Topo

Quer comprar carro barato em leilão? Veja 5 dicas para fazer um bom negócio

Comente

Quem deseja economizar na compra de um carro, busca naturalmente diversas alternativas para conseguir fazer um bom negócio. E uma das opções que soam atrativas dentro desse cenário, por exemplo, é a de comprar o veículo em leilão. 

Isso acontece principalmente porque, de acordo com especialistas, essa de fato pode ser uma grande oportunidade para economizar até 30% na compra de modelos semi-novos.

Apesar disso, no entanto, a inexperiência em negociações nesse formato pode ser um complicador, já que alguns cuidados se fazem necessários para que o comprador tenha a certeza de estar fazendo um bom negócio.

Veja também:

Para ilustrar isso então, mostramos a seguir algumas dicas importantes que devem ser consideradas por quem pensa em adquirir um carro barato em leilão. Confira!

Quer comprar carro barato em leilão? Veja 5 dicas para fazer um bom negócio

Dicas para comprar carro barato em leilão

Certificar-se da legalidade do leilão

Ao redor do país existem muitos leilões de automóveis, mas para o comprador que deseja evitar eventuais problemas, é importante recorrer a aqueles que são regulamentados e registrados em um edital público. O edital normalmente pode ser encontrado no site da própria empresa responsável pelo leilão.

Comparar preços no mercado

A ideia de que um carro é barato só porque está em leilão pode muitas vezes se mostrar equivocada. Dito isso, é importante que o comprador tenha um certo conhecimento dos preços praticados no mercado para que possa evitar de pagar mais caro no automóvel.

Uma dica é pesquisar com antecedência os preços do veículo com modelo e ano pretendido (para compra no leilão) em sites como OLX, Mercado Livre e iCarros, por exemplo. Isso ajuda a evitar lances por impulso e com valores acima da realidade do mercado.

Observar a condição do veículo

Um leilão pode trazer carros em boas ou mãs condições, por isso, é de suma importância que o comprador faça uma avaliação precisa do veículo a fim de se precaver de gastos futuros ou pagar um valor condizente com a situação do mesmo.

Isso é válido porque muitas das vezes os veículos que vão a leilão são aqueles devolvidos por falta de pagamento e até modelos vendidos por seguradoras, envolvidos em acidentes ou encontrados após roubo. E o detalhe é que, os veículos geralmente vão a leilão da mesma maneira que foram repassados ao leiloeiro.

Vale ressaltar aqui, porém, que é bastante comum o leiloeiro impedir os interessados de ligarem o veículo ou até de entrarem no mesmo. De certa forma, portanto, o comprador em tese assume certo risco ao comprar um modelo que não foi inteiramente testado, mas de acordo com a lei do consumidor, em caso de problemas oculto uma ação na justiça pode solucionar o caso.

Conhecer os custos e o formato do leilão

Os leilões trazem consigo algumas particularidades que os inexperientes nesse tipo de negociação podem desconhecer. Uma delas é que normalmente há uma comissão para o leiloeiro que equivale a 5% do valor do veículo. Além disso, algumas empresas também podem cobrar taxas administrativas.

Para obter esclarecimento sobre os detalhes do leilão, portanto, é importante que o interessado na compra leia atentamente o edital. E é bom não esquecer também que não é possível financiar o valor de um carro comprado em leilão e que haverá despesas com a documentação e transferência do mesmo para o nome do comprador.

Pedir ajuda de alguém experiente

Como você pode ter percebido, são muitos os detalhes envolvidos em uma negociação de carro em leilão. Isso significa que, se o comprador puder contar com a ajuda de alguém experiente no assunto, as chances de fazer um bom negócio aumentam bastante.

Dito isso, a recomendação é conversar com quem já fez boas compras em leilão e pedir auxílio para esclarecimento das dúvidas e quem sabe até para a negociação propriamente dita.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: