Nessa comparação vamos analisar duas das principais ferramentas de e-mail marketing disponíveis no mercado: GetResponse e MailChimp. Apesar da MailChimp ser a ferramenta mais comentada no mercado brasileiro, inúmeras pessoas tem comentado do bom custo benefício da GetResponse.
Uma ferramenta de e-mail marketing basicamente é uma solução que simplifica a captura de e-mail e outras informações de usuários que estão navegando seu site e executa todo o envio de comunicações por e-mail. Ferramentas mais robustas como as que estamos tratando aqui conseguem inclusive automatizar mensagens e criar réguas de relacionamento. Na prática, o grande objetivo dessas empresas é facilitar o processo de executar marketing por e-mail.
PREÇO (VENCEDOR: MailChimp)
MailChimp possui uma versão gratuita com menos funcionalidades com a qual você pode trabalhar até 2000 usuários. Para profissionais de marketing esse volume geralmente é pequeno, mas, costuma ser o suficiente nos primeiros meses de pequenas empresas.
Ou seja, MailChimp é uma boa solução para quem está começando e não está disposto a pagar mais para ter acesso a recursos mais avançados de uma plataforma de e-mail.
Ambas as plataformas são precificadas conforme o número de assinantes:
Assinantes | GetResponse | MailChimp |
2500 | US$25 | US$35 |
5000 | US$45 | US$50 |
10000 | US$65 | US$80 |
25000 | US$145 | US$155 |
Na maioria das vezes a GetResponse vai custar alguns dólares a menos que a MailChimp, porém, é menos flexível em seu sistema de precificação. Com o MailChimp você conseguirá evoluir de 2.500 e-mails para 2.800 ao invés de 5.000 como é na GetResponse. Por isso, algumas vezes a plataforma da MailChimp acaba sendo mais em conta e as vezes um pouco mais cara.
Porém, se você trabalha com marketing digital e e-mail marketing é parte essencial do seu cotidiano, vale ressaltar que a GetResponse possui descontos de até 30% para pacotes de 2 anos, o que torna a ferramenta muito mais atrativa.
INTERFACE DO USUÁRIO (Empate):
As duas soluções possuem excelentes experiências e a interface das plataformas são de bastante qualidade.
Abaixo separei algumas fotos das duas plataformas para ilustrar alguns de seus principais recursos. Vamos começar pela parte de criação de e-mails da GetResponse:
Na GetResponse você fará configurações básicas do e-mail como o título e poderá escolher se prefere utilizar algum dos templates gratuitos existentes ou se prefere trabalhar com código HTML aberto.
A galeria de templates disponíveis é bastante ampla e você consegue encontrar e-mail com os mais diversos formatos e temas.
Após ter selecionado o template que melhor se adequa ao seu negócio você pode brincar com ele os recursos drag and drop. Você pode adicionar novas imagens, trocar os textos, adicionar novos elementos e acompanha como está ficando seu e-mail em mobile e desktop em tempo real.
A parte de criação de páginas de destino também é bastante parecida. Você pode escolher o template que for mais interessante para o seu negócio dentre uma infinidade que está disponível. Todas as páginas são de excelente qualidade e otimizadas para navegação em celular.
Após ter selecionado o seu template você pode personalizá-lo como preferir. Alterar textos, fotos e adicionar vários outros efeitos.
Já na MailChimp a tela para seleção de um dos templates de e-mails existentes é conforme abaixo:
Após ter selecionado o template desejado você poderá também personalizá-lo com recursos de drag and drog.
Na parte de criação de páginas de destino a solução da MailChimp possui bem menos recursos. Na prática, a MailChimp apenas cria páginas simples com formulários para captura de e-mail e você tem pouco poder de personalização.
RECURSOS (VENCEDOR: GetResponse)
Recursos | GetResponse | MailChimp |
Templates de e-mail gratuitos | Sim | Sim |
Criador de e-mails drag and drop | Sim | Sim |
Criador de páginas de destino | Sim | Não |
Formulários de captura de e-mail | Sim | Sim |
Segmentação de lista de usuários | Sim | Sim |
Teste A/B | Sim | Sim (mais simplificada) |
Acompanhamento de metas | Sim | Sim |
Integração com mídias sociais | Sim | Sim |
Extensa galeria de fotos | Sim | Não |
Pesquisas/Surveys | Sim | Não (porém integra com o SurveyMonkey) |
Ambas as plataformas oferecem uma infinidade de recursos que cobrem a grande maioria do que as empresas esperam de uma solução de e-mail marketing.
- Editores para criar templates de e-mail marketing.
- Inúmeros recursos de automação (Por exemplo, recursos para enviar e-mails automaticamente para os usuários que não abrem suas mensagens a muito tempo ou enviar e-mails para os usuários que estão completando aniversário).
- Ferramentas de teste A/B (A GetResponse possui uma solução mais completa de testes).
- Segmentação de usuários.
- Relatórios detalhados e estatísticas da performance da campanha.
- A GetResponse possui uma interface completa de criação de landing pages.
A tabela acima deixa muito claro. A MailChimp oferece recursos mais que suficientes se você é um usuário iniciante, porém, se você é um profissional de marketing e que procura uma solução mais robusta a GetResponse é a melhor opção.
CONCLUSÕES FINAIS
Ambas as plataformas são muito boas e não existe um vencedor claro nessa competição, vai depender das necessidades do seu negócio.
Se a o plano gratuito da MailChimp incluísse todas as funcionalidades da plataforma, sem dúvida seria a melhor opção disponível no Mercado. Porém, é bastante compreensível a versão gratuita ser limitada.
Como acontece com a maioria das soluções não existe uma melhor opção universal. Algumas pessoas dizem preferir a MailChimp enquanto outras inquestionavelmente preferem a GetResponse.
Mas, afinal de contas, qual é a melhor solução?
MailChimp parece ser a melhor opção para iniciantes. O pacote gratuito para até 2000 usuários apesar de limitado é suficiente para a criação de newsletter básicas e fazer seu negócio funcionar por alguns poucos meses.
Por outro lado, a GetResponse possui mais recursos, melhores opções para realizar testes A/B e um robusto criador de landing pages (se você estiver disposto a pagar um pouco a mais por isso). Tudo isso faz com que a GetResponse seja uma ferramenta ideal para empreendedores e profissionais de marketing com conhecimentos mais avançados.
A melhor forma de saber qual plataforma é a ideal para o seu negócio é de fato testando. A GetResponse te permite realizar um teste gratuito da plataforma por 30 dias com todos os recursos. A Mailchimp também te oferece um período de teste, porém, do seu pacote mais simples.
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