Topo

Higiene Bucal: cuidados com os dentes das crianças

Dicas de saúde e educação infantil para os pais de primeira viagem! Higiene Bucal: cuidados com os dentes das crianças
Publicidade
Comente

Cuidar de filhos não é uma das missões mais fáceis que os pais de primeira viagem terão, afinal, são tantas as preocupações em meio a uma nova e desconhecida fase que, por vezes, se torna complicado atentar-se para todos os detalhes necessários ao desenvolvimento saudável da criança.

Em meio a tantos cuidados necessários quando se tem um filho, destaca-se a higiene bucal, uma vez que a saúde da criança passa também por esse tipo de cuidado. Sabendo disso, reservamos, na sequência, uma série de dicas que devem ser observadas pelos pais em relação à higienização bucal dos pequenos.

Higiene Bucal: Cuidados com os dentes das crianças

higiene-bucal-criancas

Publicidade

Crianças pequenas até os 5 a 7 anos de idade não possuem ainda muita noção de higiene, e isso vale tanto para a parte corporal, quanto bucal, pelo que, se faz necessária uma inspeção e, se preciso, intervenção de um adulto, por isso, vamos às dicas.

Cuidados com o sorriso dos pequenos

Uma pesquisa feita há não muito tempo, constatou que 46,6% das crianças até os 5 anos de idade estão livres de cáries na primeira dentição, entretanto, apesar desses dados serem até certo ponto animadores, não desobriga os pais a manterem o cuidado diário com o sorriso dos pequenos. Para garantir a saúde do filho em sua totalidade, é importante que os pais estejam atentos à escovação, incentivando também a adoção de uma dieta saudável, consultando ainda periodicamente um odontopediatra.

Tipo de creme dental

De acordo com os odontopediatras, as criança podem usar cremes dentais que possua flúor em sua composição. A escovação com flúor garante a limpeza e saúde dos dentes tanto de leite quanto permanentes, entretanto, a recomendação de alguns dentistas é a de que os pais somente permitam a escovação dos filhos com esse tipo de creme dental a partir dos 4 anos de idade, que é quando eles já possuem condições de compreender que não devem engolir o creme dental.

Publicidade

Recomenda-se que antes de comprar um creme dental, os pais leiam rótulo do mesmo observando a concentração de flúor, o recomendado é 1.100 ppm. Porcentagem por Milhão.

Cáries

Mesmo tendo em mente que logo as crianças irão trocar os dentes de leite pelos dentes permanentes, é necessário que se tenha uma preocupação extra em relação às cáries, da mesma forma que se deve ter com os dentes permanente. Ao deixar de tratar um dente de leite cariado, corre-se o risco de levar a criança à perda precoce do dente, comprometendo assim a mastigação e consequentemente a boa nutrição da criança, lembre-se sempre, a saúde começa pela boca.

Primeira visita ao odontopediatra

Muitas crianças têm o início da formação dos dentes de leite ainda na fase de gestação, por isso, assim como as gestantes devem fazer o pré-natal para ter um acompanhamento médico, os pais devem procurar-se em levar os filhos regularmente ao dentista a partir do primeiro mês de vida da criança, isso irá assegurar uma maior saúde bucal para o filho.

Leia também:

Modo correto da escovação

Quando as crianças são pequenas ou ainda não possuem uma boa coordenação motora, são os pais que devem realizar a escovação de seus dentes, já quando ficam mais crescidinhos, os pais devem tão somente supervisionar e orientar quanto à maneira correta de se escovar os dentes.

O tipo de escova certa para criança deve ser a pequena com cerdas macias, e a escovação deve ser realizada em movimentos circulares e suaves. Deve-se orientar os pequenos a escovar os dentes sempre após as principais refeições do dia, ou seja, café da manhã, almoço e janta.

Fios dentais

Ensine as crianças a adotarem o hábito de usar o fio, essa prática além de auxiliar na limpeza dos dentes, ajudarão também a manter o hálito e as gengivas saudáveis.

Arrancar dente de leite em casa

Mesmo que pareça algo muito simples e rápido de fazer, arrancar um dente de lente em casa pode ser algo muito doloroso para a criança, pois o dente pode estar ainda preso à gengiva pela raiz.

O mais recomendável é levar sempre a criança até um consultório odontológico para que o profissional examine e caso julgue necessário, remova o dente que está em fase de queda.

Quando os dentes de leite caem?

A troca dos dentes pode acontecer entre os 5 e 6 anos, caso os pais notem um demora demasiada no início desse processo, deve-se levar a criança a um odontopediatra, que é quem irá fazer uma avaliação para determinar a causa, bem como fazer uma previsão para a chegada da inevitável fase.

Alimentação correta

Não precisa proibir a criança de comer doce, basta tão somente impor alguns limites à ingestão das guloseimas para evitar o surgimento das cáries.

Aparelhos ortodônticos para dente de leite

Alguns dentistas recomendam o uso do aparelho ortodôntico móvel ou mesmo fixo para corrigir a mordida aberta ainda quando as crianças estão com os dentes de leite. O problema de mordida aberta pode ser ocasionado pelo uso de chupetas, pelo hábito de chupar os dedos ou pela prática da respiração por via oral.

Quebrar dente de leite

É mais comum quebrar um dente permanente do que um dente de leite, pois, quando há um impacto no dente de leite, normalmente ele penetra a gengiva, ficando mole ou deslocando-se para o lado, entretanto, caso aconteça um acidente e o dente de leite venha a quebrar, recomenda-se guardar um pedaço do mesmo em um recipiente tampado imerso em água, saliva ou leite, e levá-lo imediatamente a um consultório para analisar os motivos da fragilidade dentária.

Destino dos dentes de leite

Existem alguns bancos de universidade que recebem doações de dentes para pesquisas e estudos, essa pode ser uma boa opção para pais que não sabem o que fazer com os dentes extraídos dos filhos.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: