Topo

Poder das palavras: 10 frases que prejudicam a autoestima da criança

... especificamente sobre o poder das palavras... como palavras mal colocadas podem trazer consequências desastrosas a longo prazo para a vida de um filho...
Publicidade
Comente

O papel desempenhado pelos pais em relação à educação dos filhos, vai além de simplesmente prepará-los para a vida, é necessário cuidado durante o processo para que ao chegar na fase adulta, além de cidadãos de bem, sejam também pessoas maduras e passivas de grandes realizações.

A missão de criar um filho na atualidade deve ser encarada não como um fardo a carregar, mas sim como um grande projeto que precisa passar por diversas etapas até a fase em que se consumará como sucesso absoluto, que é quando o filho alcança a idade adulta como um grande ser humano. Para que isso ocorra, cabe aos pais o discernimento a respeito de como agir e o mais importante, o que dizer a seus filhos.

Ainda nos dias atuais, como resultado de uma educação um tanto inadequada e tradicionalista dos antepassados, ainda é possível observar muitos pais lidando com seus filhos de maneira completamente autoritária e intolerante, algo que não só prejudica a educação da criança, mas que também produz cidadãos cheios de instabilidades emocionais.

Publicidade

Visando auxiliar os pais e educadores, trazemos periodicamente algumas dicas para aqueles que desejam melhorar suas habilidades na importante missão de educar os filhos e nesse artigo falaremos especificamente sobre o poder das palavras e sobre como palavras mal colocadas podem trazer consequências desastrosas a longo prazo para a vida de um filho.

Poder das palavras: 10 frases que prejudicam a autoestima das crianças

palavras-que-prejudicam-auto-estima-da-crianca

Porque você não é igual seu irmão

Talvez essa seja uma das piores frases para dizer a uma criança, isso porque comparações em qualquer esfera tende a produzir efeitos negativos, e em se tratando de uma criança a tenência é que os prejuízos sejam ainda maiores. Comparar uma criança com outra pessoa de maneira negativa produz um sentimento de preterimento e fere a individualidade da mesma, a dica é conversar sempre falando o que gostaria que o filho fizesse ao invés de reclamar e comparar a outra pessoa.


Leia também:

Você é terrível / Você não tem jeito

Publicidade

Esse tipo de frase costuma produzir um efeito quase que irreversível a longo prazo na vida da criança, isso porque, a tendência é que ela passe a acreditar que de fato ela é uma das piores pessoas que possam existir e portanto agindo da forma que age estará na verdade apenas cumprindo com sua natureza. Ao invés de proferir palavras como essas, o ideal é chamar a criança para uma conversa franca, e mostrar-lhe onde deve mudar, porque mudar e como iniciar esse processo de mudança, além disso, é importante lembrar de elogiar sempre a criança a cada progresso feito.

Eu vou embora se não parar com isso / Vou te deixar aqui

Esse tipo de frase causa na criança nada mais que o medo do abandono, algo que em hipótese alguma será saudável. A criança em meio ao medo de ser abandonada poderá ou se tornar extremamente passiva (o que é péssimo a longo prazo), ou criar um sentimento de revolta pelo abandono que poderá culminar com o surgimento de uma pessoa vingativa no futuro.

Que feio fazer isso / Você é feio porque fez isso

Sabidamente ninguém se torna mais ou menos feio (fisicamente falando) por ter realizado determinada ação, entretanto, as crianças geralmente não tem o poder de discernir isso, associando assim uma atitude errada à perda da beleza física, algo que a longo prazo se traduzirá em prejuízos à autoestima.

Vou contar tudo pro seu pai / vou falar pra sua mãe

Naturalmente ninguém gosta de ser ameaçado, certo? Pois bem, então deve-se saber que uma criança também não deseja receber uma ameaça de espécie alguma, mas é justamente essa a maneira que a frase “Vou contar tudo pro seu pai / sua mãe” se traduz, como uma ameaça. Além do tom ameaçador da expressão, esse tipo de frase faz com que o interlocutor perca a autoridade, já que será preciso que outra pessoa tome providência em relação ao ocorrido.

Você é mentiroso

Ser acusado de algo em qualquer âmbito é de fato um tanto perturbador, e chamar o filho de mentiroso é na verdade uma acusação grave que deve ser revista, isso porque a criança poderá crescer acreditando nisso e se tornar de fato uma pessoa enganadora e mentirosa, já que os pais cravaram desde muito cedo a maneira como a viam.

Como pode ser tão burro pra tirar essa notas ruins?

Essa pergunta retórica na verdade beira o absurdo e a ignorância, primeiro que uma pessoa não pode ser chamada de burra por simplesmente não ter atingido um objetivo específico em relação à nota, segundo que esse tipo de “xingamento” só produzirá um efeito negativo no intelecto da criança, convencendo-a de que ela de fato é um fracasso.

Você sempre será o meu bebê

Querer que a criança seja sempre o bebê de outrora é algo de extremo mau gosto, isso porque o filho precisa amadurecer e diante de uma atitude mesquinha de querer que o filho seja sempre o bebê inocente tende a ser prejudicial para esse amadurecimento, sem contar que poderá levar a criança a entender que só será valorizada diante de atitudes similares às que tinha quando mais novo.

Deixa pra lá, você não sabe fazer nada

Dizer à criança que ela não sabe fazer nada tende a prejudicar em muito sua autoestima, isso porque ela acabará acreditando que tudo que faz está errado, criando assim uma sensação de impotência que pode durar até a fase adulta, culminando em uma vida passiva e conformada.

Dinheiro não dá em árvore / pensa que é fácil ganhar dinheiro?

Essas palavras ditas a uma criança podem trazer malefícios irreversíveis em relação à sua vida financeira. Ter dinheiro ou não é uma questão de filosofia e forma de pensar, de modo que a criança que ouve com frequência que ganhar dinheiro é algo difícil e quase que impossível, tende a criar em sua mente a imagem de que jamais poderá se tornar uma pessoa bem sucedida financeiramente falando, o que é uma mentira sem precedentes.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: