Topo

Entenda as principais diferenças entre infecção Viral e Bacteriana

Aprenda como diferenciar alguns dos principais sintomas.
Publicidade
Comente

A infecção é um quadro que sempre deve ser levado muito a sério quando identificado na saúde de uma determinada pessoa. De uma forma geral, infecções acontecem o tempo todo, uma vez que o quadro acaba sendo caracterizado basicamente como quando um determinado organismo invade outro organismo vivo. Mas, do ponto de vista da medicina, existe um quadro realmente de infecção somente quando esse organismo invasor acaba provocando alguma doença.

Entenda as principais diferenças entre infecção Viral e Bacteriana

Uma infecção só pode ser causada por aquilo que é conhecido como um agente infeccioso, que podem ser desde vírus, viroides e priões passando por bactérias, nematódeos, artrópodes, piolhos, fungos e outros. Mas existem diferenças importantes que precisam ser consideradas em diferentes quadros de infecção, especialmente quando elas são causadas por um vírus ou por uma bactéria.

Essas diferenças acabam sendo percebidas nos principais sintomas que a pessoa sente durante o estágio de desenvolvimento dessa infecção, passando pelas consequências que a infecção em si pode trazer para o corpo da pessoa e chegando ao tratamento.

Infecções bacterianas

Publicidade

As bactérias estão presentes em todos os lugares, especialmente dentro de organismos vivos como é o caso do ser humano. Elas são basicamente classificadas como microrganismos unicelular que conseguem se desenvolver nos mais variados tipos de ambientes. Uma outra característica delas é que, diante da grande quantidade de diferentes bactérias que existem, são poucas aquelas que efetivamente fazem mal para a saúde das pessoas.

As bactérias costumam ser transmitidas de diversas formas, mas na grande maioria dos casos é preciso que exista um contato entre a parte contaminada e aquela que pode vir a ser contaminada. Por exemplo, a saliva acaba sendo um importante agente de transmissão de diferentes tipoks de bactérias entre as pessoas. Além disso, contato com alimentos contaminados e contatos sexuais também ajudam neste processo.

Dentre as principais doenças que surgem a partir de uma infecção bacteriana estão as seguintes:

  •     Tuberculose
  •     Infecções do trato urinário
  •     Faringite estreptocócica
  •     Disenterias Bacterianas
  •     Meningite meningocócita
  •     Gonorreia
  •     Coqueluche
Publicidade

Já o tratamento, na grande maioria dos casos, é feito com um conjunto de medicamentos que se tornou conhecido como antibióticos e que se tornou um grande marco na ciência e na medicina moderna ao oferecer tratamento para estas doenças, que antes eram as principais responsáveis pelas mortes dos humanos.

Por outro lado, os antibióticos também criaram um problema que ainda está tentando ser resolvido pela comunidade cientifica: Ao longo de algumas décadas os humanos passaram a fazer o uso abusivo dos medicamentos desta categoria, o que acabou fazendo com que muitas bactérias se tornassem resistentes aos tratamentos.

Infecção viral

Já os vírus são seres vivos ainda menores do que uma bactéria e que realmente não conseguem se manter ativos fora de um outro ser vivo. Ou seja, eles de fato precisam sempre levar uma vida como hospedeiros. Para conseguir se multiplicar, ele invade algumas das células do ser vivo em questão e assume o controle, direcionando para que elas acabem sendo utilizadas para produzir novos vírus.

Os vírus também acabam conseguindo se movimentar de uma forma mais livre do que as bactérias, sendo que muitos deles conseguem ser transmitidos pelo ar. Desta forma, acabam sendo os principais agentes causadores de doenças que se tornaram mais letais na sociedade dos dias de hoje, uma vez que o contato é mais fácil de conseguir se controlar, mas a transmissão pelo ar é muito mais complicada.

Mas o vírus também pode ser transmitido da mesma forma que as bactérias, com contato direto com alguma substancia que esteja contaminada. Dentre as principais doenças que resultam de uma infecção por vírus estão:

  •     Sarampo
  •     Catapora
  •     Resfriado comum
  •     Varicela
  •     Caxumba
  •     Rubéola
  •     Dengue
  •     AIDS
  •     Febre Amarela
  •     Varíola

Uma outra característica dos vírus é que não existem medicamentos que possem eliminar ele de um determinado ser vivo, justamente pela grande variedade destes seres que existem. A grande arma contra os vírus é o próprio organismo do hospedeiro, que consegue produzir os anticorpos necessários que vão fazer este combate.

Por isso, o tratamento quase sempre é focado nos sintomas da doença que é causada pelo vírus em questão e também pelas vacinas, consideradas fundamentais porque fornecem as informações necessárias que o corpo precisa paroa criar os anticorpos necessários para combater os vírus.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: