe um equívoco conceitual entre a auto estima e a vaidade. A primeira que envolve a relação eu comigo mesma e a última a relação eu e outras pessoas.

Uma recomendação prática para aumentar a auto estima é procurar treinar e fazer escolhas, sempre procurar se colocar em situações onde precisa agir, treinar a mente para ficar bem e aceitar os resultados, mesmo que estes resultados não possam corresponder as suas expectativas.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: