Topo

Retenção de líquido: 6 formas de aliviar o problema

Entenda melhor o que acontece com o corpo quando ele retém mais líquido do que deveria.
Publicidade
Comente

A retenção de líquidos é um sintoma bastante comum que basicamente costuma ser apontado como a causa do inchaço de uma determinada parte do corpo. Geralmente as pessoas acabam percebendo este resultado de uma forma mais específica nos extremos, como as penas inchadas que acabam ficando marcadas pelas meias ou os sapatos.

Retenção de líquido: 6 formas de aliviar o problema

Este geralmente é o resultado do extravasamento de um líquido (pobre em proteínas do sangue) que sai dos vasos sanguíneos e vai para o tecido subcutâneo. Esse líquido confere o aspecto inchado e brilhante da pele, muitas vezes compressível por acessórios do vestuário ou mesmo com a pressão dos nossos dedos sobre a pele, deixando uma marca, um sulco, transitoriamente.

É importante sempre lembrar que este tipo de acontecimento observado no corpo é, na verdade, um sintoma, e não uma doença em si. Por conta disso, é sempre importante ficar atento aos possíveis causadores, que são doenças que desequilibram os mecanismos sofisticados que o corpo possui para manter o equilíbrio dos mais variados líquidos que circulam pelo corpo.

Publicidade

Dentre as causas mais comuns estão problemas renais, cardíacos e hepáticos, doenças da tireoide que provocam um tipo específico de edema e reações inflamatórias, como aquelas que ocorrem em reações alérgicas e que acabam alternado a capacidade dos vasos de manter-se competentes contra o extravasamento líquido.

Além disso, a ingestão de determinados tipos de medicamentos também pode alterar a forma como determinadas coisas acontecem no nosso corpo, incluindo a possibilidade de alterar estes mecanismos que conseguem manter o equilíbrio dos líquidos.

Para quem já conseguiu identificar a causa do problema ou para quem ainda está fazendo o diagnóstico, confira algumas dicas para conseguir aliviar o sintoma:

Faça atividades físicas moderadas

Publicidade

Existem determinadas atividades físicas muito interessantes que podem aliviar muito o sintoma. Uma simples caminhada, por exemplo, já pode ajudar a fazer com que o sangue circule de uma forma mais efetiva no corpo, o que reduz este acúmulo de liquido. Mas também é importante fazer atividades realmente moderadas e que possam ser acompanhadas ou recomendadas por médicos.

Tome água

Essa ideia geral de que o inchaço seja resultado de uma retenção de líquidos externos pode acabar fazendo com que as pessoas simplesmente parem de tomar água, o que pode ser considerado como um grande erro. Na verdade, a ingestão regular de líquidos realmente deve ser feita para fazer com que o corpo funcione de uma forma geral, o que normalmente ajuda nestes inchaços localizados.

Reduza o sal

O sódio, na verdade, está presente em uma grande quantidade de alimentos que consumimos no dia a dia. Ele não está concentrado apenas no sal de cozinha que normalmente utilizamos para temperar a comida, mas também nos preparos prontos e industrializados. Portanto, é muito importante reduzir este consumo de alimentos com grandes quantidades de sal.

Reduza fumo e bebidas alcóolicas

Os vícios considerados como não saudáveis para a saúde de uma forma geral acaba afetando também a forma como o corpo consegue lidar com os diferentes líquidos encontrados no corpo. O fumo, de uma forma geral, acaba tendo uma série de elementos que atrapalham muito na circulação do sangue de uma forma geral, sendo que isso uma das principais causas diretas do inchaço. Já o álcool contribui para o acúmulo de açúcar no sangue, o que acaba levando à uma maior incidência de retenção de líquidos.

Faça uma drenagem linfática

A drenagem linfática é um procedimento manual que ajuda muito a aliviar este tipo de sintoma, como o inchaço em determinadas partes do corpo. Ele ajuda a fazer com que o corpo trabalhe para eliminar estes líquidos que podem estar sobrando. Mas é muito importante fazer o procedimento sempre com um profissional qualificado, que realmente entenda as necessidades do cliente e saibam como executar os movimentos de forma correta.

Mantenhas as pernas erguidas

Grande parte deste inchaço costuma ser encontrado nos membros inferiores. Portanto, uma dica para conseguir aliviar o sintoma mais rapidamente é se manter deitado, com as pernas para cima, com a ajuda de uma almofada ou de um travesseiro. Isso pode ser feito por cerca de 20 minutos por dia e realmente pode ajudar rapidamente.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: