Topo

Como são tiradas as fotos do espaço?

Comente

A técnica conhecida como astrofotografia, é um tipo especializado de fotografia que registra imagens de corpos celestes e grandes áreas do céu noturno. Durante os últimos anos, avanços na área foram imensos e não são apenas cientistas que poderão fazer estas imagens, os amadores também podem se aventurar mesmo com equipamentos mais simples.

A primeira fotografia de um corpo celeste foi tirada em 1840, da lua, mas apenas ao final do século 19 a tecnologia permitiu fotografar de forma estelar detalhes da lua. Uma particularidade da astrofotografia é a capacidade de mostrar objetos invisíveis ao olho humano, como as nebulosas e as galáxias.

As auroras de Saturno

Como são tiradas as fotos do espaço?

As auroras de Saturno são muito parecidas com as auroras terrestres, se elevando a mais de 1,6 milhões de quilômetros acima das nuvens dos pólos do planeta. Estas partículas carregadas se concentram nos pólos e produzem cores ao interagirem com a atmosfera.

O telescópio Hubble

Veja também:

No ano de 2016, o telescópio Hubble registrou água jorrando na superfície de Encélado, lua de saturno. Os cientistas apontam que existe um oceano bastante extenso na superfície, considerada como um dos locais mais promissores para a existência de vida fora do sistema solar.

As tecnologias das câmeras e nossas capacidades de as instalar em novos locais são fundamentais para conquistar as imagens tão incríveis.

As sondas

As sondas também são responsáveis por encaminhar imagens em super alta definição do espaço, recentemente a sonda New Horizons mandou informações que mostraram que Plutão é mais do que um mundo frio e escuro, apesar disto, esta sonda e outras parecidas permitiram que víssemos plutão como um mundo fascinante de montanhas e vales gelados, a atmosfera inclusive é azul como a da Terra.

Saiba que o veículo Curiosity da Nasa revela que a superfície de Marte foi mostrada como nunca foi vista antes. Por conta disto, os cientistas puderam avaliar a chance de haver água em forma líquida e até mesmo vida na superfície de marte.

A sonda Curiosity não apenas moandou fotografias impressionantes da geografia do Planeta Vermelho, em imagens divulgadas do solo marciano, os registros permitem que os cientistas possam estudar cada vez de forma mais real a composição feita pelos planetas.

Existem ainda alguns aplicativos que permitem que os usuários utilizem até mesmo smartphones para tirar fotos das estrelas.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: