Topo

Coisas bizarras que podem estar nos alimentos que você come diariamente

Comente

Ter uma alimentação saudável está cada dia mais difícil, além da falta de tempo em preparar uma comida caseira com ingredientes naturais, não é fácil encontrar fora de casa estabelecimentos que ofereçam esse tipo de alimento.

Mas você sabia que muitos dos alimentos industrializados e supérfluos possuem ingredientes um tanto quanto inusitados e até mesmo bizarros? A seguir listamos alguns itens bizarros que você pode estar consumindo diariamente sem saber. Veja!

Alimentos que possuem coisas inusitadas

Sorvete e besouro

sorvete-besouro

Você sabia que muitos produtos, como por exemplo, o iogurte, o recheio de bolachas e o sorvete, podem ter em sua composição um corante conhecido como carmim de cochonilha? Pois é, esse corante é extraído da fêmea do Cochonilha, um tipo de inseto, mas mesmo parecendo algo nojento, os especialistas afirmam que não faz mal a saúde e é um produto natural.

Carne medicada

carne-medicada

Há pouco tempo o Ministério da Agricultura legalizou o uso de “beta-agonistas” em carne bovina. Esse é uma espécie de medicamento conhecido como produtor de crescimento, o que inclui ractopamina e zilpaterol.

Um fato curioso, é que essas substâncias parecem proibidas em países da Europa, o que teria levado o Brasil a firmar um acordo com a União Europeia garantindo que a carne exportada para lá não teria a adição das substâncias.

Leia também:

Salgadinhos transgênicos

salgadinho-transgenico

Segundo dados do Ministério da Cultura, o Brasil possui trinta milhões de hectares de produção de alimentos geneticamente modificados. Entre esses alimentos transgênicos estariam óleo de soja, molhos, farinha, biscoito, manteiga, condimentos, chocolate, cereais, entre outros.

Se quiser saber se o alimento que você consome é transgênico, basta procurar na embalagem o simbolo “T” preto sobre um triângulo amarelo.

Kani ou peixe?

kani

Os japoneses são famosos pela dieta saudável com ingredientes naturais. Entretanto, quem tenta entrar na onda da alimentação oriental, por vezes pode comprar “gato por lebre”, por falta de conhecimento. Ao menos, é o que parece quando se observa que o prato kani, que é visto como carne de caranguejo, nem sempre é caranguejo.

Atualmente o prato Kani-kami parece ser um tipo de prato processado feito de moluscos, crustáceos e carne de peixe processada. Para chegar ao sabor típico, o alimento seria temperado com extrato de caranguejo.

Insetos moídos na canela

inseto-canela

Informações sugerem que em muitos casos, para cada 50 gramas de canela em pó existem 100 fragmentos de insetos. Achou nojento, pode ficar ainda pior, pois existe a probabilidade de, para essas mesmas 50 gramas, existir 1 fragmento de pele de roedor.

Insetos e massas

insetos-massa

Sim, não tem como fugir dos insetos, eles sempre estão presentes nos alimentos e o pior de tudo é que isso parece permitido no Brasil em muitos casos. No caso de massas, por exemplo, a porcentagem é de um para um, ou seja, a cada 225 gramas de massas é possível encontrar 225 fragmentos de insetos.

Inseto no café

Há quem diga que o café de determinada região é mais saboroso, isso pode ser porque os insetos dessas regiões são mais saborosos. Nesse caso a porcentagem tende a ser bem impressionante, pois de acordo com estimativa, a cada 25 gramas seria possível encontrar 60 fragmentos de insetos.

Orégano, cinzas, areia e insetos

oregano-cinzas

O orégano é um dos temperos mais famosos no Brasil, sendo usado em diferentes tipos de pratos para dar um gostinho especial ao preparo. O que muita gente não sabe é que a cada 10 gramas de orégano, ele pode ter 20 fragmentos de insetos e até 3% de areia ou cinzas solúveis e ácido.

Chá de menta ou hortelã

cha-de-hortela

Realmente parece que não há muita preocupação por aqui com a quantidade de insetos ingerida por meio dos alimentos. Em um simples chá, por exemplo, pode ser possível encontrar até 300 fragmentos de insetos a cada 25 gramas [do chá]. Ao que parece, as empresas têm permissão para ter nos produtos até 5 insetos inteiros e 2 fragmentos de pelos de roedores.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: