Topo

4 dicas importantes para o amadurecimento e sucesso de um namoro

Quer acabar com o "efeito ioiô" no relacionamento e engatar de vez um namoro sério e bem-sucedido? Veja algumas dicas importantes que podem ser fundamentais para isso.
Publicidade
Comente

Nessa última semana, o jornalista Cesar Tralli e a apresentadora Ticiane Pinheiro anunciaram nas redes sociais a retomada do namoro. Para quem não se lembra, o casal havia terminado a relação de dois anos em outubro de 2016. Só que antes disso eles ficaram juntos do início de 2014 até setembro do mesmo ano, quando acabaram terminando o relacionamento, o qual foi reatado um mês depois.

Aparentemente, as coisas iam novamente muito bem até outubro de 2016, quando eles terminaram novamente. Agora, após sete meses longe, reataram de novo a relação. Obviamente, não dá pra dizer ao certo os motivos disso ter acontecido com esse casal em específico, afinal, ninguém sabe dos bastidores e nenhum relacionamento é igual o outro.

Muitas vezes, porém, esse tipo de relação ioiô pode ser evitado, o que tende a ser o ideal para evitar o desgaste precoce no namoro. Para alguns até pode dar certo, já para outros nem tanto. Seja como for, a verdade é que sempre vale a pena conferir algumas dicas para que isso possa ser evitado. A seguir, portanto, mostramos quatro delas. Veja!

Dicas para evitar o "efeito ioiô" no relacionamento

4 dicas importantes para o amadurecimento e sucesso de um namoro

Realmente vale a pena?

Publicidade

Segundo especialistas, o combustível de um relacionamento "ioiô" é a baixa autoestima de ambos. Quando ocorre uma falta de perspectiva de um dia encontrar alguém melhor que o faça realmente feliz, isso faz com que o casal fique nesse vai e vem mesmo quando nenhum está satisfeito. Isso obviamente não é regra, mas é bastante comum.

Em meio a tudo isso a relação acaba ficando ruim, gerando conflitos e separações e mesmo assim eles não conseguem ficar muito tempo longe e romper definitivamente. É hora de parar para pensar se essa relação realmente vale a pena ou é apenas a insegurança de ficar sozinho que está falando mais alto.

Recomeçar

Se após analisar e ver que realmente essa relação vale a pena e que os envolvidos poderão ser felizes é hora de mudar a abordagem para fazer essa relação dar certo de verdade.

Publicidade

De acordo com especialistas, nesse momento o ideal é recomeçar, como se fosse a primeira vez: sentar e conversar para ver se ambos estão dispostos a ver quais comportamentos estão minando a relação e como poderão mudar. Do contrário, é bem provável que tudo dê errado novamente.

Cresçam e amadureçam

Além da baixa autoestima, o casal ioiô também possui uma grande imaturidade, uma vez que ambos não conseguem lidar de forma adulta com os problemas que surgem no decorrer de um relacionamento a dois. Por isso, na primeira briga mais séria ou mesmo por bobagem, em vez de sentar e conversar sobre o assunto e se resolverem eles preferem separar, esperando encontrar outra pessoa para entrar em uma relação sem problemas.

Veja também:

E é obvio que isso não existe. O detalhe é que o que vai definir o grau de maturidade não é a idade mas sim o que já passou na vida, e o quanto cresceu após passar por problemas. Isso significa que na próxima briga, é preciso usar as discussões como forma de aprendizado para melhorar a relação com o par.

Evitem os mesmos problemas

Se o motivo da briga foi o ciúme excessivo do parceiro e ao voltar o problema ainda persistir é hora de ficar mais alerta. Se ninguém cede e as brigas continuam acontecendo pelo mesmo motivo é só questão de tempo para o término chegar novamente. Já dizia Freud: a questão do problema não é ter problema, mas sim os mesmos problemas.

Não é possível e nem mesmo saudável insistir em uma relação dessa forma, o ideal é recomeçar do zero, sentar, conversar e propor uma mudança em ambos para que a relação possa dar certo, caso contrário, vão cometer os mesmos erros e terminar novamente, causando mais dor, sofrimento e desgaste emocional.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: