Topo

Como preparar os filhos pequenos para uma nova escolinha

Este momento poderá gerar angústia, tanto nos pequenos como nos pais, mas mudanças fazem parte da vida. Saiba como começar esta nova fase de forma tranquila.
Publicidade
Comente

É o momento de seu filho pequeno trocar de escola, mas você está com medo de que ele fique triste, e já até mesmo demonstrou estar chateado com a situação. Saiba que isto se trata de uma situação natural.

Mesmo para adultos, qualquer tipo de mudança gera medo, ansiedade, receio, e as crianças possuem menos recursos emocionais para lidar com as situações.

Como preparar os filhos pequenos para uma nova escolinha

Deverá vir dos adultos, a transmissão de segurança, e a sensação para que os pequenos adentrem em um novo território. Uma forma interessante de fazer, isto é, através de um diálogo e de um acomodamento gradual da criança nos espaços. No caso da educação infantil, a troca de escola é praticamente como começar em uma escola nova.

Publicidade

Algumas dicas podem fazer toda a diferença e tornar a transição um processo mais fácil, por exemplo, os pequenos de berçário, maternal e infantil, não adianta avisar quando chegar bem próximo que eles estarão em breve em um novo ambiente. As crianças não possuem grande noção de tempo, então ele não irá compreender o que acontece até ela de fato virar uma realidade.

O final de um ciclo

A criança precisa concretizar a mudança e entender que despedidas podem fazer parte da vida, os pais precisam ainda explicar que a criança deverá dar tchau para seus amiguinhos, já que no próximo ano estará em outra escola.

Caso neste momento a criança se mostre angustiada, é interessante encarar o assunto com maior naturalidade e maior interesse. Caso a criança fale que tem medo e não queira, ao invés de tentar corrigir o pequeno e afastar os sentimentos negativos, o interessante é fazer perguntas sobre o assunto e ouvir a sua reação. Do contrário, a criança apenas irá parar de se expressar, e não de sentir o que está sentindo.

Publicidade

Procure perguntar o que a criança gosta na escola atual, do que tem medo na nova escola, e o que não quer perder quando mudar de escola. Desta maneira, você irá recolher diversas informações que poderão auxiliar a encorajar a criança. As distâncias dos colegas servem como uma situação muito comum, e é necessário esclarecer que ela não deverá perder os amigos da escola antiga, somente irá ganhar novos e que eles estarão disponíveis para conhecer o novo colega.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: