Topo

Vai fazer um Cruzeiro Marítimo? Veja este guia para embarque em navios

Melhores destinos e pontos turísticos, nacional e internacional, que você deve conhecer! Cruzeiro Marítimo: acompanhe este guia para embarque em navios
Publicidade
Comente

Com a chegada do verão é comum que muitas pessoas estejam preparadas para curtir as merecidas férias e, em meio a tantas opções disponíveis na atualidade para tal, uma que se destaca é sem dúvida a realização de um Cruzeiro Marítimo.

Disponíveis em pacotes com os mais diversos destinos e preços, os Cruzeiros Marítimos são capazes de proporcionar muito lazer e diversão, além de valiosos momentos de descanso, entretanto, na hora de embarcar nessa jornada é necessário considerar alguns detalhes, sobre os quais falaremos na sequência.

Vai fazer um Cruzeiro Marítimo? Veja este guia para embarque em navios

guia-para-quem-vai-fazer-cruzeiro

Publicidade

Antes de qualquer coisa vale ressaltar que uma espécie de manual foi criado pelo Grupo de Estudos Técnicos de Infraestrutura e Operações da Clia Abremar (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos), o guia completo para Cruzeiristas pode ser acessado diretamente no site da Abremar em um PDF Online, portanto, o que traremos a seguir é fruto da interpretação de algumas das principais instruções contidas no Guia.

 Check In online no Cruzeiro Marítimo

Para economizar tempo na hora do embarque, algumas empresas disponibilizam aos clientes um sistema de check in online, vale apenas aproveitar-se desse recurso quando disponível.

Precauções com bagagens

Dependendo do Navio, podem haver até três mil malas em transporte durante o período escolhido para o Cruzeiro, portanto, algumas precauções são sempre importantes. Etiquetar todas as malas com nome e telefone para contato, além de cadeá-la são alguns cuidados importantes a se ter, outra dica válida é jamais colocar algo de valor na mesma. Os itens de valor devem ser carregados em bagagens de mão para maior segurança.

Cuidados com a saúde

Publicidade

Quem depende de medicamentos deve levá-los para o Cruzeiro, pois, o atendimento médico da equipe a bordo do Navio, geralmente é cobrado à parte. Somente são prestados atendimentos gratuitos em situações consideradas extremas, tais como surtos viróticos, ou epidemias.

Documentos para Cruzeiro Nacional

Para embarcar em um Cruzeiro Nacional, o Cruzeirista necessita tão somente de um documento de identificação válido no País, ou seja, Passaporte, RG ou até mesmo a CNH.

Documentos para Cruzeiro no Mercosul

Para embarques em Cruzeiros que terão como destino outros Países do Mercosul, tais como Argentina, Uruguai, e outros, o Cruzeirista precisa ou apresentar um passaporte Internacional com validade mínima de seis meses, ou seu RG, desde que esse tenha sido emitido há no máximo dez anos (nesse último caso também será necessário a entrega da Tarjeta de imigração devidamente preenchida). Documentos como CNH, CREA, CRM, certidão de nascimento, OAB e Carteira de Identidade Militar, não são válidas para Cruzeiros no Mercosul.

DOCUMENTOS PARA CRUZEIROS DE TRAVESSIA

Cruzeiristas que embarcam em Navios com destino a Países Europeus, precisam possuir um passaporte Internacional com validade mínima de seis meses. Em relação aos vistos, será necessário entrar em contato diretamente com o consulado de cada País a ser visitado.

DOCUMENTAÇÃO PARA MENORES DESACOMPANHADOS

Quem deseja viajar para o exterior na companhia de um menor que não seja seu filho, deve portar uma autorização expressa dos pais reconhecido firma em cartório, a autorização deve ser emitida conforme emitida conforme a Resolução nº131/2011 do Conselho Nacional de Justiça, a mesma pode cer acessada clicando aqui.

Leia também:

HORÁRIO DE CHECK IN

De acordo com a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos, o tráfego de passageiros em processo de desembarque até as 11 hrs da manhã é um tanto quanto intenso, pelo que, o check in dificilmente é iniciado antes desse horário. De modo geral, até mesmo para evitar tumulto de passageiros, recomenda-se que os cruzeiristas cheguem ao local somente depois desse horário, dirigindo-se primeiramente ao setor de bagagens no intuito de depositar as malas.

O PROCESSO DE CHECK IN

Depois de ter depositado as bagagens no setor apropriado, o passageiro deve dirigir-se até a área de atendimento para informar-se a respeito dos próximos passos e do horário previsto para embarque em seu navio. Nesse momento será de suma importância ter à mão todos os documentos necessários para o embarque, conforme mencionado nos tópicos anteriores.

ATENÇÃO NOVAMENTE ÀS BAGAGENS

Lembrar nunca é demais, portanto, vale reforçar que todas as bagagens que ficarão no compartimento especificamente destinado a elas, devem ser etiquetadas de uma maneira que facilite a localização, uma vez que, geralmente é muito grande o número de malas em tal compartimento. Uma outra dica valiosa aqui é que a maioria das companhias sugerem que a bagagem pessoal dos passageiros não ultrapasse os vinte quilos, limitando-se também a uma extensão de 40cm de altura por 60cm de largura, com cerca de no máximo 30cm de profundidade.

CUIDADOS COM OS BENS DE VALOR

Os bens de origem estrangeira que possuem um alto valor, e eventualmente serão levados na bagagem para um Cruzeiro Internacional, deverão conter nota fiscal ou comprovante de importação. Levar objetos como câmeras digitais, laptops, tablets, ou até mesmo smartphones importados, sem estar de posse de seus respectivos documentos de compra, significa estar sujeito a tributações posteriormente.

DOCUMENTAÇÃO GERAL

Além dos documentos já mencionados como obrigatórios para o embarque em um cruzeiro, cada companhia possui uma política específica em relação a determinadas classes de pessoas, algumas por exemplo, determinam que as gestantes só tenham direito de viajar mediante apresentação de atestado médico confirmando o estágio da gestação, proibindo inclusive a viagem após a 23ª semana.

Outras companhias determinam ainda que somente possam viajar em cruzeiros de até nove noites, os passageiros com crianças acima de seis meses de idade, sendo necessário que a criança tenha mais de um ano para que o passageiro possa embarcar em um cruzeiro de duração maior.

Itens não permitidos na bagagem

Quem pretende embarcar em um cruzeiro precisa ficar atento também aos itens que estará levando na mala, pois, toda bagagem está sujeita à inspeção de cães farejadores. Dentre os itens que não são permitidos à bordo do navio, destacam-se aqueles que podem resultar em incêndios, tais como erros de passar, fogões elétricos, velas, incensos e similares, além de quaisquer tipos de bebidas, sejam elas alcoólicas ou não. Também não são permitidos nenhum tipo de substância química ou entorpecente.

Horário de check in

O horário hábil para check in se esgota duas horas antes do horário marcado para partida do navio, portanto, a dica aqui é ficar sempre atento aos horários para não acabar tendo complicações no momento do embarque.

Conferir despesas antes do desembarque

Em caso de divergência com o cálculo de gastos feitos à bordo do navio, o passageiro deverá recorrer a uma reclamação antes mesmo de desembarcar no momento do retorno, quaisquer tentativa de reembolso feita pelos passageiros depois deixar o navio será frustrada.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: