Topo

Efeito borboleta e teoria do caos: veja 11 filmes que já abordaram o tema no cinema

Comente

No que diz respeito à inspiração, muitos filmes de ficção científica, especialmente aqueles que abordam de maneira mais evidente a temática de viagem no tempo, costumam beber de uma fonte bastante peculiar: a teoria do caos – que também pode se fazer presente em filmes de outros gêneros que não o sci-fi.

O detalhe, porém, é que essa teoria tende a gerar certa confusão na mente da maioria das pessoas, o que de modo geral, adiciona uma certa complexidade aos filmes que a utilizam.

Ela trata de sistemas complexos e dinâmicos que são deterministas, embora apresentem um fenômeno importante, que é a sensibilidade às condições iniciais. O foco mais evidente na maioria das obras dessa natureza é a parte conhecida como “efeito borboleta”, que está associada à dependência sensível às condições iniciais dentro da teoria do caos.

Se você é do tipo que gosta de filmes inteligentes e abertos a diferentes possibilidades, portanto, é hora de conferir algumas opções interessantes que levam em consideração a teoria do caos e o efeito borboleta. Confira!

Filmes que abordam teoria do caos e efeito borboleta

A Máquina do Tempo (1960) – George Pal

A Máquina do Tempo (1960) - George Pal

Considerado um dos maiores clássicos da ficção científica no cinema, o filme mostra a história de um visionário inglês do final do século XIX que constrói uma máquina do tempo e passa a percorrer o futuro, testemunhando no caminho algumas mudanças nada favoráveis à humanidade, como por exemplo, a Segunda Guerra Mundial.

Ao parar milhares de anos no futuro, sempre na esperança de encontrar a paz entre os homens, ele se depara com uma terra onde a ideia de “homo sapiens” deu origem a duas espécies distintas: uma pacífica que vive na superfície e outra violenta, canibal e deformada, que vive no subsolo.

De Volta para o Futuro – Trilogia (1985/1989/1990) – Robert Zemeckis

De Volta para o Futuro – Trilogia (1985/1989/1990) - Robert Zemeckis

Mais recente que “A Máquina do Tempo”, mas talvez tão icônico quanto este, o filme “De Volta para o Futuro”, bem como suas duas sequências, é o que pode ser chamado de um fenômeno da cultura pop nos anos 80 e 90.

A história mostra a história de Marty McFly, um típico adolescente norte-americano que é enviado de volta a 1955, graças a uma invenção do Dr. Brown. Em sua viagem ao passado a bordo de um veículo conhecido como DeLorean, ele precisa tomar cuidado para não mexer em nada que possa alterar o futuro, o que se mostra uma missão cada vez mais complexa.

Corra, Lola, Corra (1998) – Tom Tykwer

Corra, Lola, Corra (1998) - Tom Tykwer

Conforme sugerimos inicialmente, engana-se quem pensa que somente as ficções científicas conseguem abordar a ideia da teoria do caos. Esse filme do final dos anos 90 é a prova de que é possível seguir esse raciocínio em obras de outros gêneros.

Descrito como um thriller com suspense e ação, ele aborda a história de Manni, um jovem que namora a filha de um rico bancário, mas que se meteu em uma enrascada como coletor de uma quadrilha de foras-da-lei.

Em uma espécie de teste de confiança, o rapaz é designado a carregar uma grande quantidade de dinheiro para o bando, mas para o seu azar, o que parecia ser um dia perfeito acaba se transformando em um grande tormento. Isso porque ele perde o dinheiro no trem da cidade, entrando em desespero logo em seguida e tendo apenas 20 minutos para recuperar o valor perdido.

No desespero, ele liga para a namorada, Lola, que começa uma implacável corrida contra o tempo para conseguir o dinheiro e assim tentar evitar a morte do namorado no acerto de contas com a gangue.

Le battement d’ailes du papillon (2000) – Laurent Firode

Le battement d’ailes du papillon (2000) - Laurent Firode

Aqui temos um filme cuja história gira em torno de um secretário de igreja nascido nos anos 70. Ao escutar seu horóscopo no caminho do trabalho, ele acredita que encontrará ainda no mesmo dia o grande amor de sua vida, embora tenha de ser paciente.

Antes do fim do dia, 20 vidas se cruzam em um caminho cercado de imprevisibilidade e fatalmente ligado, que mostra o quanto pequenas mudanças na trajetória diária podem afetar a vida de diversas pessoas.

Primer (2004) – Shane Carruth

Primer (2004) - Shane Carruth

De volta aos filmes de ficção científica, temos aqui um que mostra a história de dois engenheiros que criam um dispositivo capaz de levar pessoas em uma viagem para trás no tempo. Eles decidem testar o dispositivo para mudar pequenos detalhes de suas vidas, mas devido à ambição, acabam criando problemas e situações que podem colocar em xeque a própria existência.

O Som do Trovão (2005) – Peter Hyams

O Som do Trovão (2005) - Peter Hyams

Conhecido entre fãs de sci-fi, “O Som do Trovão” mostra um mundo futurístico onde um novo passatempo se torna moda entre os ricos. A ideia é viajar em um safári do tempo, onde os humanos têm a experiência de ir até o passado para conhecer os dinossauros.

As coisas caminham bem até que alguém acaba quebrando a regra de não alterar detalhes do passado, o que causa uma onda de terror no presente e leva o aventureiro Travis Ryer a voltar no tempo para tentar consertar o erro.

A Garota que Conquistou o Tempo (2006) – Mamoru Hosoda

A Garota que Conquistou o Tempo (2006) - Mamoru Hosoda

Nesse filme, uma adolescente chamada Makoto Kon, enfrenta uma nova experiência de vida quando está em seu 3º ano do ensino médio. Ela se descobre com o poder de viajar através do tempo.

Ainda assustada com sua nova habilidade, ela confia nos amigos Chiaki e Kousuke, que inicialmente não acreditam no que ouvem. Com o passar do tempo, a garota decide usar seu poder para ajudar o presente, mas como as coisas nem sempre saem como o esperado, o resultado pode trazer graves consequências.

Leia também:

O Predestinado (2014) – Michael Spierig, Peter Spierig

O Predestinado (2014) - Michael Spierig, Peter Spierig

Aqui temos uma história onde um agente temporal encara sua última missão após viajar diversas vezes no tempo para caçar criminosos. O desafio final é tentar capturar seu maior e mais desafiador inimigo: um homem que o ludibria e intriga há muito tempo.

Questão de Tempo (2013) – Richard Curtis

Questão de Tempo (2013) - Richard Curtis

Nesse filme, ao completar 21 anos, Tim descobre que os homens de sua família têm a capacidade de viajar no tempo. Mesmo não podendo alterar o rumo da História, ele pode mudar os acontecimentos de sua vida. Dessa forma ele decide voltar no tempo e arranjar uma namorada.

Diante desse cenário, o jovem conhece Mary, por quem se apaixona. O detalhe, porém, é que as relações temporais não são nada fáceis de lidar e ele acaba apagando a linha temporal em que conhecera Mary. Seu desafio a partir daí é tentar lidar com os poderes e aceitar que eles não podem lhe proteger das eventualidades da vida.

A Teoria do Caos (2008) – Marcos Siega

A Teoria do Caos (2008) - Marcos Siega

Com nome sugestivo, “A Teoria do Caos” narra a história da vida de um homem obsessivamente organizado, cuja vida toma uma trajetória inesperada quando o destino o obriga a explorar a natureza do amor e do perdão.

Efeito Borboleta (2004) – Eric Bress, J. Mackye Gruber

Efeito Borboleta (2004) - Eric Bress, J. Mackye Gruber

E por fim temos aqui mais um filme com nome que reflete bem o tema tratado. A história gira em torno de Evan, um jovem que teve problemas de memória quando mais novo e acaba se descobrindo com a habilidade de viajar no tempo por meio desses buracos em sua memória.

Em determinado momento ele decide usar esse poder para ficar com a garota de seus sonhos, mas isso acaba colocando em risco a vida de outras pessoas que fazem parte de sua trajetória, de modo que por mais que se esforce, sempre acaba perdendo alguém.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: