Topo

Descubra como melhorar o sinal do roteador wireless

Comente

A tecnologia desde muito tempo vem sendo aliada do ser humano em suas mais diversas atividades, e a conexão com a internet como parte dela, tem desempenhado papel fundamental nesse processo.

A internet banda larga, desde seu surgimento, proporcionou de fato inúmeros benefícios aos usuários, entretanto, algo que ao longo do tempo acabou se tornando desnecessário para muitos e porque não dizer incômodo, é a presença dos cabos e fios para que o sinal chegue até os computadores e outros dispositivos, algo que deixou de ser um problema a partir do surgimento da internet wireless.

Leia também:

Embora em um primeiro momento a ideia de ter internet wifi em todos os cômodos da casa, seja algo simples, o fato é que alguns fatores podem acabar tornando esse processo mais complexo do que muitos desejam, objetos eletrônicos, e problemas arquitetônicos, são apenas algumas das eventuais complicações que podem prejudicar o sinal, por isso, na sequência, mostraremos algumas dicas que podem ser úteis para amenizar os problemas.

Descubra como melhorar o sinal do roteador wireless

como-melhorar-sinal-wireless

Atualizar o firmware do roteador e outros aparelhos úteis

Todo aparelho utilizado para a transmissão do sinal, incluindo o roteador, necessita de atualizações tanto quanto os softwares do sistema operacional, para conseguir as atualizações de software a melhor maneira tende a ser buscando no site do desenvolvedor os últimos pacotes de atualizações.

Centralizar a localização do roteador

Para que o sinal da internet se estenda pela máxima extensão possível da casa, o ideal é centralizar a localização do roteador, deixando-o em uma posição de centro da residência, o mesmo poderá distribuir igualmente para todos os cômodos próximos a ele o perfeito sinal.

Remover obstáculos do caminho

Para obter um bom sinal de rede sem fio o ideal é que os obstáculos, bem como paredes, pisos e eventuais objetos metálicos, fiquem distantes do roteador, isso tende a aumentar exponencialmente a capacidade de transmissão de internet. Dentre os principais aparelhos para manter afastado do roteador destacam-se aparelhos telefônicos, microondas, monitores de bebês e até mesmo espelhos.

Amplificador de sinal bidirecional

Caso o alcance não sofra melhora após os procedimentos já sugeridos, o mais recomendável é a aquisição de um amplificador de sinal bidirecional, sua função é melhorar o envio e recebimento de sinal Wireless.

Ajustes no gerenciador de energia

Geralmente o adaptador wireless de laptops segue um plano pré-estabelecido de energia que, em determinados casos, pode limitar a qualidade de recepção de sinal. Para evitar isso, basta acessar no laptop o caminho “Painel de Controle” > “Opções de Energia” > “Alterar configurações do plano” > “Alterar configurações de energia avançadas” > “Configurações de adaptadores sem fio”. Após localizar o ponto de configuração, basta alterar o plano de energia para um que permita maior utilização dos recursos da máquina.

Investir em um novo roteador

Caso os ajustes já mencionados não estejam ainda surtindo os efeitos desejados, e o roteador seja um de 2,4 GHz, o ideal é considerar a troca por um outro mais potente, com frequência de 5 GHz, esse tipo de aparelho será capaz de evitar um nível maior de interferências, o que resultará em melhores resultados.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: