Topo

Em dúvida sobre o óleo do carro? Veja 7 dicas para evitar equívocos

Comente

Normalmente, um motorista que tirou a carteira de habilitação há pouco tempo não sabe muito bem como cuidar de um carro, entendendo assim apenas o básico que aprendeu na auto escola. Ao pegar a estrada, porém, percebe-se que na prática muitas coisas diferentes podem soar como desafio bem maior que o que se apresentava na teoria.

Um das dificuldades que as pessoas têm em relação a isso por exemplo, diz respeito à troca de óleo, uma vez que existem muitos mitos sobre isso. E como para um iniciante é complicado saber quando, onde e como se deve trocar o óleo do carro, informações relevantes nesse sentido são de grande utilidade. E é por saber disso que apresentamos a seguir uma lista de dicas que ajudam a evitar equívocos. Confira!

Dicas para não errar na hora de trocar o óleo do carro

Em dúvida sobre o óleo do carro? Veja 7 dicas para evitar equívocos

Troca

O ideal é que a troca de óleo seja feita ao atingir o período recomendado pelo fabricante. Você irá encontrar essa informação importante no manual do proprietário. Caso ainda não conheça bem o seu veículo, portanto, não tenha vergonha de consultar o manual.

Veja também:

Ele geralmente traz informações importantes como prazo de troca de óleo, o tipo de óleo a ser usado e a quantidade. Em geral as montadoras recomendam antecipar a troca de óleo em carros com “uso severo”. Essa dica vale principalmente para veículos que andam muito em engarrafamentos.

Completar o nível do óleo

Conforme vai usando o carro, o nível de óleo diminui um pouco devido às folgas do motor e queima parcial na câmara de combustão. Por isso, enquanto não chegar o dia de trocar o óleo do carro é importante sempre completar o nível. Segundo as montadoras é normal baixar de meio litro a um litro de óleo a cada 1 mil quilômetros rodados, mas tudo pode depender é claro, do modelo e ano do veículo.

Onde trocar o óleo do carro

O ideal é que o óleo de seu carro seja trocado em uma oficina ou posto de gasolina. Além disso é importante que a medição do nível de óleo seja feita em um local plano e com com motor frio, preferencialmente 10 minutos depois que o carro foi parado. Caso o nível esteja entre o mínimo e o máximo, não há necessidade de completar.

Temperatura do motor

Já para retirar o óleo na hora da troca, o ideal é que o motor esteja quente. Dessa forma o óleo ficará mais fluido e fino.

Filtro

A cada vez que trocar o óleo de seu veículo, procure também trocar o filtro, dessa forma irá garantir que seu motor não fique impregnado por impurezas.

Óleo preto no carro

Não caia no mito de que óleo preto é sinal de que já está velho, muito pelo contrário, se o óleo estiver preto, é sinal de que está lubrificando seu motor corretamente. O que realmente vale seguir é a data de troca que consta no manual.

Óleo velho

Sim, óleo do carro fica velho. Se o motorista rodar pouco é necessário substituir o lubrificante após seis meses ou ao alcançar a quilometragem estipulada para a troca. Após esse período, o óleo velho pode prejudicar a bomba de óleo, que é a responsável por manter em dia a lubrificação do motor do carro.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: