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Como conseguir tráfego orgânico para o seu site

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Colocar o seu site no topo das buscas orgânicas não é uma tarefa fácil, há  concorrência é alta e atualizações no algoritmo ocorrem a todo tempo. 

Porém há 5 pontos que nunca mudam e que podem garantir que o seu site ou loja virtual não sofra grandes variações na SERP, quando ocorrerem essas atualizações.

Como conseguir tráfego orgânico para o seu site

Continue a leitura e descubra como aumentar o tráfego orgânico do seu site!

1.Otimize para os seus leitores, não para os motores de busca

Um conteúdo educacional de qualidade irá naturalmente melhorar o seu SEO. Isso significa escrever um conteúdo que ajude os seus leitores, e possivelmente gerar vendas. 

Ao criar conteúdo que explore os principais problemas das suas personas e as palavras-chave que elas usam nas pesquisas, utilize ferramentas de SEO para levantar quais são os melhores termos e dúvidas, assim você irá melhorar a sua classificação nos mecanismos de buscas.

Para criar este tipo de conteúdo, é preciso entender a sua persona, através de perguntas como: 

  • Quem são eles? 
  • O que eles querem comprar? 
  • Quanto eles pretendem gastar?
  • Que termos de pesquisa eles usam quando procuram o que você está vendendo? 

Você precisa saber essas informações se quiser criar o conteúdo mais relevante, útil e lucrativo.

Por exemplo, digamos que a sua buyer persona, é uma mãe com um filho pequeno, que mora em uma cidade grande e tem um trabalho que ocupa grande parte do seu dia.

É preciso entender que ela fará pesquisas enquanto está preparando o filho para ir a escola, buscará serviços e produtos enquanto caminha pelos corredores do supermercado ou até mesmo antes de dormir, após um dia exaustivo.

Então se você vende produtos para crianças, um conteúdo como: “X brinquedos que podem ajudar o seu filho(a) a dormir mais rápido” tem grandes chances de gerar conversões, já que é um problema mais próximo da realidade dela. 

SEO é importante, mas foque em ajudar os leitores e não apenas em uma sequência de palavras-chave otimizadas. Foque nas dores dos seus leitores!

2.Publique em seu blog regularmente

Uma boa maneira de aumentar o tráfego orgânico do site é criar conteúdos relacionados aos seus produtos.

Se você quiser levar a ideia de blog um pouco mais longe, você também deve criar conteúdos em vídeos, pois os seus leitores podem preferir outras formas para consumir o seu produto. O marketing de conteúdo quando utilizado em blogs, consiste em escrever artigos, baseados nas dúvidas que surgem nas pesquisas dos usuários, e respondê-las da melhor forma possível.

Ao escrever um artigo, você tem a oportunidade de torná-lo mais amigável e interessante para seus leitores. Você pode adicionar fotos, estatísticas, mapas, vídeos e outros elementos multimídia. 

O blog é uma boa maneira de criar muito conteúdo útil e otimizado para a sua persona. E se você fizer isso direito, poderá se tornar uma referência para os seus leitores.

3.Faça parcerias com outros sites

A blogosfera é um lugar onde as pessoas escrevem sobre coisas pelas quais são apaixonadas. Então, se você tem um site de grande audiência e quer aumentar sua visibilidade e tráfego, uma das melhores coisas que você pode fazer é começar a publicar seus conteúdos em sites de outras pessoas, assim você gera mais tráfego para o seu parceiro, cria autoridade para a sua marca e acaba atraindo tráfego qualificado para o seu site.

Este “tráfego de referência” pode trazer novos assinantes para o seu blog, que poderão se tornar novos compradores, reduzindo o seu custo por lead drasticamente. 

Avalie bem os seus parceiros, selecione os temas e crie parcerias estratégicas para o seu negócio.

4.Use a mídia social

Você deve construir uma presença em redes sociais como Pinterest, LinkedIn, Twitter, Instagram e Facebook, etc. Essas atividades ajudam a sua marca e site a aparecerem na internet.

Você pode criar conteúdos exclusivos para as suas redes sociais, mas também pode compartilhar os artigos do seu blog e gerar tráfego dessas redes sociais.

Este também é um tráfego orgânico, já que não é preciso investir em anúncios da plataforma.

5. Fique atento aos assuntos em alta

Através do Google Trends, você poderá identificar assuntos que estão em alta em todo o país. Quando você cruza essas informações com posts que estão sendo compartilhados nas redes sociais, é possível identificar ou até mesmo aproveitar um tema que está sendo muito compartilhado, para criar um conteúdo no seu blog e atrair mais pessoas para o seu site.

Isso a um custo extremamente baixo e pode ser altamente lucrativo. Claro que nem sempre terão temas polêmicos ou de alto engajamento, e que podem ser associados a sua marca, mas através desta plataforma é possível até mesmo identificar um conteúdo que está começando a crescer e criar uma estratégia para colocar o seu site na primeira posição, para quando o tema realmente se popularizar.

6. Tenha muitos canais de tráfego

É evidente a importância das redes sociais e o fato de que a sua marca precisa estar em diferentes plataformas, pois você não sabe quando ela mudará a regras, e por este motivo você deve ter o seu próprio site, pois você terá total controle sobre o design, conteúdo, etc.

Utiliza plataformas que facilitem a construção de sites e lojas virtuais, assim você poderá concentrar as suas energias no conteúdo e na estratégia de disseminar o seu conteúdo através dessas redes sociais.

Gostou dessas dicas? Então compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais e caso tenha alguma dúvida, compartilhe conosco nos comentários.

William Mendes é consultor de Marketing na LogosBR, Atua no mercado de Marketing Digital desde 2014, atendendo empresas da China, Espanha, Portugal, Israel e Estados Unidos.


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