Topo

Gosta de quibe? Veja curiosidades e dicas para preparar o clássico da culinária árabe

Comente

O quibe é um salgado muito amado pelos brasileiros e que está sempre ao lado das esfihas no balcão da lanchonete. Trata-se de um dos pratos mais populares entre os brasileiros quando o assunto é a cozinha árabe.

Por ser encontrado facilmente no país, no entanto, muita gente tem a errada impressão de que se trata de um prato de preparo simples, não é. E o motivo dele não ter preparo tão fácil quanto parece é que existem muitas variações no que diz respeito aos ingredientes e preparo, o que naturalmente, resulta em diferentes sabores.

Felizmente, porém, conhecendo um pouco mais sobre o alimento e obtendo algumas dicas de como lidar com seu preparo, é possível contornar quaisquer eventuais dificuldades e preparar uma receita de quibe saborosa. Sabendo disso, mostramos a seguir alguns truques e informações importantes sobre esse alimento. Veja!

Dicas e sugestões para o preparo de um bom quibe

Gosta de quibe? Veja curiosidades e dicas para preparar o clássico da culinária árabe

Um prato bem popular

Veja também:

A palavra quibe vem do árabe "kibbeh" ou "kubbah", que significa "bola". Ele se tornou popular no Brasil por causa da imigração sírio-libanesa, sendo um prato bem popular nos dois países, assim como em outros lugares, como Jordânia, Egito, Armênia e até na Turquia. Fora desses países, há também os domenicanos, argentinos e mexicanos que acrescentaram o prato ao seu menu.

Apenas de boi?

O quibe brasileiro é preparado à base de carne bovina, mas, originalmente, o prato é preparado com carne de cordeiro. Entretanto, existem outras combinações exóticas em relação ao paladar brasileiro, como quibe de camelo ou de cabra. Exemplo disso é que em algumas regiões litorâneas do Líbano, principalmente na cidade de Trípoli, o quibe é preparado à base de peixe.

Frito, assado ou cru

Existem diferentes formas de preparar esse prato, pois ele pode ser assado na forma, frito, cozido servido como coalhada ou mesmo cru, podendo ainda funcionar bem com folhas de hortelã, cebola crua e azeite. Mas essas não são as únicas formas de preparo, existem outras formas regionais, como o Kubba Halab, uma receita síria que mistura uma casca de bolinho de arroz com recheio de quibe.

Cortes de carne

O melhor corte de carne bovina para preparar o quibe brasileiro é o patinho, seja no preparo assado, cru ou frito. Para o bolinho ficar mais unido e assim formar a bolinha perfeita, a dica é moer a carne duas vezes. Para os vegetarianos, existe também uma versão do bolinho, onde usa-se a proteína de soja. Outra opção é a abóbora, que também funciona muito bem no preparo de quibe vegetariano.

Atenção ao trigo

Uma coisa que é importante ter em mente na hora de preparar o quibe é que a escolha do trigo é tão importante quanto a escolha da carne. Conhecido como triguilho ou bulgur, ele precisa ser hidratado antes do preparo e espremido antes de ser acrescentado à massa de carne. A proporção usada de carne e trigo vai depender do tipo de receita, mas na maioria das vezes usa-se meia porção de trigo para uma porção de carne.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: