Topo

Vai ser mãe de gêmeos? Veja fatos que você precisa saber sobre os cuidados com os bebês

Comente

Receber a notícia de uma gravidez pode ser a melhor coisa do mundo para a maioria dos casais, mas quando a informação sobre a gravidez vem acompanhada do aviso de que a gestante vai ter gêmeos, muita gente pode acabar entrando em um misto de alegria e desespero.

Isso acontece porque para muita gente ter um filho gêmeo é sinônimo de trabalho e felicidade em dobro. Apesar de tudo, porém, com o passar do tempo a ideia acaba sendo assimilada pela maioria e os pais se sentem confortáveis para “tirar de letra” o desafio.

No caso, o primeiro grande segredo para que os pais de gêmeos não venham a sobrecarregar as tarefas além do necessário é começar planejar tudo com antecedência. Dito isso, apresentamos a seguir algumas outras informações úteis para quem vai encarar a missão de colocar filhos gêmeos no mundo.

Veja fatos importantes que as mães de gêmeos precisam saber

Bebês gêmeos

Cronograma e planejamento

Planejamento precisa ser sempre a palavra de ordem em uma casa onde a produtividade é valorizada. Agora, se já não é lá tão simples conseguir planejar os afazeres quando se tem apenas um bebê, o que dizer quando se tem dois?

A dica nesse caso começa por tentar conciliar os horários dos dois filhos, a missão a princípio pode parecer difícil, mas com um pouco de dedicação eles tendem a se adaptar.

Amamentando os bebês ao mesmo tempo

Sim é possível amamentar os gêmeos ao mesmo tempo, basta colocar um em cada mama. Agora, pra isso a mãe precisa exercitar sua coordenação e paciência. Algumas mulheres não se sentem confortáveis com a amamentação dupla, mas esse é um excelente passo para conciliar os horários dos dois bebês.

Nesse caso, especialistas recomendam intercalar a alimentação dos gêmeos, ou seja, enquanto um amamenta no seio o outro é amamentado ao mesmo tempo com uma mamadeira de leite materno. Essa pode ser uma boa alternativa.

Leia também:

Um berço pode ser útil inicialmente

No início da vida, os gêmeos recém-nascidos podem dividir o mesmo berço, e se os bebês dormirem melhor sabendo que o outro está ao lado, vale deixá-los dividindo o berço até que possam começar a usar a minicama.

Alguns pais preferem usar dois berços quando os bebês começam a rolar e um acaba acordando o outro, também é uma opção. Embora possa ser bom usar um berço, o uso de carrinho duplo e de duas cadeirinhas no carro é indispensável.

Gêmeos podem ter problemas respiratórios

Os bebês gêmeos têm mais chances de nascer antes do tempo e abaixo do peso, por isso, também podem ter problemas respiratórios com maior facilidade, uma vez que seus pulmões ainda não foram desenvolvidos como os das crianças que nascem no tempo certo.

Isso não quer dizer que ambos os gêmeos terão sempre problemas respiratórios, mas vale o alerta para que os pais possam observar de perto essa questão.

Gêmeos podem compartilhar germes

Os gêmeos não são diferentes dos demais irmãos, portanto, um pode contrair doença do outro. Quando um gêmeo possui uma infecção contagiosa o outro gêmeo tem uma grande chance de contraí-la também, da mesma forma que poderia contrair se outra pessoa muito próxima também estivesse doente.

Uma opção para os pais é separar os gêmeos caso um deles esteja com algum problema que possa ser transmitido. Isso ajuda a amenizar os riscos e focar o tratamento em um único bebê.

Os gêmeos têm diferenças

Especialistas recomendam que os pais de gêmeos sejam incentivadores da diferença, é importante para a criança que ela possa se sentir única, nesse caso é importante também evitar comparações entre os irmãos.

Vale dizer que todas as crianças possuem pontos fortes e fracos e com os gêmeos isso não é diferente. Uma outra dica, nesse caso, é optar por separar eventualmente os gêmeos para que cada um possa buscar seu próprio grupo de amigos, dessa forma nenhum deles será obrigado a seguir os passos do irmão.



Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: