Topo

5 opções de tratamento caseiro para espinhas e manchas

Saiba como deixar a pele mais uniformizada e livre deste problema.
Publicidade
Comente

Um dos problemas de pele mais comuns, que a grande maioria das pessoas acabam tendo pelo menos alguma vez na sua vida, é a acne. Elas se tornaram a marca registrada do período da adolescência, justamente por estarem muito relacionadas com as questões hormonais do corpo, e todos sabem que a transição da criança para o jovem adulto acaba sendo um momento em que os hormônios realmente ficam bem agitados.

5 opções de tratamento caseiro para espinhas e manchas

Mas os hormônios, mesmo tendo uma grande contribuição para o surgimento da acne em diversas partes do corpo, mas especialmente no rosto, não são a única e exclusiva causa  do problema. Na verdade, a acne surge quando existe uma obstrução das chamadas glândulas sebáceas, que são aquelas responsáveis pela produção de sebo na pele.

Essa obstrução pode acontecer pelos mais variados motivos, como um excesso de oleosidade na pele, um acúmulo de bactérias, a questão dos hormônios quando não estão muito bem regulados, e ainda uma tendência que determinadas pessoas acabam tendo à inflamação e também ao acúmulo de células e tecidos mortos.

Publicidade

Quando elas surgem quando a pessoa está na fase da adolescência, realmente pode ficar mais complicado controlar. Neste caso, existem alguns produtos que acabam sendo utilizados apenas para que elas sequem mais rapidamente e não deixem manchas. O problema é quando, com o avançar da idade, as pessoas seguem tendo o rosto e outras partes do corpo com muita ocorrência de acne.

Nestes casos, existem questões  que geralmente são genéticas ou relacionadas a estado de saúde de uma forma geral que precisam ser tratadas. Uma consulta ao dermatologista é fundamental, para que as pessoas tenham um real  entendimento do que está acontecendo e busque aquelas soluções que serão mais assertivas.

Mas, nos casos em que a acne aparece de forma menos intensa e com um maior espaçamento de tempo, existem algumas soluções caseiras que podem dar conta e ajudar e deixar a pele mais uniforme novamente. Confira algumas:

Leite de Magnésia

Publicidade

Este produto era utilizado muito popularmente como um laxante. Mesmo com o surgimento de outros medicamentos que se mostraram mais aceitáveis e eficientes, ele ainda pode ser encontrado nas farmácias com uma certa facilidade. O que muitos não sabem é que o leite de magnésia também pode ser utilizado no tratamento da acne, ajudando tanto a secar aquelas que já apareceram como a fechar os poros. Ele também age no controle da oleosidade na pele. Para usar, basta aplicar um pouco em um algodão e passar pelo rosto.

Aloe vera

Uma substância natural que acabou sendo incorporada nos mais variados tipos de produtos para saúde e beleza de um modo geral. Quando ele é encontrado em gel, ajuda na cicatrização do rosto de uma forma geral e também alivia o processo de inflamação. Ela pode ser utilizada em conjunto com uma outra substância muito interessante, a jojoba.

Para utilizar as duas ao mesmo tempo, é possível fazer uma receita caseira de máscara. Bata misturar 2 colheres de chá do gel da folha de aloe vera e mais 4 gotas de óleo de jojoba. Misture bem e aplique o resultado no rosto, deixando a máscara agir por cerca de 20 minutos antes de enxaguar.

Camomila

A camomila não conta apenas com propriedades calmantes, ela também pode ser interessante para o tratamento das acnes e espinhas de uma forma geral. Ela é rica em compostos fenólicos e óleos essenciais que contam com propriedades anti-inflamatórias.

Para preparar um tônico, ferva 500 ml de água e depois junte de 20 a 30 gramas de flores frescas ou secas de camomila. Deixe repousar, em um recipiente fechado, por cerca de 10 minutos. Depois coe, molhe um algodão na água e aplique no rosto pelo menos uma vez ao dia.

Carvão Vegetal Ativado

Este item acabou se tornando muito recorrente em diferentes tipos de produtos destinados a limpeza e a beleza do rosto de uma forma geral. Ele é utilizado como um poderoso esfoliante, que vai conseguir remover boa parte da pele morta do rosto e tornar livre os caminhos dos poros.

Alecrim

O óleo essencial de alecrim conta com propriedades antissépticas e antimicrobianas, ajudando a diminuir as inflamações das espinhas. Ele pode ser utilizado em combinação com um outro item muito interessante, que é a aveia.

Para fazer um esfoliante com estes dois ingredientes, misture 2 colheres de farinha de aveia com 3 gotas de óleo essencial de alecrim e mais 4 colheres de sopa de óleo de jojoba. Misture tudo até obter uma pasta bem homogênea. Com o rosto bem limpo e seco, aplique a mistura, sempre massageando bem a pele, por cerca de 5 minutos. Depois, enxague bem.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: