Topo

10 clássicos do cinema que você deveria assistir pelo menos uma vez na vida

5.00 / 5 - 1
Comente

O cinema na atualidade tem nos brindado com uma série de grandes produções, que além de bons roteiros e tramas instigantes, conseguem usar todo o potencial da tecnologia para entregar uma experiência única e outrora inimaginável.

Apesar disso, porém, um verdadeiro fã de cinema jamais deveria passar pela vida sem assistir ainda que uma única vez os filmes clássicos, que ficaram eternizados tanto na mente dos fãs quanto na história da sétima arte.

E pra quem deseja assistir as obras clássicas mas não sabe exatamente por onde começar, apresentamos a seguir uma lista de sugestões com filmes simplesmente imperdíveis. Prepare a pipoca, faça sua escolha e prepare-se para momentos de pura emoção diante da tela.

Veja a lista com os clássicos do cinema que todo fã da sétima arte deveria assistir

Luzes da Cidade (1931) – Charles Chaplin

luzes-da-cidade-chaplin

Se você se diz fã da sétima arte e não conhece Charles Chaplin, devia se envergonhar. Considerado um dos maiores (se não o maior) gênios da história do cinema, ele ficou eternizado na história graças a filmes como “Luzes da Cidade”, lançado em 1931 e apontado por muitos como a maior obra-prima do ator e diretor.

Apesar de ter considerado a possibilidade de fazer o filme falado, Charles acabou optando por levar à tona mais uma vez o chamado “Cinema Mudo” (com trilha sonora – composta por ele mesmo – mas sem diálogos).

A obra traz uma história de amor entre o Vagabundo e a florista cega, em uma trama que não depende de palavras para ser convincente e emocionar quem assiste.

Se você duvida da genialidade de Chaplin, talvez devesse assistir também sua autobiografia intitulada “Minha Vida” e se isso não for o bastante, considere ver também o filme “Tempos Modernos”, lançado em 1936 e que mais uma vez apresenta o clássico personagem “Vagabundo”, dessa vez tentando sobreviver em meio ao mundo moderno e industrializado.

Leia também:

O Mágico de Oz (1939)

o-magico-oz31966

Inspirado em um livro infantil escrito por L. Frank Baum, o longa apresenta a história em que uma garota é capturada por um tornado no Kansas, sendo arrastada a uma terra onde vivem bruxas, espantalhos e leões covardes.

A obra é extremamente bem produzida e não por acaso recebeu seis indicações ao Oscar, saindo vencedora em duas categorias. Esse é sem dúvida um filme obrigatório para todo cinéfilo que se preza.

…E O Vento Levou (1939)

e-vento-levou32046

Pode parecer clichê, mas “clássico dos clássicos” é de fato a expressão que melhor descreve a grandiosidade dessa obra.

A história do filme é baseada no livro de Margaret Mitchell e narra a vida de Scarlet O’Hara, com seus amores e desiluzões vivenciadas no período da Guerra Civil Americana. Além da excelente história o filme apresentou pela primeira vez uma mulher como sujeito na ação ao invés de um mero objeto como era mostrada até então.

Graças a técnicas de áudio e coloração avançadas para a época, e aos cuidados excepcionais do diretor Victor Fleming, o longa entrou pra história como o maior filme de romance de todos os tempos. E se você tem dúvidas sobre isso, saiba que o filme levou nada mais nada menos que 10 estatuetas no Oscar, que tal?

2001: Uma Odisseia no Espaço (1968)

2001-uma-odisseia-espaco39366

Considerado até hoje como um dos melhores filmes de ficção científica de todos os tempos, a obra de Stanley Kubrick é baseada em um conto de Arthur C. Clarke.

O filme se destaca principalmente pelo aspecto futurista que apresentou e pelos incríveis efeitos especiais para a época, que inclusive rendeu o Oscar de Melhores Efeitos Especiais no ano de 1969. Não obstante, é sempre muito bom comparar o futuro previsto no filme com o que realmente se tornou realidade dos anos 60 pra cá.

Laranja Mecânica (1971)

laranja-mecanica32527

Como se não bastasse o sucesso de “2001: Uma Odisseia no Espaço”, Stanley Kubrick brindou os cinéfilos três anos mais tarde com outra obra-prima da sétima arte: o filme “Laranja Mecânica”.

O longa apresentou ao mundo a história de Alex, um adolescente que possuia uma bizarra tendência à ultraviolência, sendo por isso obrigado a passar por um longo tratamento para se curar. É sem dúvida um filme que merece ser apreciado.

O Poderoso Chefão (1972)

o-poderoso-chefao

Se você já viu um filme adaptado de um livro que já havia lido é provável que já tenha se decepcionado com o resultado visto na tela, certo? Isso é algo mais comum do que se imagina, afinal, é realmente difícil conseguir fazer um filme equiparável à obra que o originou.

Apesar disso, “O Poderoso Chefão”, de Francis Ford Coppola, não só é exceção a essa regra como vai além, conseguindo até superar o livro que o originou, e com uma larga vantagem.

O filme traz à tona a vida da família Corleone e consegue impressionar pelo elenco, roteiro, fotografia e quaisquer outros elementos que você possa admirar em uma boa obra. É impossível assistir o filme e não se lamentar de não tê-lo visto antes, então, para não acrescentar mais um dia nessa conta, que tal fazer isso agora mesmo?

Star Wars: Episódio IV (1977)

star-wars-guerra-nas-estrelas39368

E a década de 70 parece mesmo ter sido a era dos clássicos do cinema. Em 1977 George Lucas brindou o mundo com o maior fenômeno mundial de todos os tempos no que diz respeito à chamada “cultura pop”, ou seja, o filme “Star Wars: Episódio IV”.

A obra foi a primeira da saga “Star Wars” (o primeiro filme da franquia foi o “Episódio IV” mesmo) e a grande responsável pela popularização de ícones como o Sabre de Luz e personagens como Darth Vader, Luke Skywalker e a Princesa Léia.

Tudo bem que “Star Wars: Episódio VII” está prestes a sair e que os mais recentes têm lá seu valor, mas se você é um legítimo geek ou um cinéfilo apaixonado, não pode ficar sem assistir o filme que deu origem a essa maravilhosa saga.

De Volta Para O Futuro (1985)

de-volta-para-futuro31964

Intitulado originalmente de “Back to the Future”, o filme se apresentou com um roteiro absolutamente insano para a época e uma direção minuciosa. Esse conjunto colocou o filme como uma das mais icônicas obras já feitas no que diz respeito a ficção científica.

Ele fez tanto sucesso que chegou a ser citado em um discurso de Ronald Reagan, presidente dos EUA na época. Não obstante, ele ainda deu origem a uma série de desenhos animados e viu alguns de seus elementos virando brinquedo em parque de diversões.

Jurassic Park (1993)

jurassic-park34857

Se o recém-lançado “Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros” lhe chamou a atenção, espere até ver a obra original de 1993, dirigida por ninguém menos que Steven Spielberg.

Tudo bem que em uma comparação direta a tecnologia utilizada no mais recente filme da franquia é superior à da época em que “Jurassic Park” foi lançado, mas o fato é que o filme vale cada minuto gasto assistindo. Não foi por acaso que ele venceu os prêmios de Melhor Mixagem de Som, Melhor Edição de Som e Melhores Efeitos Visuais no Oscar de 1994.

O filme traz a história de um bilionário que decidiu abrir um parque temático com dinossauros clonados a partir do DNA extraído de insetos. É claro que a ideia culmina com uma grande aventura e te prende na poltrona até o último segundo.

Titanic (1997)

titanic31967

Por muito tempo considerado a maior bilheteria da história do cinema, “Titanic” foi indicado a nada mais nada menos que 14 categorias do Oscar, vencendo em 11 delas. O longa trouxe o romance entre Jack e Rose em meio ao emblemático naufrágio do navio “Titanic”. O filme foi relançado em versão 3D em abril desse ano, então, não há desculpa para não assistir.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: