Topo

Como fazer um site grátis utilizando a plataforma Wix

Comente

Em plena era da internet, ter um site deixou de ser um luxo e passou a ser uma necessidade para empresas e profissionais que querem manter os negócios em alta.

A boa notícia, porém, é que hoje em dia já existem diversas ferramentas gratuitas que dão a qualquer um a possibilidade de criar um site de maneira simples e facilitada, mesmo tendo pouco ou nenhum conhecimento em internet ou programação.

Uma dessas plataformas, por exemplo, é a oferecida pelo “Wix”, um serviço que tem versão em português e oferece uma interface intuitiva para quem quer fazer um site completo e profissional rapidamente.

E se você quer aprender um pouco mais sobre como colocar seu site online em poucos passos, veio ao lugar certo, pois na sequência apresentamos um tutorial que vai te ensinar a publicar o próprio site no “Wix”. Confira!

Passo a passo para fazer site grátis usando o Wix

Acesso ao site e seguindo os primeiros passos

Acesso ao site e seguindo os primeiros passos

A primeira coisa a fazer para começar o site é acessar o endereço do “Wix” em português – o link é pt.wix.com – e em seguida proceder com o registro no site clicando em “Comece Já”.

Nesse momento a ferramenta abrirá uma janela pedindo para escolher uma das opções de cadastro, sendo a primeira por meio de um e-mail e a segunda por meio do Facebook ou Google Plus. Para deixar a conta mais independente, o melhor talvez seja utilizar o e-mail, que é o exemplo seguido nesse artigo.

Nesse caso basta digitar o endereço do e-mail e a senha desejada (para a conta no site) e em seguida clicar em “OK” para ser redirecionado à outra janela, onde será solicitada a confirmação dos dados. Nessa nova página será preciso preencher os campos de confirmação e clicar em “Registre-se”.

As primeiras escolhas para o site

As primeiras escolhas para o site

Após confirmar o registro, é hora de partir para as primeiras escolhas em relação o site. O primeiro passo nessa etapa é escolher uma categoria para ver os templates que melhor se adaptam ao estilo de site pretendido. Assim que escolher basta clicar em “Ok”.

Na sequência é só escolher um dos modelos disponíveis ou clicar na barra lateral para escolher em outra categoria. Para ver melhor o tema escolhido é só clicar em “Ver”. Depois que o tema estiver escolhido bastará ir na opção “Editar”.

A ferramenta exibirá nesse momento as ferramentas de edição do site. Tudo é feito de forma intuitiva e o próprio “Wix” disponibiliza um vídeo explicativo que ajuda a orientar os novos usuários.

Leia também:

Dicas de edição para criar o site “Wix”

As primeiras escolhas para o site

Agora que você já chegou na etapa de edição do site, apresentaremos uma série de truques e dicas para conseguir customizar as páginas. Vamos a elas:

Para mudar o título padrão do site, basta clicar na área do título e depois em “Editar Texto”, a partir daí é só personalizar o texto e escrever o título desejado. Nesse ponto há opções para mudar a fonte, cor e tamanho das letras, além da possibilidade de mover a caixa do texto para o espaço que julgar mais adequado.

Nas barras laterais e na parte superior do site, o usuário pode encontrar as barras de edição, que podem ser usadas para a adição de mídias como músicas, vídeos e fotos. O espaço também dispõe de outros recursos, como por exemplo, o de gerenciar páginas.

E para o caso de querer excluir algum objeto do site, basta clicar na “lixeira”. Além disso, há a opção de desfazer alguma edição, para isso basta ir na barra superior da plataforma e escolher essa opção.

Salvando e publicando um site no Wix

Salvando e publicando um site no Wix

Quando o processo de edição estiver concluído e o site já tiver a aparência desejada, é só clicar na opção “Salvar”, que fica na barra superior do “Wix”.

Assim que clicar na opção anterior, uma janela nova será aberta. Nela o usuário deve inserir o nome do site e salvar, fazendo isso por meio da opção “Salvar Agora”. Feito isso, será o momento de fazer a publicação do site, mas não se preocupe, mesmo depois de publicado é possível fazer alterações.

Para publicar então, é só clicar na opção correspondente que fica na barra superior da plataforma. A partir daí uma nova janela se abrirá para que as configurações necessárias sejam executadas.

É nessa janela que você poderá definir se seu site deverá ser localizado por motores de busca (como Google, Bing, etc) e se será acessível por dispositivos móveis. Depois de tudo definido, é só clicar em “Publicar”.

Ao concluir os passos, surgirá na tela uma parabenização pela conclusão do processo. Nesse momento também será exibido o endereço em que o site foi publicado, por isso, para ver ele online é só acessar o referido link.

Ao fazer isso o site já estará publicado e disponível na web. Agora, vale dizer que além do plano gratuito, o “Wix” também disponibiliza um pacote premium que oferece recursos mais robustos ao usuário. As informações quanto a isso podem ser obtidas no próprio site da ferramenta.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: