Topo

O que significa 'www'? Veja as curiosidades e a história da internet, que completa 25 anos

Comente

Todos os dias milhões ou talvez bilhões de pessoas acessam a internet e a essas alguns dos termos mais populares da internet são absolutamente normais, entretanto, o que muita gente não sabe, é que mesmo os mais simples termos hoje utilizados na grande rede, sempre tiveram algum significado mais profundo do que aquele enxergado pela maioria.

Termos como “www”, que é visto por muitos como uma mera introdução de domínio de um site, por exemplo, é na verdade um sinônimo do que é de fato a internet desde seu surgimento. Surgimento esse que se deu há 25 anos graças a um cientista chamado Tim Berners-Lee, que conseguiu lançar as bases dessa nova era de tecnologia e informação.

O que significa ‘www’? Veja as curiosidades e a história da internet, que completa 25 anos

internet-completa-25-anos-www

O lugar onde surgiu a base da internet

Em uma pequena sala de pesquisa do CERN, que era a Organização Europeia para Pesquisas Nucleares, Tim Berners-Lee lançava, há duas décadas e meia, aquilo que em pouco tempo se tornaria uma das mais inovadoras descobertas do planeta, foi nessa época, aliás, que o termo “www” foi esboçado pela primeira vez.

O que levou o cientista à descoberta da internet

O cientista cujo nome completo era Timothy Berners-Lee, era na verdade um físico inglês, durante a descoberta dos alicerces da internet, sua busca era por soluções que fossem capazes de preservar e difundir informações geradas a partir dos experimentos no CERN. Ele entendia que com maior facilidade e agilidades na disponibilização das informações, a velocidade das pesquisas poderia ser otimizada, permitindo assim resultados mais rápidos e eficientes.

Em linhas gerais, o grande ponto foi que, ao invés de usar a lógica de uma árvore para o acessar a informação, ele imaginou que se conseguisse acessar essas tais informações usando círculos e setas, todo o processo poderia ser facilitado.

Boa parte da ideia original da internet foi mantida até hoje

O primeiro documento criado por Timothy Berners-Lee, não chegava a ser exatamente a internet propriamente dita, entretanto, era certamente todo o pilar para o surgimento dela. Esse documento já trazia algumas expressões que ainda hoje são utilizadas quando se fala em internet, e isso, aliás, é um dos pontos que mais chamam a atenção, os termos mais comuns são browsers, hiperlinks, e o próprio termo “web”.

O surgimento do primeiro site

Apesar de o documento inicial ter sido criado por volta de 1989 e já ter sido praticamente todo o conteúdo necessário para o surgimento efetivo da internet, o fato é que o primeiro website somente foi criado em 1991 pelo próprio Berners-Lee, ou seja, cerca de dois anos depois. O site que era ainda um tanto rudimentar e contia apenas texto, utilizava uma máquina NEXT como servidor, o domínio era info.cern.ch.

Algo interessante sobre o NEXT que foi utilizado como servidor do primeiro projeto, é o fato dele ter sido criado pela empresa que levava o mesmo nome e tinha à frente ninguém menos que Steve Jobs, que na ocasião estava afastado da Apple. Tempos depois o NEXT viria a se tornar o MAC OS, que é o sistema operacional utilizado em computadores e diversos outros produtos da marca da maçã.

Leia também:

O aniversário de 25 anos da internet

Passadas duas décadas e meia, a internet é hoje uma das mais evidentes marcas da evolução tecnológica, o projeto que há 25 era esboçado, acabou sendo responsável pelo surgimento de empresas afortunadas que não existiriam sem o mesmo. Nomes como Facebook, Google, Youtube, Yahoo, além de inúmeros outros que se popularizaram pela web, possivelmente jamais teriam existido não fosse o surgimento dessa maravilha chamada internet.

Diante da importância da web, internautas do mundo inteiro têm postado suas celebrações nas redes sociais utilizando #web25. Na sequência você poderá conferir na íntegra um vídeo publicado de maneira especial pelo próprio Tim Berners-Lee, comemorando a data especial.

Confira o vídeo do criador da internet


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: