Topo

Dicas importantes para dar banho no bebê com segurança no chuveiro

Comente

Dar banho no bebê dentro da banheira é a escolha mais óbvia dos pais de primeira viagem, afinal isso em tese traz maior segurança à criança, especialmente quando ela ainda é novinha.

Apesar disso, porém, treinar o banho no chuveiro pode ser algo mais simples do que parece e é uma prática que pode ser útil principalmente em viagens, já que nesse caso não haveria necessidade de levar a banheira e provocar um excesso nas bagagens.

Agora, é claro que para dar banho em bebês pequenos no chuveiro, alguns cuidados precisam ser observados. Sabendo disso, apresentamos a seguir uma lista que mostra alguns desses importantes cuidados. Veja!

Os cuidados necessários para dar banho na criança usando chuveiro

Os cuidados necessários para dar banho na criança usando chuveiro

Sentar

A primeira preocupação que os pais devem ter na hora de dar banho no bebê em baixo do chuveiro é em ter um lugar seguro para sentar de maneira firme e estável.

Isso porque o piso do banheiro pode ficar escorregadio durante o banho e a insegurança dos pais pode causar acidentes. Além disso, um eventual escorregão pode levar os pais e o bebê para o chão, o que pode até ser fatal para a criança.

Uma parte de cada vez

Depois de criar um ambiente seguro para sentar e dar banho no bebê, é hora de ensaboar e enxaguar cada membro do mesmo, mas nada de querer lavar tudo de uma vez. É preciso ensaboar e enxaguar uma parte para depois passar para outra, começando pela cabeça e o rosto e depois indo para os bracinhos, o tronco, a genitália e por último as pernas e pés.

É necessário fazer esse trabalho fracionando as partes que estão sendo ensaboadas porque se o bebê ficar com o corpo todo cheio de sabão ele fica escorregadio, o que aumenta em muito as chances dele escorregar das mãos e cair.

Leia também:

Evitar pegar coisas no chão

Pegar qualquer coisa do chão enquanto estiver dando banho no bebê é algo fora de cogitação. A regra vale até mesmo para o sabonete. Isso porque mesmo sem querer, a tendência é levantar por reflexo o outro braço que está segurando o bebê, o que o deixará em uma posição ariscada, onde pode cair e/ou se machucar. Se o sabonete cair, o melhor é pedir ajudar para alguém próximo.

Atenção extra com as orelhas

Na hora do banho do bebê no chuveiro, é bom dar uma atenção redobrada às orelhinhas para que não entre água no ouvido, pois isso ocorre com maior facilidade em banhos no chuveiro. Se a água entrar no ouvido do bebê, ela ficará presa no local e quando esfriar poderá causar dores de ouvido. É bom evitar ao máximo esse problema e secar bem o bebê após o banho.

Prática e segurança

Depois de certa prática a confiança aumenta, e a partir daí se torna mais fácil e tranquilo dar banho no bebê usando o chuveiro. Para quem ainda tem receios, no entanto, o melhor é praticar aos poucos, com calma e com a ajuda de outra pessoa. Outra opção é esperar a criança crescer um pouco mais para acabar com quaisquer riscos de acidentes.

É muito importante que os pais se sintam seguros para que consigam passar essa segurança para o bebê, transformando assim o momento do banho em uma experiência agradável entre pais e filhos.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: