Topo

6 dicas para ensinar seu filho pequeno a usar o banheiro

Comente

Tirar o filho das fraldas é um momento de grande desafio, tanto para os pais, quanto para os próprios pequenos. De acordo com profissionais, o ideal é prestar atenção nos sinais que a criança emite, mostrando interesse em deixar as fraldas.

O treinamento em si não é algo muito fácil, porém, é uma grande oportunidade para o desenvolvimento e crescimento de seu filho. Veja a seguir algumas dicas de como passar por essa experiência sem estresse.

Truques e estratégias para ensinar o filho pequeno a usar o banheiro

Truques e estratégias para ensinar o filho pequeno a usar o banheiro

Ofereça uma atividade de colorir

Ensinar a criança a usar o sanitário pode ser algo cansativo para elas, uma vez que, ao oferecer o sanitário elas normalmente ficam sentadas por um bom tempo até sentir a necessidade de usá-lo.

Nesse meio tempo, os pais pode oferecer uma atividade, a dica é: a criança sentada no assento do vaso (obviamente adequado à idade e tamanho da mesma) de forma que ela fique de frente para a tampa e oferecer um pincel lavável para que ela possa desenhar na tampa enquanto espera o momento da evacuação.

Lembre-se de testar antes se o pincel realmente é lavável para não ter grandes surpresas com essa experiência.

Meça o papel higiênico

Um dos melhores momentos do treinamento do desfralde para as crianças é o momento de usar o papel higiênico. Mas, deixar que ela brinque com o papel, pode trazer transtornos como o desperdício ou entupimento do sanitário. Uma dica para os pais é colocar uma marcação colorida na parede, indicando a quantidade de papel que seu filho deve usar.

Leia também:

Medo de usar o sanitário

Muitas crianças possuem medo de usar o sanitário, por ser algo desconhecido ainda, por isso, podem não conseguir urinar nem evacuar nas primeiras vezes de uso. Nesse momento é importante que os pais deem incentivos e orientação ao pequeno.

Uma dica é fazer barulho de água corrente ou molhar os pés, isso ajuda a criança a relaxar e urinar, outra dica é cantar, pois quando a criança canta ela relaxa o esfíncter.

Trabalhe com prêmios

Algumas crianças reagem bem a incentivos, por isso uma boa dica para incentivar seu filho a usar o banheiro é fazer um tipo de premiação, como por exemplo, colocar um pote transparente no banheiro com vários brinquedos pequenos dentro deixando isso à vista da criança, assim toda vez que ela usar o banheiro ela poderá ganhar um brinquedo.

O importante é que seu filho veja, toque e saiba para que serve o pote e como ele poderá ganhar seus prêmios.

Faça um gráfico

Todo mundo gosta de ser desafiado e ser reconhecido ao vencer o desafio, e com as crianças isso não é diferentes, elas adoram saber que conseguiram realizar algo e ficam felizes quando os pais lhes dão os parabéns. Por isso faça um gráfico com metas para seu pequeno, e quando ele atingir a tão esperada meta, comemore com ele.

Uma dica é fazer um gráfico no qual a meta é usar o banheiro todos os dias em uma semana e no final de semana sair para ir ao parque favorito dele ou tomar um sorvete. Ao ficar de olho no prêmio a criança irá se esforçar um pouco mais.

Deixe-o livre

Uma parte importante para que a criança entenda o momento do desfralde é entender o que está acontecendo com seu corpo, por isso o ideal é deixá-la livre em casa, ou seja, deixar que por um tempo ela fique apenas de calcinha ou cueca, nada de fraldas.

Dessa forma, quando o pequeno fizer xixi ou cocô na roupa ele mesmo vai perceber e se incomodar, uma vez que a fralda absorve muito a umidade e não deixa a criança sentir que está molhada.

Ao perceber o que está acontecendo é hora de explicar e dizer que sempre que ela sentir necessidade de ir ao banheiro, ela precisa avisar, ou acabará molhada e suja por fazer as necessidades na roupa.



Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: