Topo

7 músicas que ficaram mais famosas com suas versões ao vivo

Relembre versões que se tornaram icônicas nas suas versões gravadas diante da plateia.
Publicidade
Comente

Versões de músicas ao vivo costumam dividir muito a opinião daquelas pessoas que costumam ir um pouco além da média quando o assunto e música e que realmente gosta de acompanhar os lançamentos e as novidades da indústria de perto. De uma forma geral, existem aqueles que vão preferir sempre as versões de estúdio, considerada como a versão definitiva de uma determinada música quando a sua finalidade é a gravação.

7 músicas que ficaram mais famosas com suas versões ao vivo

Por outro lado, existe uma boa parcela do público que costuma gostar muito  de uma boa gravação ao vivo. Primeiramente, essas músicas costumam ser versões únicas. Por mais que o artista treina bastante para sempre apresentar o mesmo resultado, na maioria dos casos existem diferenças significativas entre uma apresentação ao vivo em outra.

Além disso, existe ainda toda aquela energia que podemos acompanhar em uma música ao vivo que acaba vindo justamente da plateia, que provoca inclusive reações e mudanças na própria música. Com tudo isso, algumas versões ao vivo acabaram se tornando mais famosas e conhecidas do grande público do que suas versões das músicas originais.

Publicidade

Confira algumas delas:

U2 – “Bad” (Live Aid, 1985)

As apresentações que aconteceram neste evento feito para conscientizar as pessoas para a fome na Etiópia se tornaram icônicas em diversos momentos, mas especialmente durante a passagem da banda U2. A banda começou a tocar “Bad”, mas durante a canção foram sendo acrescentados trechos de outras músicas, e no final somente esta faixa ficou com 11 minutos de duração.

Elton John – “Candle In the Wind 1997”

Muitos que não acompanham a carreira de Elton tão de perto podem realmente pensar que essa foi uma música lançada neste ano de 1997 ao vivo. Na verdade, a versão original foi lançada no ano de 1973 sendo considerada como uma homenagem Marilyn Monroe e que posteriormente se tornou uma homenagem para a Princesa Diana. A música foi reescrita para retratar melhor Diana, sendo a que foi tocada no funeral da princesa.

Queen – “Love of My Life” (Rock in Rio, 1985)

Publicidade

Muitos amantes do rock e, especialmente do Queen ao redor do mundo podem ter tido o seu primeiro contato com o nome da cidade do Rio de Janeiro por essa canção, uma gravação realmente icônica. A música foi originalmente lançada no disco “A Night At The Opera” e acabou se tornando como um dos maiores exemplos da popularidade da banda, com o público do Rock in Rio fazendo um grande coro.

Beatles – “Twist and Shout” (Ed Sullivan Show, 1964)

Considerado como um dos momentos mais importantes e icônicos da música e do entretenimento dos Estados Unidos, a apresentação dos Beates no Ed Sullivan Show em 1964 ainda consagrou essa versão de “Twist and Shout” ao vivo. O grande destaque acabou sendo a performance de John Lennon, cantando com tanta intensidade que acabou até mesmo falhando no final da performance. Mas nada que prejudicaria a gravação, que se tornou um grande sucesso de público.

Cássia Eller – “Malandragem” (Acústico MTV, 2001)

O projeto Acústico MTV também conseguiu essa proeza com muitos artistas, de conseguir tornar determinadas versões de canções totalmente diferentes e com um grande sucesso, fazendo com que o público até mesmo esquecesse da sua versão original. É o caso dessa música de Cássia Eller, que sempre foi considerada como um grande sucesso, mas que acabou se tornando ainda mais conhecida nesta versão ao vivo.

Adriana Calcanhotto – “Devolva-me” (Público, 1999)

Outro exemplo brasileiro, hoje em dia é muito difícil pensar nesta canção de Adriana Calcanhoto sem lembrar, junto, do corpo da plateia cantando de forma suave e macia, seguindo os tons da cantora. A apresentação que acabou gerando a gravação aconteceu no ano de 1999, em um local icônico para o cenário cultural brasileiro: o Teatro Municipal de São Paulo. A versão da música apresentada se tornou mais suave e introspectiva quando comparada coma original, que foi lançada por Renato e Seus Blue Caps.

Capital Inicial – “Primeiros Erros (Chove)” (Acústico MTV, 2000)

Mais um exemplo do projeto Acústico MTV, o disco do Capital Inicial constantemente aparece na lista dos melhores feitos com este selo. A música sempre foi considerada uma das principais da banda, mas 15 anos depois conseguiu se tornar um grande hit nas rádios novamente justamente com essa apresentação acústica.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: