Topo

Ursinho de pelúcia ajuda a tratar de crianças com medo do escuro

Dicas de saúde e educação infantil para os pais de primeira viagem! Segundo estudo, um ursinho de pelúcia ajuda a tratar de crianças com medo do escuro
Publicidade
Comente

O medo do escuro é um problema pelo qual 9 a cada 10 crianças passam, e que diferentemente do que muitos acreditam, não possui relação com a idade, tamanho ou personalidade das crianças. Quando as luzes se apagam, os pequenos parecem ter a sensação de que tudo vai se fechando aos poucos e suas mentes começam trabalhar, trazendo à tona sombras, bichos e tudo o mais que as possa assustar, algo que é amenizado quando as luzes estão acesas.

Para que esse tipo de medo seja perdido, as crianças precisam ter a consciência de que ir para cama não é um momento a ser temido, e sim um momento agradável. Se a criança continua com medo do escuro, mesmo após essa conscientização, é necessário fazer uma análise para verificar a raiz do problema, identificando assim o real motivo para tal medo.

Mesmo não sabendo exatamente a origem do medo, é possível amenizar o problema com uma estratégia que inclusive já tem sido muito utilizada por alguns pais: A de comprar ursinhos de pelúcia para seus filhos.

Ursinho de pelúcia ajuda a tratar de crianças com medo do escuro

urso-de-pelucia-ajuda-crianca-medo-escuro

Publicidade

Uma das técnicas que podem ser utilizadas para amenizar o problema é a do ursinho de pelúcia, o brinquedo com o qual a criança gosta de ficar durante o dia pode fazê-la sentir-se mais segura no momento do sono.

Estratégia para espantar o medo das crianças

Permita que seu filho durma com um objeto que lhe traga segurança, seja um bichinho de pelúcia, um cobertor ou até mesmo um abajur que ele possa acender quando se sentir amedrontada, ou ouvir algum barulho diferente durante a noite. Tente encarar o medo junto com seu filho, se preciso olhe cada cantinho do quarto dele para que ele tenha certeza de que não há nada que possa lhe fazer mal ou causar medo.

Publicidade

Leia também:

Caso seu filho acorde no meio da noite chorando com medo, vá até o quarto dele e tente consola-lo, dizendo que tudo não passou de um sonho ruim e que vai ficar tudo bem, salientando que nada do que foi sonhado é real. Tente fazer isso na cama dele, evite leva-lo até a cama do casal, para que não crie um péssimo hábito e o mantenha desencorajado a lutar contra seus medos.

Um dos erros mais clássicos dos pais, é proteger demais seus filhos, evitando que eles cresçam fortes o bastante para enfrentar seus próprios medos, portanto, permita que eles os enfrentem e se sintam orgulhosos de si mesmos. Uma última dica é a de contar histórias antes de dormir sobre heróis que vencem o mal, geralmente os ajuda a enfrentar o medo do escuro, além disso, evite que seu filho ouça ou veja coisas que possam lhe trazer medo durante o sono.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: