Topo

5 coisas que os futuros pais devem saber antes de adotar uma criança

Notícias, listas e as dicas para pais de 1ª viagem, você confere aqui, no Click Grátis! 5 coisas que os futuros pais devem saber antes de adotar uma criança
Publicidade
Comente

Muitos casais encontram na adoção uma forma de realizar o sonho de ter um filho, e a atitude naturalmente, é muito válida. Em todo caso, porém, por mais linda que seja a adoção, existem coisas que o casal deve ter em mente antes de adotar uma criança, para que a experiência seja a mais agradável possível, afinal, existem vidas e sentimentos envolvidos em todo o processo de adoção.

Coisas importantes para ter em mente ao adotar um filho

Coisas importantes para ter em mente ao adotar um filho

A criança é a pessoa mais importante na adoção e não os pais

Se você está em processo de adoção ou pensando em adotar uma criança não se coloque em primeiro plano. Lembre-se que a parte mais importante da adoção é a criança, por isso não crie expectativa sobre adotar determinada criança e como será a sua vida cuidado de seu próprio filho.

Publicidade

Em vez disso, a missão aqui é focar no interesse da criança, como por exemplo, no quanto ela será feliz tendo pais que esperaram tanto por ela e que querem o melhor para ela.

A cada adoção ocorre uma perda

Quando os pais adotivos recebem o filho nos braços, é naturalmente um momento muito feliz, no entanto, ao mesmo tempo em que os pais estão ganhando algo novo e maravilhoso em suas vidas, a criança está perdendo algo.

Isso porque, um recém-nascido, por exemplo, está perdendo um elo com a mãe biológica com quem esteve ligado por nove meses, enquanto no caso de crianças maiores, a sensação de perda pode vir do abandono das amizades do orfanato com as outras crianças, afinal, elas tinham um passado do qual precisam abrir mão de forma repentina.

Publicidade

Mesmo que a nova família seja o melhor para ela ter um lar com pais maravilhosos, é possível que a princípio a criança sinta essa perda e demonstre um pouco de tristeza. Se perceber isso o ideal é procurar ajuda profissional para que o pequeno encontre um apoio necessário para entender essa nova fase da vida.

Leia também:

É fundamental educar-se antes da adoção

Antes de finalizar o processo de adoção, muitas agências passam para os novos pais um tipo de curso pré-adoção, para que eles saibam como agir em determinados momentos, como receber o novo membro da família, entre outras coisas. Só que esse curso pode não ser o suficiente para deixar os pais prontos para receberem o novo membro da família.

O ideal, portanto, é que os próprios pais busquem por maiores informações, seja em fóruns na internet vendo opiniões de pais adotivos e filhos que cresceram em lares adotivos, vídeos e até mesmo cursos online: esteja preparado para dar esse grande passo em sua vida e construir uma família forte e bem-sucedida.

Atualize sua agenda e prioridades

Tenha na agenda o contato dos profissionais que serão necessários ao trazer o filho para casa. Assim que receber a confirmação da criança que ficará sob seus cuidados, não perca tempo e procure logo um pediatra, que é o profissional mais importante para a criança de qualquer idade.

Também pergunte a seu assistente social qual o melhor terapeuta familiar que ele recomenda caso seja necessário e não esqueça de se informar se a criança possui alguma necessidade especial, procurando um bom profissional para a necessidade caso haja alguma emergência.

Seja honesto com você mesmo

Antes de dar entrada em um processo de adoção, procure sentar com o parceiro e estudar se o casal realmente tem condições de adotar uma criança ou se é algo que está além da capacidade de ambos.

Entre os detalhes que devem ser discutidos, estão, por exemplo, as condições de lidar com a criança diante de um eventual problema de saúde que demande tratamento prolongado, a disposição de tempo para ficar no hospital, planos de saúde, etc.

E se for no caso da adoção de irmãos, outras questões podem ser: a família está preparada para receber duas crianças de uma vez? A casa tem espaço para que as crianças vivam de forma confortável?

Por mais que a criança necessite de amor e carinho, isso não será o suficiente para ter um ou mais filho em casa. É preciso estar preparado psicologicamente e financeiramente pra isso, tendo também disposição de tempo necessário para a criança.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: