Topo

8 motivos para você ter amor próprio antes de amar outra pessoa

Comente

Quando se tem amor próprio, normalmente a autoestima também fica em dia e a pessoa se conhece melhor, sabendo detalhes de suas qualidades e lidando bem com os defeitos. Além disso, quando se ama de verdade, é possível amar melhor as demais pessoas por diferentes motivos.

Veja a seguir, alguns motivos para você se amar antes de amar outra pessoa.

Motivos para cultivar o amor próprio antes de amar outra pessoa

8 motivos para você ter amor próprio antes de amar outra pessoa

Enxerga a realidade

Quando se conhece de verdade, a pessoa já tem uma real noção do que esperar ou não de uma relação, assim como para onde deseja que ela vá. Lembrando que nem sempre é possível manter o controle de uma situação amorosa, porém, quando se enxerga tudo com realismo, é possível estar mais preparado para enfrentar possíveis problemas ou decepções.

Valoriza a individualidade

Veja também:

Quando o amor próprio está em alta a pessoa só deseja o melhor da vida, o que inclui bons amigos, trabalho gratificante, um propósito para a vida, dentre outras coisas. Estando ou não em um relacionamento, quando a autoestima está boa, é mais fácil entender que todo mundo precisa ter sua individualidade, sonhos e desejos, o que fortalece a relação.

Escolhas sensatas

Quando se tem amor próprio a pessoa acaba sendo mais seletiva, o que leva a uma busca por relacionamentos mais maduros, equilibrados e é claro, saudáveis. Esse tipo de pessoa dificilmente vai manter uma relação sem propósito, pois sabe que o amor é um tipo de troca, estabelecendo desde o início os limites sobre o que gosta ou não.

Sabe dar e receber amor

Você já sabe como dar e receber amor na medida certa? Sabe dividir novas experiências ou elogiar? Ou até ser mais sensível ao ponto de entender o que seu parceiro precisa? Pois é, quando a autoestima está boa, a pessoa sabe responder essas perguntas sem parar para pensar em uma boa resposta, pois tudo flui naturalmente.

Conhece seus pontos fortes

Quando se conhece as próprias qualidades, as pessoas demonstram uma força emocional maior, percebendo que assim atrai mais olhares de pessoas interessantes, tendo também mais opções no amor.

Sabe dar o melhor de si

Quando se ama de verdade é possível compartilhar o que se tem de melhor dentro de si, em vez de oferecer por partes e insegurança. Dessa forma quando se entra na vida de uma pessoa é para somar.

Não sufoca

Quando a autoestima não está bem, a insegurança é a primeira a bater na porta, tornando as pessoas mais céticas, carentes e desconfiadas, que passam esses sentimentos para o parceiro em forma de cobranças e ciúmes. Então quando não se sabe amar a si mesmo, a pessoa acaba cobrando de seu parceiro que ele demonstre seu amor a cada momento e mesmo assim não se satisfaz.

Não colocar a felicidade na mão de alguém

Quando se tem a autoestima saudável a pessoa não espera que seu parceiro a ame para que se sinta valorizada e querida, ela sabe que a relação não é um escape para a felicidade. Quando se ama de verdade, ao entrar em um novo relacionamento a pessoa mostra já ser completa, de forma que o parceiro só irá somar em sua vida e não ser o motivo dela.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: