Topo

O que é e qual a utilidade de um blog

Comente

Em relação à internet, existem, ainda hoje, alguns assuntos que, embora pareçam bastante difundidos, geram certa dúvida, principalmente àqueles que ingressaram mais recentemente no universo online.

Recentemente, visando auxiliar aos mais leigos em relação aos diversos tipos de serviços que se tem à disposição, até mesmo de maneira gratuita na internet, iniciamos uma série de artigos explicando alguns desses serviços de uma forma até certo ponto genérica, entretanto, muito objetiva, e nesse artigo falaremos sobre algo muito comum na atualidade, que são os blogs.

Veja o que é um blog e qual sua utilidade

o-que-e-um-blog

Frequentemente algumas pessoas confundem blogs com sites e essa confusão é perfeitamente compreensível, dadas as semelhanças entre eles, entretanto, algumas diferenças podem ser observadas e são nessas diferenças que iremos nos ater.

Um site pode ser definido como uma página online de conteúdo, que pode ser de caráter empresarial, informativo, promocional, e por aí se estende a lista, entretanto um site possui padrão mais formal, ou seja, não existe, de modo geral, interatividade com o usuário e, assim sendo, o objetivo é apenas transmitir uma imagem, mensagem ou conteúdo sem abrir mão dos padrões mais clássicos e convencionais.

Por outro lado, um blog, embora pareça ter as mesmas características, se difere justamente pela possibilidade maior de interação. Geralmente em um blog os leitores e visitantes tem a possibilidade de opinar, escrever seus comentários, interagir com os criadores do conteúdo do blog, e muito mais.

Para compreender com maior clareza, basta pensar que um site é algo concebido por uma empresa, e um blog é algo mais pessoal, no qual, em tese, se pode ter contato mais direto com seu criador em conversa ou interação que foge às regras de formalidade.

Pra que serve um blog

Um blog pode servir aos mais variados interesses, existem até mesmo empresas que criam blogs para suas marcas a fim de criar maior empatia com o cliente, fazendo com que estes interajam diretamente com os gestores ou funcionários da mesma, entretanto, de modo geral, um blog pode ser criado por qualquer pessoa que tenha interesse por determinado assunto e deseja compartilhar com amigos ou quaisquer pessoas da web seus interesses, opiniões, ou quaisquer outras coisas.

Em resumo um blog serve para criar conteúdo e promover esse conteúdo sem a formalidade que seria exigida em um site, além do que, existem excelentes plataformas gratuitas para criação de blogs, como por exemplo, o Blogger e o Tumblr.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: