Topo

Dicas rápidas e práticas para estimular o bebê a falar as suas primeiras palavras

Comente

Quando se tem um bebê em casa os pais ficam ansiosos para ouvir a primeira palavra da criança e a partir daí a cada vez que ela balbucia ou emite um som qualquer, todos já imaginam que ela poderá começar falar a qualquer momento.

O fato, porém, é que o processo nem sempre é simples, pois cada bebê leva um tempo diferente para emitir as primeiras sílabas. De modo geral os bebês expressam as primeiras palavras por volta dos seis meses de vida, sendo que nesses casos eles costumam dizer algo como papapa ou bababa.

Felizmente, os pais podem ter papel fundamental nesse processo de aprendizado, para ilustrar isso, listamos a seguir algumas dicas que podem ajudar a estimular a criança a falar suas primeiras sílabas e palavras. Confira!

Aprenda estimular a criança a falar as primeiras palavras da forma corretas

Como estimule os bebês a falar correto

Procure sempre dizer a pronúncia certa

Desde os primeiros meses de vida, o bebê procura sempre imitar o que vê e ouve, sejam as piscada, movimentos da boca, sorriso, entre outras ações.

Por isso mesmo é importante que os pais falem corretamente com a criança para que ela não acabe aprendendo uma palavra errada. Por mais que pareça bonitinho ver a criança falando as primeiras palavras erradas, é preciso ter em mente que isso pode prejudicar o desenvolvimento intelectual dela.

Leia também:

Falar naturalmente

Como sugerido no tópico anterior, não é bom infantilizar a voz na hora de falar com o bebê e nem mesmo falar no diminuitivo com tom de voz mais fino. É importante que o bebê se sinta inserido na conversa dos pais com naturalidade. Dito isso, o melhor é conversar forma simples e sempre destacando o nome de pessoas e objetos.

Olhar para o bebê

O contato visual na comunicação é importante para estimular a afetividade, que acaba servindo como incentivo para que o bebê tenha em que se espelhar. Quando a criança consegue ver o movimento da boca ela entende melhor a forma como o som é produzido podendo imitar melhor.

Cuidados com a euforia

Quando o bebê começa a dizer suas primeiras palavras, é importante incentivá-lo mostrando que está feliz por seu aprendizado, mas isso deve ter limites. Muita euforia por causa das primeiras palavras do bebê pode assustar e atrapalhar o desenvolvimento.

Peça ajuda ao irmão

O bebê é capaz de diferenciar uma criança de um adulto, podendo aprender a imitar mais rápido as ações de uma outra criança. Quando o irmão vai brincar com o bebê o pequeno tende a se sentir importante e isso também pode ajudar no desenvolvimento do mesmo. Se for o primeiro filho, a interação com outras crianças também é válida.

Brinque

Brincar também é uma forma de ensinar, de acordo com especialistas pais que se divertem com as crianças, além de estimularem o desenvolvimento, passam a olhar e entender melhor os próprios filhos. O bebê que vive em um ambiente de estresse e tensões pode ter dificuldades maiores para se desenvolver de forma saudável.

Desligue os eletrônicos

A competição da fala dos pais com o som de eletrônicos pode atrapalhar o entendimento e concentração do bebê. Não é que esse tipo de comunicação seja exatamente prejudicial, a questão aqui é que eles não podem ser o principal elemento de estimulação para a criança.

Ela precisa ter um momento de aprendizado com a fala presencial, pois com isso ela aprende a interagir diretamente com outras pessoas ao passo que exercita a fala.



Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: