Topo

Saiba como aproveitar ao máximo o Youtube Gaming, nova plataforma lançada pelo Google

Comente

A última quarta-feira (26) foi um dia bastante especial para gosta de games e gameplays. Na ocasião o Google trouxe à tona na web o seu novo serviço intitulado de “Youtube Gaming”, que como o nome sugere, é uma versão do Youtube direcionada aos gamers e fãs de jogos em geral.

A nova plataforma chega para disputar mercado com o Twitch, que foi adquirido pela Amazon no ano passado e é hoje o maior serviço nessa vertente que o Google começa a explorar agora. A seguir você pode conferir todos os detalhes relacionados à novidade e entender como fazer para tirar o máximo proveito da ferramenta.

Tudo o que você precisa saber sobre o Youtube Gaming

Youtube Gaming

Informações preliminares sobre o Google Gaming

O novo serviço do Youtube seguirá uma premissa similar ao do tradicional site de vídeos, ou seja, as produtoras e os youtubers podem ter canais específicos que agregam e organizam os vídeos.

Quando um visitante acessa e assina algum canal do YouTube Gaming, ele passa a ser notificado a cada novo vídeo publicado por esse canal ou a cada vez que o mesmo começa a preparar uma transmissão ao vivo. Vale ressaltar que a ferramenta de busca do site é diferente em comparação com a do YouTube tradicional.

Dito isso, quando um usuário digita “call”, por exemplo, ao invés de encontrar entre os resultados as menções à músicas que começam com a palavra a busca vai retornar links relacionados a games como “Call Of Duty”, ou outro que comece com o termo.

Leia também:

Em comunicado feito na E3, Alan Joyce, gerente de produto do YouTube, deixou evidente a intenção da empresa com a nova plataforma.

“O YouTube Gaming foi construído para ser totalmente sobre seus games e jogadores favoritos, com mais vídeos do qualquer outro lugar. De ‘Asteroids’ a ‘Zelda’, mais de 25 mil games terão suas próprias páginas, um local próprio para os melhores vídeos e transmissões daquele título”, disse.

Se você ainda não acessou o site pra ver o que há de novo, o link é https://gaming.youtube.com. Ao acessar o portal o usuário tem acesso aos conteúdos que estão rolando ao vivo e aos vídeos armazenados na plataforma. Vale dizer que até o fim dessa matéria o serviço estava disponível 100% em sua versão para desktop, mas ainda estava em inglês.

Nos Estados Unidos e Inglaterra o serviço já havia sido liberado também como apps para Android e iOS, mas muitos usuários brasileiros que tentaram baixar a versão em inglês relataram problemas ao instalar o serviço. A tendência é que a empresa libere versões para usuários do Brasil em um futuro próximo.

Para conseguir se inscrever e comentar em canais, basta fazer um login com a conta Google, portanto, quem já era usuário do Youtube tradicional não encontrará dificuldades para aproveitar o potencial do Gaming. A seguir listamos uma série de dicas e informações sobre aspectos importantes do novo serviço. Vem com a gente!

Tela inicial interativa no Youtube Gaming

Ao acessar o Youtube Gaming pela primeira vez a maioria dos usuários tende a se surpreender com o visual. Diferente da versão tradicional do site de vídeos, a plataforma se apresenta com cores bem escuras e um painel com os destaques, que inclusive já roda os vídeos ali mesmo (no mudo por padrão).

Logo de cara é possível ver que o portal já chega repleto de conteúdo interessante, e basta rolar um pouco a tela para conseguir localizar as últimas novidades dos canais favoritos, além de um espaço que mostra os streamings mais badalados naquele instante, uma visão geral dos jogos marcados pelo usuário como favoritos e uma seção de vídeos recomendados.

Para marcar os jogos como favoritos basta navegar por sugestões que aparecem na barra lateral e colocar uma “estrelinha” naqueles que mais chamaram a atenção. Depois disso um simples clique no ícone do jogo será suficiente para o site apresentar as novidades.

Supondo que um usuário adicione “Minecraft” à sua lista de favoritos, ele só terá que clicar depois disso na capa do jogo e então já será redirecionado para uma página com os vídeos recentes e lives de jogos que estiverem rolando sobre o título. Vale ressaltar ainda que a barra que fica no lado direito da plataforma serve para armazenar os canais favoritos.

Hora de curtir os gameplays

Agora, depois de dar uma bela conferida em tudo o que há de novo na plataforma, é hora de deicidir o programa que será apreciado, e olha, nessa parte a coisa fica ainda mais interssante.

Um dos destaques da plataforma é o player, que além de possuir todos os recursos e a qualidade do tradicional Youtube, dessa vez é apresentado em um espaço maior.

Dessa forma o usuário não precisa entrar em tela cheia para aproveitar a qualidade dos gameplays e também não precisa rolar a página pra ver sugestões de vídeos e comentários.

Tudo isso pode ser feito na lateral direita do player, o que facilita e muito a vida de quem consome o conteúdo em vídeo. Um dos benefícios é dos benefícios, por exemplo, é que os usuários agora podem ler ou até fazer comentáriosssss tranquilamente enquanto assiste um vídeo.

Vale ressaltar que os comentários publicados no bate-papo que aparece à direita do vídeo podem ser feitos tanto por textos quanto por figurinhas, e as mensagens enviadas neste chat ficam disponíveis tanto no YT Gaming quanto no Youtube tradicional.

A apresentação de informações como quantidade de pessoas assistindo o vídeo, nome do canal, e título do jogo, ficam disponíveis abaixo do player, onde também é possível visualizar os clássicos ícones de avaliação do conteúdo e até a ferramenta para adicionar o vídeo aos favoritos.

Transmissão no Youtube Gaming

Pra finalizar chegamos agora à área que é dedicada aos usuários que pretendem produzir conteúdo e gameplays para a plataforma. Na parte que fica ao lado do avatar, mais precisamente na parte superior à direita da tela, é possível encontrar o botão “Go Live”, que dá acesso às ferramentas de streaming e upload de vídeo.

Nesse caso ao optar pelo upload, todos são direcionados ao gerenciador de vídeos do próprio Youtube, e a partir daí o procedimento de subir o vídeo é o mesmo usado pelos usuários do Youtube tradicional.

Se ao invés disso o usuário optar pelo “Go Live”, ele será direcionado a uma página para a configuração da transmissão. Como você pôde notar, em relação à publicação do conteúdo a ferramenta não mudou tanto em comparação com o Youtube clássico.

O detalhe é que agora ao optar pela transmissão da partida de um jogo o usuário pode informar um game para que dessa forma o Youtube Gaming possa indexá-lo. Moleza.

E agora, o que você acha? O Twitch ganhou um concorrente de peso ou ainda é muito cedo pra dizer o que esperar do “Gaming”? Fique à vontade para deixar sua opinião no espaço destinado aos comentários logo abaixo.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: