Topo

Relembre os filmes de Quentin Tarantino

Publicidade
Comente

Esta semana chegou aos cinemas de todo o Brasil o novo filme de Quentin Tarantino: Django Livre. A produção acaba fazendo uma grande homenagem a um gênero que acabou definindo boa parte dos valores norte-americanos para o mundo: o faroeste. Mas a obra do diretor, considerado um dos mais inventivos das últimas décadas, não se preocupa em fazer apenas um filme com tudo aquilo que estamos acostumados a ver nos velhos westerns  dos Estados Unidos. A receita aqui leva uma boa dose da cultura pop que se tornou a marca registrada do diretor em todos os seus filmes.

Mas afinal de contas, o que é esta cultura pop de que tantos falam? Nada mais é do que uma grande quantidade de referências culturais do nosso tempo. No caso de Quentin, é possível observar em muitas das suas tramas alguns ingredientes de outras mídias, até mesmo do vídeo gama em seus filme. A violência também é explorada, mas sempre de uma forma mais ficcional e menos realísticas. O sangue é outro elemento que está muito presente nos filmes de Tarantino.

Relembre os principais filmes que fizeram de Quentin Tarantino um dos diretores mais populares dos últimos tempos:

filmes-quentin-tarantino

Publicidade

O primeiro filme de Tarantino como diretor no grande circuito de cinema norte-americano também serviu para que o diretor conseguisse estabelecer as bases do que viria a ser, posteriormente, os seus filmes. Muito interessante como o ator utiliza muito bem a câmera para captar as expressões dos seus atores e também como a narrativa vai se desenvolvendo juntamente com o surgimento das histórias de cada envolvido.

Pulp Fiction (1994)

Publicidade

Talvez um o maior sucesso do diretor, que conseguiu agradar tanto ao público quanto a crítica (já que este último muitas vezes possuem uma certa dificuldade de reconhecer o trabalho do diretor). O filme foi um dos mais impactantes da década de 90 e sem dúvida serviu de inspiração para muitas outras produções que estariam por vir nas próximas duas décadas. O filme foi um dos responsáveis por tornar mais popular a forma de narrativa não-linear que hoje vemos em muitos filmes e séries.

Kill Bill (Vol. I e II)

Estes dois filmes também se tornaram verdadeiros marcos na história do cineasta que resolveu abordar mais uma vez o seu tema predileto nos cinemas : Vingança. Mas desta vez este sentimento não aparece subentendido na trama como em seus outros filmes, aqui ele se torna o personagem principal da produção. Os dois filmes são considerados verdadeiras obras primas do mundo geek pela quantidade de citações que o diretor faz a mídias e obras diversas. O diretor se permite até mesmo citar a si mesmo quando reencena partes dos seus filmes passados nestas duas produções.

Bastardos Inglórios (2009)

Tarantino consegue levar mais uma vez todo seu estilo desta vez para um filme de época que se passa durante a Segunda Guerra Mundial, e mais uma vez o diretor consegue uma obra-prima, principalmente em termos de desenvolvimento de personagens. É o filme do diretor que mais conseguiu indicações ao Oscar.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: