Topo

Black Friday Brasil 2014: veja dicas para comprar online com segurança

5.00 / 5 - 1
Comente

A Black Friday 2014 acontece nessa próxima sexta-feira (28), pelo que, já tem muita gente de olho no calendário (e no relógio) para não perder o as primeiras horas de ofertas do festival, que aliás, promete vir recheado de promoções nessa edição.

Junto de toda essa expectativa, porém, há também o receio que muitos consumidores ainda têm de acabar sendo fraudado no período. Isso se deve principalmente ao histórico do festival no país, já que em outras edições foram muitos os casos de consumidores lesados por determinados estabelecimentos.

Leia também:

Diante disso, no intuito de ajudar aqueles que desejam minimizar os riscos e aproveitar as promoções que de fato valem a pena,apresentamos a seguir algumas dicas básicas que podem fazer total diferença. Veja!

Black Friday Brasil 2014: veja dicas para comprar online com segurança

dicas-para-comprar-black-friday

Informação

O primeiro passo para evitar fraudes é reunir informações a respeito da loja na qual se deseja comprar. Nesse momento, a lista do Procon que contém as lojas que possuem histórico negativo pode ser de grande utilidade. Além disso, é importante observar também a reputação do estabelecimento em sites de reclamações, como o “Reclame Aqui”, por exemplo.

Observação

Não obstante, é preciso observar também os sinais deixados por outros clientes que já adquiriram algum bem na loja pretendida. Esse tipo de sinal pode ser visto tanto nos perfis do site em redes sociais, quanto em espaços de comentários no próprio endereço eletrônico da loja.

Vale ressaltar ainda que as informações publicadas por consumidores em fóruns de compra e outros sites do gênero, selos ou ‘badges’ de qualidade (como o do e-Bit, por exemplo), também podem ser de grande valia.

Desconfiança

Antes de decidir por uma compra, desconfie de preços que estejam muito abaixo do normal, especialmente em lojas desconhecidas. Se a loja na qual pretende comprar não é tão famosa, e você não conseguiu reunir informações suficientes para determinar o nível de credibilidade da mesma, talvez seja melhor procurar um pouco mais, na expectativa de encontrar algo similar em um site mais confiável.

Além disso, opte sempre por estabelecimentos que oferecem sistema de pagamentos seguro, com criptografia de dados SSL. Os sites que oferecem esse tipo de segurança, por exemplo, são identificados pelo “HttpS” antes de seus endereços eletrônicos, enquanto os demais são exibidos somente com “Http”.

Segurança e privacidade

Cuide de sua segurança e privacidade. Ao efetuar um cadastro em loja virtual, evite usar a mesma senha utilizada em contas bancárias, cartões, ou até mesmo e-mails. Além disso, preocupe-se em informar apenas os dados considerados obrigatórios pela loja, optando sempre por lojas que possuem bom histórico e boa reputação.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: