Topo

Aprenda prevenir as cáries nos dentes de leite de seu filho com 8 dicas simples

Comente

Normalmente os primeiros dentes do bebê começam a aparecer por volta dos seis primeiros meses de vida. A partir de então, os cuidados com a higiene oral da criança (que a essa altura já deve estar sendo feita), precisa ser intensificada para que ela não venha sofrer com eventuais problemas no futuro.

Dito isso, apresentamos a partir de agora então uma lista de cuidados importantes para evitar o prevenir o surgimento de cáries nos dentes de leite do filho. Veja!

Dicas simples e práticas que ajudam prevenir cáries nos dentes de leite

Como prevenir cáries nos dentes de leite

Passar uma gaze na gengiva da criança

Quando os primeiros dentes ainda estão nascendo, o uso da escova é desnecessário, entretanto, desde já é importante o cuidado com a higiene bucal. A mãe deve colocar uma gaze levemente umedecida com água mineral no dedo indicador, e limpar de forma suave a gengiva do bebê. Esfreque com leveza e muito cuidado, pois o bebê pode sentir cocegas.

Leia também:

Escova ideal e momento de usar

As escovas ideais para os bebês são aquelas que se encaixam nos dedo dos pais, que são pequenas e maleáveis. Depois que a criança começar a falar e demonstrar habilidades com as mãos, é importante estimulá-la a usar a escova por si só. Além disso, ensine-a a escovar os dentes após as refeições.

Fio dental

O uso frequente do fio dental só é indicado quando a criança já possui o molar permanente, o que ocorre por volta dos seis anos de idade. Antes disso somente a escovação é mais que suficiente para a saúde da criança, até porque os dentes possuem espaçamento maior entre eles.

Creme dental

A criança pode usar o mesmo creme dental dos adultos, no entanto, elas podem não gostar do sabor. Por essa razão as opções com sabores mais adocicados são mais indicadas para que a criança não crie trauma na hora de escovar. Agora é importante prestar atenção para que a criança não acabe criando o hábito de engolir o creme dental.

Alimentos que provocam caries

É muito importante que os pais controlem a alimentação dos pequenos, regulando o contato deles com alimentos com grande teor de açúcar. O hábito de adoçar o leite, por exemplo, é bem perigoso para a saúde oral da criança. Se possível evite.

A escovação mais importante do dia

De acordo com dentista a escovação mais importante do dia é a feita antes de dormir, por isso, ela requer atenção redobrada. O motivo é que durante o sono a boca fica mais vulnerável ao surgimento de cáries, uma vez que a produção de saliva diminui e não há ação mecânica da língua, o que deixa o pH da boca menos saudável.

Dica extra

Ao invés de querer forçar a criança a escovar os dentes, a dica é procurar mostrar pra ela a importância do ato. Atualmente com uma rápida pesquisa na internet, por exemplo, é possível encontrar imagens das consequências da não escovação. Essas imagens podem ser úteis para mostrar à criança o que uma simples escovação pode evitar no futuro.



Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: