Topo

Veja os alimentos que podem prevenir ou causar a dor de cabeça

Dicas de saúde e bem estar, exercícios, alimentação e notícias em geral! Veja os alimentos que podem prevenir ou causar a dor de cabeça
Publicidade
Comente

Submeter-se a uma sessão de analgésicos não costuma ser a melhor opção para quem deseja se ver livre de uma dor de cabeça. Um popular ditado, aliás, já dizia que é ‘melhor prevenir do que remediar’, uma verdade incontestável.

Dito isso, uma das melhores alternativas para quem deseja prevenir uma dor de cabeça é a de adotar uma alimentação balanceada. Isso porque, enquanto determinados alimentos podem aumentar o diâmetro dos vasos sanguíneos, gerando consequentemente a dor de cabeça ou enxaqueca, outros podem ajudar a prevenir o problema.

Alimentos embutidos, como linguiça e salsicha, são ricos em nitratos e nitritos, substâncias que causam dilatação e consequentemente a dor. Por outro lado, alimentos ricos em substâncias anti-inflamatórias, tais como peixe, salmão e sardinhas, ajudam a aliviar ou evitar as dores.

Publicidade

A seguir você confere uma lista de substâncias e alimentos que devem ser evitados e outros que devem ser agregados à dieta. Veja!

Veja os alimentos que podem prevenir ou causar a dor de cabeça

alimentos-que-previnem-ou-causam-dor-de-cabeca

Substâncias presentes nos alimentos que devem ser cortadas da dieta

Nutritos e nitratos

Publicidade

Essas substâncias ajudam a dilatar os vasos sanguíneos, pelo que, devem ser evitadas. Os nitritos e os nitratos são encontrados em linguiças, salsichas, carnes, molhos prontos e alimentos industrializados em geral.

Tiranina

A tiranina é conhecida por liberar a prostaglandina, hormônio responsável pela sensação de dor. Essa substancia é encontrada em alimentos como chocolates, vinhos tintos, queijos duros, amendoins, carne defumada e frutas cítricas.

Cafeína

A cafeína faz com que a circulação sanguínea fique alterada. Essa substância está presente no café, nos refrigerantes à base de cola, nos guaranás, e no chá mate.

Fenóis, aldeídos e sulfetos

Essas substâncias causam o estreitamento dos vasos, a redução dos níveis de açúcar no sangue e a liberação de agentes tóxicos. Elas podem ser encontradas em bebidas como vinhos tintos, espumantes, e destiladas em geral.

Substâncias de alimentos que devem fazer parte da dieta

Triptofano

Auxilia na liberação de serotonina, promovendo bem-estar. Essa substância pode ser encontrada em alimentos como bananas, ervas-cidreiras, pães, maracujá, feijão, arroz integral e gengibre.

Gorduras benéficas

As gorduras do azeite de oliva, sardinha, salmão e anchovas, ajudam a controlar a dor.

Anti-histamínicos

Essas substâncias agem na inibição da produção da histamina e prostaglandina, que são responsáveis pelas inflamações e dores. Elas estão presentes em alimentos como orégano, cravo, canela e gengibre.

Vale ressaltar que, antes de fazer uma mudança brusca no cardápio é preciso analisar o modo que cada alimento age no organismo, além da reação que ele desencadeia. Isso porque a ação e a reação do organismo pode variar de pessoa para pessoa.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: