Topo

Endometriose: Conheça os principais sintomas e como aliviá-los.

Doença é conhecida especialmente por causar dores intensas.
Publicidade
Comente

A endometriose é uma doença exclusivamente das mulheres que podem acabar comprometendo completamente a qualidade de vida dos pacientes de uma forma geral, especialmente pela grande intensidade e também os longos períodos de dores que costumam ser sentidas pelas pessoas que sofrem com o problema.  

Endometriose:  Conheça os principais sintomas e como aliviá-los.

Mas como ela geralmente causa apenas dores em locais diferentes do corpo, pode ser que seja uma doença difícil de ser diagnosticada. Por conta disso, acaba sendo muito importante ficar atento a todos os sintomas que podem indicar a doença e também fazer exames e investigações necessárias.

O que é a endometriose?

Essa é uma doença que acaba sendo caracterizada basicamente pela presença de tecido endometrial, que no organismo acaba sendo encontrada como revestimento na cavidade interna do útero, na região da pelve e também no abdômen. De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde brasileiro, essa é uma doença que atinge uma em cada 10 mulheres brasileiras. Com isso, a quantidade de pessoas que podem sofrer com a doença chega a 180 milhões de mulheres em todo o mundo.

Principais sintomas da endometriose

Cólicas menstruais duradouras e intensas

Publicidade

As cólicas são dores que as mulheres acabam se acostumando ao longo da sua vida, uma vez que elas realmente surgem com uma certa frequência. Mas, para as mulheres que estão com essa doença, as dores costumam ser muito mais intensas e também duradouras. Em muitos casos acabam sendo caracterizadas como imobilizantes, ou seja, impedem que as pessoas consigam fazer suas atividades.

Dor na relação sexual

Outro sintoma muito comum da doença que as mulheres acabam sentindo com uma certa frequência é a dor no momento em que elas estão praticando relações sexuais com penetração. Essa é uma dor que costuma ser chamada e classificada como dispareunia de profundidade. Também pode acontecer sangramento durante o ato sexual, o que, na grande maioria dos casos, acaba sendo considerado como um problema.

Dificuldade para engravidar

As mulheres que estão em um período fértil e que estão tentando engravidar podem acabar tendo uma maior dificuldade, o que pode inclusive ser considerado como infertilidade. Essa é uma condição que geralmente é definida quando o casal está mantendo relações sexuais frequentes, pelo menos 3 vezes por semana, ao longo do ano, sem sucesso na gravidez. São diversos os fatores que podem acabar gerando a infertilidade, sendo que a endometriose acaba sendo uma delas.

Mudança no funcionamento do intestino

Publicidade

Outro sintoma que costuma estar associado não apenas a uma série de doenças femininas, mas também como algumas condições como mudanças na alimentação. Mesmo assim, quando está associada com outros sintomas comuns da doença, pode realmente ser um importante indício de que alguma coisa já não está funcionando muito bem.

Aumento da frequência na urina

Qualquer mudança mais brusca que acaba sendo sentida nesta região do corpo das mulheres pode realmente mudar a frequência com que elas vão ao banheiro, especialmente para urinar. Em alguns casos, também pode aparecer uma determinada quantidade de sangue na urina. Este sintoma costuma ser mais frequente quando as mulheres estão passando pelo chamado período menstrual.

Inchaço e dor abdominal

Quando as mulheres estão com endometriose, geralmente elas podem acabar percebendo que a sua barriga fica um pouco mais inchada, inclusive com uma sensação de “estufamento” mesmo quando elas não comem nada.

Como se dá o tratamento da endometriose

Na medida em que as mulheres não fazem o devido tratamento desta doença, as dores podem acabar passando de um pequeno incomodo para uma situação que pode se tornar insuportável no dia a dia. Por isso, é muito importante que as pessoas procurem um médico sempre que identificarem dois ou mais destes sintomas.

O tratamento varia de acordo com o grau da doença. Quando ela é classificada como em um estágio mais leve o tratamento geralmente é feito com a utilização e medicamentos anti-inflamatórios, que ajudam no alívio da dor, e também anticoncepcionais orais combinados (estrogênio e progesterona), que bloqueiam a menstruação e ajudam a reduzir os focos da doença.

Já quando a doença está em um estágio mais avançado, apresentando sintomas mais intensos, pode ser que a pessoa tenha que passar por um tratamento cirúrgico. Dentre os procedimentos mais utilizados nestes casos estão a laparoscopia e a cirurgia robótica.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: