Topo

5 vezes que jogos de videogames foram bem adaptados para cinema e TV

Nem sempre os jogos conseguem ser convertidos para o audiovisual com sucesso.
Publicidade
Comente

A indústria dos games sempre andou muito próxima da indústria do cinema e da televisão. Ambas acabam servindo de inspiração uma para a outra em relação ao tipo de material que pode ser aproveitado. Quando existem personagens que fazem muito sucesso nos jogos, a televisão e o cinema acabam se aproveitando para contar suas histórias. E o mesmo acontece no sentido oposto, apesar de, neste caso, ser mais raro.

Mas o problema é que nem sempre essas adaptações conseguem se tornar bem sucedidas, pelos mais variados motivos: muitas vezes o foco acaba sendo apenas em um determinado personagem, deixando todo o mundo do jogo um pouco de lado. Existem ainda aqueles casos em que existem grandes mudanças nas histórias, o que acaba desagradando muito o público dos jogos e nem sempre consegue conquistar uma nova audiência.

Mas, em alguns casos, as adaptações realmente funcionam, tanto do ponto de vista de narrativa e de história, que acaba sendo muito importante para qualquer filme ou série, como também em relação as homenagens que são feitas para os jogadores que estão familiarizados com o material original.
Recentemente, a série de The Last of Us acabou se tornando um grande sucesso de público e de crítica. Mesmo recém se aproximando da metade da sua primeira temporada, a trama já está sendo apontada como uma das melhores adaptações de jogos para cinema e TV de todos os tempos.

Relembre outras adaptações de games que também deram muito certo:

Sonic - O Filme (2020)

5 vezes que jogos de videogames foram bem adaptados para cinema e TV

Publicidade

Começando por este que se tornou uma das maiores surpresas do cinema antes do período da pandemia e que muitos nem acreditavam que seria possível fazer um filme decente. Os primeiros trailers inclusive foram muito criticados na internet pelo visual polêmico do porto espinho mais famoso dos games, mas depois de uma série de mudanças o filme realmente conseguiu ficar muito bom, misturando humor e ação em um cenário realmente muito semelhante ao que podia ser encontrado no jogo.

Detetive Pikachu (2019)

Uma das franquias de maior sucesso no mundo do entretenimento foi aos cinemas diversas vezes, mas apenas com versões animadas e longas de histórias que complementavam o universo das séries em desenho. Mas, no ano de 2009, foi lançado essa versão live action muito interessante, com uma história inédita e os monstrinhos em CGI que realmente convenceram bem quando inseridos em um universo do mundo real.

Mortal Kombat (1995)

O tempo acabou sendo bastante generoso com este filme lançado no ano de 1995. Primeiramente, foi esnobado pela crítica e pelo público de uma forma geral. Mas, com o passar dos anos, o filme acabou se tornando quase cult dentro da comunidade gamer. Afinal de contas, mesmo com uma história capenga, a adaptação dos principais personagens eram condizentes com o game, as cenas de luta traziam até mesmo alguns efeitos considerados como decentes para época.

Um Lobo Entre Nós

Publicidade

Muitas pessoas sequer sabem que essa comédia de terror é baseada em um jogo, mas sua trama e seus personagens podem ser encontrados em game que originalmente foi lançado no ano de 2016 pela Ubisoft e que realmente não acabou se tornando tão popular assim. No game, o jogador era colocado em uma vila que estava sendo atacada por um lobisomem infiltrado entre os jogadores, e, através de uma investigação, era preciso descobrir quem era o monstro. O filme acaba se inspirando neste cenário para criar uma trama.

Terror em Silent Hill (2005)

Um dos jogos de terror mais famosos da história já tinha uma história realmente muito interessante e um clima claustrofóbico que deixava muitos jogadores apavorado. No ano de 2005 foi lançado um filme, também de terror, diretamente inspirado no jogo. De uma forma geral, o filme acabou tendo uma série de problemas, apontados pela crítica. Mesmo assim, especialmente para os jogadores, a atmosfera do game realmente conseguiu ser recriada para as telonas com uma certa fidelidade. Além disso, algumas das principais questões religiosas que eram abordadas no jogo também aparecem no filme, mas de uma forma muito resumida e um pouco superficial.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: