Topo

Aprenda como economizar dinheiro gastando menos água

Comente

Fazer um bom planejamento financeiro é um passo considerado muito importante para as famílias, assim como é feito com as empresas. A ideia é conseguir ter na ponta do lápis informações sobre o quanto entra e o quanto sai de dinheiro, para que seja possível criar uma previsão de gastos e evitar o endividamento. Caso as famílias já estejam no vermelho, essa é uma etapa importante também para saber onde é possível fazer alguns cortes para que sobre dinheiro e as pessoas consigam pagar suas dívidas. 

Existem basicamente duas categorias diferentes de gastos: fixos e variáveis. Na categoria dos fixos, estão aqueles gastos que as pessoas realmente não possuem meios de escapar, tais como água e luz. Mas, mesmo que sejam contas que vão chegar todos os meses na sua casa e que são referentes a bens essenciais para a vida moderna, existem formas de tentar controlar e até mesmo reduzir estes gastos. 

A conta de água, por exemplo, é referente a este bem que é considerado indispensável. E costuma pesar especialmente nas casas das famílias mais numerosas, uma vez que elas acabam gastando mais com banhos, descargas, lavagem de louça e de roupa, etc. Por isso, é sempre importante ter em mente uma forma de gastar menos dinheiro com este bem. 

Aprenda como economizar dinheiro gastando menos água

Confira algumas dicas para conseguir gastar menos na conta de água:

Acompanhe sempre o hidrômetro

Veja também:

Antes de pensar em como fazer economias com a água, o primeiro passo é ter total certeza de que as pessoas realmente estão pagando pelo o que é gasto e que não existe nenhum tipo de vazamento ou qualquer outro problema com os medidores de consumo. Por isso, é sempre muito importante acompanhar as medições no hidrômetro, conferindo se as informações batem com as que aparecem na conta. Além disso, também é importante desligar todos os equipamentos de água e conferir o hidrômetro para saber se não existe nenhum vazamento. 

Diminua a duração dos banhos

O momento do banho costuma ser decisivo para a conta de água no final do mês, pois realmente é onde se gasta uma grande quantidade deste bem. E acaba sendo muito fácil ficar diversos minutos embaixo da água sem perceber que o tempo está passando e que a conta está ficando mais cara. Além disso, também é importante controlar o banho de todos os integrantes da família, pois de nada adianta apenas uma pessoa economizar. Algumas medidas também ajudam, como desligar o chuveiro enquanto as pessoas estão se ensaboando e passando produtos nos cabelos. 

Mantenha uma patrulha contra os pingos

Pode parecer muito pouco, e as pessoas quase nem conseguem perceber o hidrômetro se movimentando quando tentam controlar apenas um pingo. Mas acredite, uma torneira gotejando 24 horas por dia, 7 dias da semana, pode acabar fazendo toda a diferença no final do mês. Por isso, mantenha uma rígida patrulha contra os pingos em todos os cômodos da casa. Não basta apenas alertar para que as pessoas apertem bem o local pode a água sai, também acaba sendo fundamental verificar se as torneiras não estão com qualquer tipo de problema e que podem acabar levando ao fechamento ineficiente. 

Altere o tipo de descarga do seu banheiro

Muitos brasileiros ainda possuem as privadas com descarga elevada, que acabam consumindo muito mais água do que outras opções mais modernas, como a acoplada de dois comandos. Essa última acaba sendo muito interessante pois as pessoas conseguem controlar se desejam mais ou menos água sendo utilizada na descarga, de acordo com sua necessidade. Além disso, também é sempre importante verificar se está tudo bem com o mecanismo e se não existe nenhum tipo de vazamento. 

Acumule a maior quantidade de roupa possível

Mesmo que as máquinas de lavar roupas mais modernas contem com uma série de tecnologias que prometem economizar água, a verdade é que essa economia nem sempre é sentida na prática. Por isso, o mais recomendado ainda é fazer o controle manual da quantidade de vezes que o utensilio doméstico precisa ser utilizado ao longo da semana ou do mês. O ideal é sempre deixar acumular a maior quantidade de roupa suja antes de ligar a máquina. 

Fique de olho na hora da compra de novos eletrodomésticos

É normal que as pessoas acabam ficando empolgadas quando chega a hora de comprar novos eletrodomésticos, focando naquilo que eles fazem e nas novidades que eles oferecem quando comparado com os mais antigos. Mas também é importante ficar de olho nos dados referente ao seu desempenho de consumo, tanto na questão da água quanto também na questão da luz. Além disso, fique de olho no tamanho também dos eletrodomésticos. Comprar uma máquina de lavar muito grande para uma casa com apenas uma pessoa pode acabar se refletindo em gasto excessivo de água. 


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: