Topo

Consumo de gordura deve ser controlado, mas nunca abolido na alimentação

Consumo de gordura deve ser controlado, mas nunca abolido na alimentação... ela não pode ser cortada totalmente da dieta, uma vez que, é fundamental para que..
Publicidade
Comente

É muito comum ler ou ouvir falar sobre o mal que a gordura faz ao corpo, podendo causar inúmeros males ao organismo, tais como hipertensão, acidente vascular cerebral popularmente conhecido como derrame, ou mesmo outras complicações relacionadas ao coração.

Devido aos malefícios citados, algumas pessoas tentam excluir a gordura de vez da dieta, evitando assim consumir qualquer alimento em que ela possa se fazer presente, uma atitude que é muito comum principalmente a quem está fazendo dieta, mas, que precisa ser revista, pois o corpo necessita de gordura, na sequência falaremos um pouco mais sobre isso.

Consumo de gordura deve ser controlado, mas nunca abolido na alimentação

Mesmo quem está em processo de regime para perda de peso ou controle do colesterol deve consumir gordura, isso porque ela não pode ser cortada totalmente da dieta, uma vez que é fundamental para que o organismo absorva as vitaminas da forma correta, além disso, ela é também uma poderosa fonte de energia para o corpo, ajudando ainda a controlar alguns hormônios sexuais.

Publicidade

Apesar da gordura trazer os benefícios mencionados, não significa que a mesma pode ser ingerida de maneira deliberada, sendo necessário portanto que haja um controle. Para se ter ideia, em uma dieta de 2.000 kcal para um adulto, de 20 a 45 % dessa quantia deve ser proveniente de gordura sendo que 10% desse percentual deve ser de gordura saturada, caindo pra 7 % caso a pessoa possua problemas de colesterol alto, vale ressaltar porém, que para todos os efeitos um profissional deve sempre ser consultado.

Leia também:

Entenda a diferença e quais alimentos contem gorduras saturadas e insaturadas

Gordura Saturada

Publicidade

A gordura que traz mais malefícios à saúde se consumida em excesso é a saturada, presente em alimentos de origem animal como a carne vermelha, pele de aves, creme de leite, manteiga, bacon, azeite de dendê, chocolate, margarina e iogurte integral, queijos amarelos e gema de ovo.

Além dos alimentos mencionados, todo tipo de fritura pode possuir grande concentração de gordura saturada, e a lista de alimentos saturados não pára por aí, existem ainda os alimentos diet que não possuem açúcar em suas propriedades mais na maioria das vezes são ricos em gordura, que é o agente que ajuda a melhorar a consistência do produto.

Gordura insaturada

consumo-de-gordura
A gordura insaturada é a mais indicada para o consumo, pois ela ajuda a controlar o nível do colesterol bom no sangue, reduzindo ainda o nível do colesterol ruim. A gordura insaturada é facilmente encontrada em alimentos como azeite de oliva, noz, semente de linhaça, abacate, salmão e milho.

Além da gordura insaturada, existe também a monoinsaturada e a poli-insaturada, a primeira está presente em azeite de oliva, óleo de canola, abacate, noz, amêndoas, castanhas, entre outros alimentos, enquanto que a segunda é encontrada em alimentos como óleos de girassol, milho e soja, e ainda em peixes gordurosos, a exemplo do salmão, atum, arenque e sardinha, dentre outros.

Um alerta para quem pretende consumir os óleos e azeites acima citados é que se tenha cuidado na hora de consumir, pois eles em sua maioria não devem ser aquecidos, pelo fato de tornarem-se saturados em contato com o calor, portanto, são indicados apenas para preparos frios como para temperar saladas, por exemplo.

Gordura trans

A gordura trans é o tipo de gordura que é produzida de forma industrial para preparo de alimentos como biscoitos recheados, tortas, cremes, sorvetes e carnes processadas como hambúrgueres, salsichas e pipocas de microondas.

A gordura trans é extremamente prejudicial a saúde pois diminui o colesterol bom e aumenta o ruim. Até a década de 80 a gordura trans era consumida livremente, pois ninguém acreditava que faria mal a saúde já que a mesma é de origem vegetal, entretanto, com o passar do tempo pesquisadores descobriram os malefícios e alertaram a população.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: