Topo

Aprenda fazer a criança parar de chupar dedo com essas dicas simples e práticas

Comente

Quem tem filho sabe que em cada fase da vida eles desenvolvem certos hábitos que nem sempre são bem-vindos, certos? Quando estão pequenos, por exemplo, um dos piores hábitos é o de chupar dedo.

O que pouca gente sabe, inclusive, é que essa mania surge mais cedo do que se imagina, em alguns casos eles podem chupar os dedinhos ainda no útero, quando o corpo sequer está completamente formado.

Trata-se de um reflexo que a criança tem para garantir a sobrevivência, já que a ação de chupar lhe será útil também na amamentação. De modo geral o hábito costuma desaparecer por si só até os quatro meses de vida, mas até lá ele passa a representar outras coisas que não mais apenas um reflexo de sobrevivência.

Depois dos dois meses de vida (até nesse período ainda é parte do reflexo), o bebê aprende que com esses movimentos ele pode explorar mãos e boca. Agora, quando passa dos quatros meses o ato pode ocorrer por mero prazer ou a simples sensação de acolhimento.

Em todo caso, o fato é que a partir daí, se o ato persistir ele pode trazer problemas para a criança no futuro, como falhas no posicionamento dos dentes, problema no crescimento dos ossos da face e distúrbio da fala.

Agora, tirar o hábito da criança a essa altura também não é tarefa fácil, e sabendo disso, portanto, listamos a seguir algumas dicas que podem ser úteis. Confira!

Veja dicas que ajudam a fazer o bebê parar de chupar dedo

Dicas para o bebê parar de chupar dedo

Mãos ocupadas

Quando a criança está com as mãos ocupadas elas esquecem da necessidade de chupar dedo, por isso brincadeiras que ajudam distrair e ocupar as mãos do pequeno podem ajudá-lo a largar o hábito.

Motivando a criança

Pode ser que o hábito de chupar dedo faça o filho se sentir reconfortado, algumas crianças chupam dedo por insegurança ou ansiedade. A dica nessas circunstâncias é observar os momentos em que o filho recorre ao hábito e procurar conversar com ele explicando que não precisa ficar nervoso ou com medo, se for o caso.

Leia também:

Trocar o dedo pela chupeta

Quando o ato de sucção é apenas primitivo, ou seja, ocorre antes dos dois meses de vida, a dica é oferecer chupeta anatômica, pois especialistas afirmam que é mais fácil para a criança parar com o hábito da chupeta do que com o de chupar dedo.

Criança que chupa dedo à noite

Quando a criança já é grandinha e possui adota o hábito de chupar dedo a razão pode ser o prazer ou simplesmente a necessidade de se concentrar para adormecer. Durante o sono os pais podem então desencorajar a criança a chupar dedo, é um método que nem sempre funciona, mas pode ajudar.

Nada de brigas

Brigar com a criança não costuma resolver o problema, podendo até piorar o quadro. O melhor é dizer é tentar substituir o hábito por atividades que a criança goste. Se ele ainda quiser o dedo, experimente explicar a razão pela qual ele não pode fazer isso, mantendo a firmeza na voz.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: