Topo

Principais habilidades profissionais para colocar no currículo

Comente

O mercado de trabalho está sempre se atualizando e isso se reflete na forma como as pessoas se candidatam a empregos. Além de grande parte do processo ser feito online, agora também é possível destacar habilidades profissionais para colocar no currículo. 

Ao criar um CV nos dias de hoje, você vai encontrar espaço para mencionar informações tão relevantes quanto os dados sobre seus empregos passados e diplomas. Aliás, é exatamente para isso que serve a seção de habilidades — que vamos abordar neste artigo.

Como escolher suas habilidades profissionais para colocar no currículo 

Principais habilidades profissionais para colocar no currículo

Os novos modelos de currículo contam com uma seção de habilidades por um motivo muito simples: ela é composta por uma lista de palavras ou frases curtas, que atraem o olhar e permitem formar uma ideia sobre a candidatura em instantes. Portanto, seu desafio é aproveitar esse momento de atenção para valorizar seus pontos fortes e se destacar da concorrência. 

Veja também:

Mas como saber quais de suas habilidades profissionais merecem destaque no seu CV? A dica é usar as técnicas a seguir:

 1. Consulte as habilidades desejáveis no emprego que você está buscando

É comum encontrar anúncios de emprego que revelam quais habilidades você precisa ter para ocupar o cargo oferecido. Contudo, é aconselhável pesquisar um pouco mais para se diferenciar das outras pessoas que também podem ter (ou dizer que têm) os requisitos básicos para a vaga.

Dê uma olhada no site ou nas redes sociais da empresa contratante para entender melhor as expectativas em sua área de atuação e identificar palavras-chave para otimizar sua candidatura. Isso também é útil se você for cadastrar seu CV em alguma plataforma ou preparar um currículo para participar de concursos — só que nesse caso o ideal é pesquisar diversas empresas.

2. Descubra quais as suas principais habilidades profissionais 

Além de saber o que é importante para desempenhar bem o seu papel no tipo de emprego que você deseja conseguir, você deve ter uma visão geral de suas habilidades profissionais para escolher quais vai colocar no currículo. 

Se estiver em dúvida, experimente se perguntar o seguinte:

Que conhecimentos você costuma aplicar para realizar suas tarefas com eficiência?

Que atitudes ou temperamentos mais ajudam você no ambiente de trabalho.

Em que você tipo de projeto você se destaca mais? Quais as técnicas e talentos contribuem para isso? 

Você também pode consultar ex-colegas e superiores ou até pedir algumas dicas a profissionais experientes na área em que pretende atuar.

3. Compare e combine as informações

Faça uma lista separando suas hard skills (habilidades que podem ser aprendidas) e soft skills (características e habilidades comportamentais). Depois, compare com seus achados sobre o que é desejável para atuar tipo de no cargo que você pretende conquistar.

A partir dessas informações, monte uma combinação de suas soft skills e hard skills que melhor se encaixam nas expectativas de contratantes em potencial.

Exemplos de habilidades profissionais para você se inspirar

Os exemplos de habilidades a seguir são aplicáveis a profissionais de diversos perfis. De acordo com o exposto neste artigo, confira quais podem fazem sentido para você:

Exemplos de soft-skills: 

Aprendizagem ativa/estratégias de aprendizado, são habilidades valorizadas pela autonomia ao aprender o que for preciso para aplicar às suas práticas na empresa.

Adaptabilidade, resiliência e flexibilidade, ganham cada vez mais importância atualmente devido à necessidade de se integrar a novos modelos de trabalho.

Criatividade, liderança e inteligência emocional estão entre as soft-skills que sempre se mantém em alta no mercado de trabalho.

Exemplos de hard-skills: 

Habilidades relacionadas a UX (experiência do usuário), seja em design, programação, marketing ou atendimento de vendas.

Análise de negócios, que também se relaciona com soft-skills como pensamento crítico ou raciocínio lógico, demonstrando a capacidade de avaliar diferentes cenários com profissionalismo, propor estratégias e solucionar problemas.

Hard-skills referentes a inteligência artificial, computação e tecnologia da informação.

Lembre-se que além de escolher suas habilidades profissionais para colocar no currículo, é importante mostrar que você realmente possui tais talentos e conhecimentos. Reforce isso no conteúdo das outras seções do CV e prepare-se para se dar bem nas entrevistas de emprego!


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: