Topo

As 6 bandas internacionais mais influentes dos Anos 90

Confira os grupos que acabaram influenciando gerações que chegaram no mundo musical posteriormente.
Publicidade
Comente

Muito do que vemos no cenário musical dos dias de hoje possui uma forte influência dos anos 90. Mesmo que muitos acreditem que essa foi uma década considerada como perdida em termos culturais, não tendo fenômenos tão importantes e impactantes como as décadas anteriores, hoje em dia podemos perceber que justamente essa “bagunça” de acontecimentos culturais é a marca de uma década que antecede a velocidade do mundo digital.

Muitas bandas sugiram e se estabeleceram na década dos anos 90 e acabaram influenciando toda uma geração que viria posteriormente, e muitas delas seguem mostrando força mesmo diante de um mundo completamente diferente.

Confira alguns dos grupos considerados mais influentes dos anos 90:

Foo Fighters

As 6 bandas internacionais mais influentes dos Anos 90

Publicidade

O grupo conseguiu estabelecer uma sonoridade única, misturando elementos que já estavam consolidados no rock, mas com uma mistura específica de gêneros que acabou criando um movimento que deu origem a muitos outros grupos. Muitos inclusive consideram o grupo como uma porta de entrada para o mundo do rock. Além disso, o seu líder também se tornou uma influência por conta própria, com Dave Grohl assumindo uma postura muito diferente de outros vocalistas de bandas que ficaram famosas nestes anos confusos.

Red Hot Chili Peppers

Mesmo oficialmente sendo considerada como uma banda dos anos 80, podemos afirmar que o seu poder de influência acabou realmente se estabelecendo ao longo da década de 90. Ainda no ano de 1989 eles lançariam o disco “Mother’s Milk”, que acabou mudando completamente a história do grupo, que se tornou ainda mais interessante depois do lançamento do disco “Blood Sugar Sex Magik”. E ainda no final da década eles lançam “Californication”, que fez com que o grupo conseguisse se renovar e ainda se tornasse midiático, como os anos 2000 exigiriam das bandas.

Green Day

Mesmo dividindo muitas opiniões, com pessoas que gostam muito e outras que acabam torcendo um pouco o nariz com o tipo de rock que a banda produz, o fato é que Green Day foi um fenômeno cultural. Eles praticamente arrebentaram as portas do submundo para libertar todo um movimento pop punk que ainda era muito tímido. Com isso, um público completamente diferente começou a curtir punk, e isso foi considerado bom e ruim, dependendo sempre de quem faz a análise. E a quantidade de grupos que afirmam se inspirar diretamente na banda não é pequena e inclui nomes como Sum 41, Fall Out Boy, The All-American Rejects, New Found Glory e Good Charlotte.

Radiohead

Publicidade

No começo a crítica não acreditou muito no que a banda poderia fazer, parecendo ser apenas mais uma na época que pegava inspiração no Grunge para tentar buscar um caminho diferenciado. Mas eles realmente começaram a ser levados mais a sério depois do lançamento de trabalhos como “The Bends”, de 1995, e “OK Computer”, de 1997. Eles conseguiram se apropriar de elementos que não estavam na moda naqueles anos, mas produzir um tipo de som que era, ao mesmo tempo, original e ainda muito próximo do que as pessoas realmente gostavam de escutar.

Nirvana

Uma banda que parece tão distante do mundo dos dias de hoje quando comparado com as bandas que foram citadas anteriormente, mas que moldou muito do cenário do rock que se estabeleceriam na sequência do fatídico episódio da morte de Kurt Cobain. A figura do vocalista, muitas vezes, inclusive faz com que as pessoas acabem ficando muito focadas no que ele era capaz de fazer e não dão a atenção necessária para a genialidade do som do Nirvana, que inclusive, que vai do Grunge até o Emocore.

No Doubt

Outro exemplo de grupo que acaba perdendo um pouco diante de toda a força da figura do seu vocalista, no caso Gwen Stefani que posteriormente se tornaria um ícone do mundo Pop. Superficialmente algumas pessoas podem achar que este grupo era apenas mais um que tentava seguir os caminhos do Green Day, mas basta escutar atentamente os seus discos para entender que eles realmente conseguiam fazer algo diferenciado. No disco “Tragic Kingdon”, por exemplo, a banda vai além do Pop Punk com elementos de Ska e até mesmo de Hardcore.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: