Topo

Internet lenta pode ser culpa do roteador wireless; Veja o que fazer

5.00 / 5 - 1
Comente

Acessar a internet tornou-se algo extremamente comum ao dia-a-dia da maioria dos Brasileiros, principalmente se contabilizados os acessos feitos através de smartphones e outros gadgets que geralmente utilizam sinal via wi-fi. Diante disso, uso de roteadores wireless passou a ser uma realidade na maioria dos ambientes.

Em meio a esse cenário, o maior impasse se desenha quando os roteadores passam por algum tipo de problema, o que geralmente é apontado como a maior causa de quedas de internet. Para ajudar quem enfrenta esse tipo de situação, decidimos trazer algumas dicas que podem ser úteis no momento de reparar os problemas com os aparelhos wireless. Confira!

Internet lenta pode ser culpa do roteador wireless; Veja o que fazer

Identificando a origem do problema

O primeiro passo pra quem deseja corrigir qualquer problema é identificar a origem do mesmo, portanto, começaremos por ele. Para identificar a origem, é preciso desconectar o sinal wi-fi de todos os aparelhos que utilizam-se do mesmo, conectando em seguida um dispositivo diretamente no cabo de internet. Se a velocidade da internet ficar boa, experimente desconectar o cabo e ligar o wi-fi do aparelho em questão, se a internet voltar a ficar lenta é bem provável que problema seja de fato o roteador.

Reiniciando o roteador

Pelo fato de ficar ligado constantemente, o roteador wireless pode apresentar algum problema por não reiniciar normalmente depois de eventuais instabilidades da rede elétrica, no caso de esse ser o caso, o simples fato de reiniciar o roteador já será suficiente para restabelecer a velocidade da internet.

Usando o ‘reparador’ para diagnosticar problemas na conexão da internet

Alguns sistemas operacionais, a exemplo do Windows, possuem uma ferramenta capaz de realizar automaticamente o diagnóstico de problemas relacionados à rede wireless, por isso, pra quem usa dispositivos que dispõem desse recurso a dica é colocar o ‘reparador’ em execução, ele geralmente consegue apontar com precisão os problemas da conexão, que inclusive muitas vezes estão mais relacionados ao DNS da própria rede, que ao roteador propriamente dito.

Experimentar mudar o roteador de lugar

Caso as dicas não resultem em melhorias na velocidade da internet, outra sugestão válida é mudar o roteador para um lugar em que o sinal possa se propagar de maneira mais livre, ou seja, com pouco ou nenhum obstáculo no caminho até os dispositivos que o utilizarão. Em todo caso, não observando bons resultados, o melhor a se fazer é ligar para a operadora a fim de buscar ajuda dos técnicos e especialistas.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: