Topo

Roteadores: Saiba como escolher os melhores modelos

Comente

Hoje em dia, a grande maioria das pessoas utilizam a internet todos os dias na sua casa. E uma grande parcela dessas pessoas acabam dependendo de uma boa qualidade dessa conexão, das mais variadas formas. Sejam aquelas que trabalham com isso, ou outras que apenas gostam de passar um tempo vendo filmes, séries ou jogando games online. 

Uma das primeiras informações que as pessoas desejam saber quando elas contratam um determinado serviço de conexão é a velocidade. Hoje em dia os planos estão muito variados, com as pessoas tendo a oportunidade de contratar velocidades que podem chegar até 1GB de internet em um plano residencial.

Mas de nada adianta as pessoas adquirirem um plano de internet com uma grande velocidade se as pessoas não criarem um pequeno projeto que garanta que essa internet chegue em todos os locais. Especialmente para os dispositivos que se utilizam de internet sem fio, como é o caso dos smartphones e demais dispositivos que não dependam da conexão cabeada. 

Roteadores: Saiba como escolher os melhores modelos

Veja também:

Neste ponto, o roteador se torna uma das peças mais importantes para garantir que a internet realmente consiga chegar em todos os pontos da casa e que também consiga manter a qualidade da velocidade os mais variados locais. Hoje em dia existem diversas opções que podem ser encontradas no mercado. Mas muitos usuários ainda acabam ficando apenas com o roteador que é oferecido pela operadora que é contratada pelo usuário. 

Mas, em alguns casos, a qualidade dessa conexão pode ser aumentada consideravelmente apenas com algumas mudanças nos equipamentos que permitem com que a internet chegue aos dispositivos. Confira algumas dicas interessantes para adquirir um bom roteador que atenda as necessidades de cada. 

Defina o tipo do roteador que será utilizado

Mesmo que as pessoas acreditem que todo o roteador seja igual, eles existem em diferentes especificações. Para aquelas pessoas que vão precisar de uma conexão dedicada a um número limitado de dispositivos, um roteador que possa ser considerado como um modelo de entrada com banda única 2.4 GHz pode atender bem as expectativas. Mas para as pessoas que precisam de um pouco mais de potência, como atividades de streaming de vídeos ou games online, pode ser interessante que seja adquirido um roteador dual-band. 

Leve em consideração sempre o tamanho do espaço

Antes de levar em consideração o modelo de roteador, é muito importante que as pessoas consigam definir e delimitar o tamanho do espaço que o roteador precisa atender. E isso vale tanto para um espaço que possa ser considerado como algo comercial quanto para uma casa. Se existem muitos obstáculos para o sinal, como paredes, prateleiras e afins, pode ser importante considerar roteadores de 2,4 GHz com antenas de ao menos 5 dBi, capazes de otimizar o alcance do sinal.

Em alguns cenários, o sinal pode ter tanta perda por conta dos obstáculos e interferências que passa a ser necessária a adoção de repetidores de sinal ou mesmo roteadores Mesh, que atuam em pares, trios ou mais, criando ramais que expandem o sinal do equipamento.

Planeje a partir da quantidade de dispositivos conectados

Além do tamanho do espaço e da abrangência que o roteador vai precisar atender, também é muito importante ter em mente a quantidade de equipamentos que vão precisar se conectar a esta mesma rede. E isso deve ser levado em consideração também a partir da ideia de que essa quantidade cresce cada dia mais, com os mais variados dispositivos. Até mesmo eletrodomésticos já estão utilizando a conexão com a internet no dia a dia. Por isso, todos estes dispositivos precisam ser levados em consideração. 

Quando as pessoas estão pensando em oferecer uma rede que terá um grande número de usuários, pode ser interessante considerar os roteadores que são conhecidos como Mesh. Eles contam com um desempenho de rede que acaba sendo otimizado para conseguir atender a maior quantidade de usuários da melhor forma possível., 

Não se perca nas configurações

A grande maioria das pessoas que estão procurando um roteador são consideradas como leigas, ou usuários que não possuam grandes conhecimentos técnicos. Por isso que a grande maioria dos usuários podem acabar se assustando quando precisam entrar em contato com todas as opções de configuração que um roteador pode oferecer. 

Por isso, é muito importante dar preferência para os dispositivos que ofereçam opções de configuração mais simplificadas. Muitas fabricantes oferecem algumas outras soluções que ajudam os usuários neste sentido. Existem aplicativos, por exemplo, que ajudam a guiar as pessoas em todos os passos para que elas consigam configurar os equipamentos de acordo com suas necessidades. 


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: