Topo

O Windows 10 foi lançado! Veja 10 motivos pra fazer o upgrade em seu PC agora mesmo

5.00 / 5 - 1
Comente

A última quarta-feira (29) foi o dia da Microsoft na internet. E não, não estamos falando de uma data comemorativa da marca de Bill Gates ou qualquer coisa do tipo, o dia foi especial para a empresa porque marcou a chegada da aguardada e já aclamada versão oficial do Windows 10.

O novo sistema operacional foi disponibilizado gratuitamente e rapidamente baixado por inúmeros usuários interessados em experimentar as novidades, que aliás, não são poucas. E se você ainda está relutante em fazer o upgrade em seu computador, esse artigo talvez possa lhe ajudar nessa decisão.

Veja algumas das razões pelas quais você pode querer atualizar seu PC para o Windows 10

Windows 10

Interface e recursos familiares

Quando o Windows 8 chegou, muitos usuários ficaram receosos em fazer a atualização, afinal, o sistema trouxe uma série de modificações substanciais tanto em relação à interface quanto no que diz respeito às funcionalidades.

Agora no caso do Windows 10, no entanto, o caminho é quase o inverso. Se uma das maiores críticas dos usuários em relação á versão anterior era o fato dela ter extinguido o famoso Menu Iniciar, agora o sistema resgata de volta o recurso, para alegria dos saudosistas.

E essa não foi a única coisa familiar no novo sistema não, a interface é bastante amigável e remete o usuário ao que havia de melhor nas versões mais populares do Windows como a 7 e a XP, por exemplo, que estão entre as mais utilizadas em todo mundo.

Agora se você já tinha se acostumado com o Windows 8 também, não tem problema, o novo sistema tem suporte para os live tiles (blocos dinâmicos) que foram marca registrada da versão. Além de tudo ao migrar ninguém perde nenum arquivo armazenado no computador.

Leia também:

Assistente virtual disponível

Se você usa Android ou um dispositivo móvel da Apple, é possível que já tenha experimentado e até se habituado ao uso da assistente virtual disponíveis nesses sistemas, certo?

Pois bem, a boa notícia é que agora com o Windows 10 todos poderão ter acesso a uma assistente, essa batizada pela Microsoft de Cortana, aquela mesma que já estava disponível no Windows Phone.

Embora ainda não fale português, a ferramenta está disponível nativamente no novo sistema, além do que, de acordo com a Microsoft, todos os brasileiros poderão aproveitar todo potencial da assistente até o fim do ano.

E se você não sabe exatamente o que uma assistente virtual faz, saiba que de maneira direta ela pode simplesmente facilitar seu dia a dia. Com ela é possível fazer pesquisas por voz, encontrar documentos, conseguir informações sobre o clima e muito mais, tudo isso usando apenas a voz. E só pra lembrar, a Cortana foi disponibilizada também para Android e iOS.

Segurança ao extremo

Nada mais clichê que uma empresa dizendo para seu cliente que o seu produto mais recente é superior que os anteriores, certo? Mas no caso do Windows 10 a Microsoft enumera a lista de alterações que fazem do sistema o melhor já lançado pela empresa no que diz respeito à segurança.

Uma delas, por exemplo, é repaginada do Windows Defender, o antivírus nativo do sistema foi reformulado para se equiparar aos maiores softwares do gênero. Ele é atualizado constantemente e consegue proteger os usuários até mesmo dos malwares mais recentes, agindo inclusive de maneira praticamente instantânea.

Além disso, o sistema promete uma navegação extremamente segura com o recurso SmartScreen, do Microsoft Edge. Com isso o broswer pode monitorar as páginas web e proteger os usuários contra ataques de pisshing, que tem objetivo de roubar informações pessoais.

Como se não bastasse ele também tende a bloquear os sites que são detectados como fontes de malware, mantendo ainda um banco de dados na nuvem que fornece aos usuários informações sobre os sites mais nocivos da rede.

Novo navegador da Microsoft

Uma das novidades mais aguardadas do Windows 10 é o Microsoft Edge, o novíssimo navegador da Microsoft que promete uma série de diferenciais em relação ao cada vez menos utilizado Internet Explorer.

O novo brower foi desenvolvido do zero e feito para se adaptar aos padrõs atuais da internet, fornecendo navegação rápida e eficiente com uma impressionante gama de bons recursos.

Entre as novas funcionalidades o usuário tem a opção de fazer anotações diretamente nas páginas que está visitando e até compartilhá-la facilmente com outros internautas. Outra novidade é o “Modo Leitura”, que quando ativado elimina eventuais distrações da página para que o usuário possa se concentrar apenas no texto que está lendo.

Não obstante, a barra de endereços do Edge também pode oferecer determinadas informações de maneira nativa, o que inclui condições climáticas, valor de ações na bolsa de valores e até a possibilidade de se fazer cálculos simples.

Amigável aos gamers

Quem gosta de jogar no PC tem uma razão especial para fazer o upgrade para o Windows 10. O sistema traz agora o DirectX 12, que é o mais recente conjunto de APIs gráficas da Microsfot. Isso significa que os jogos que rodarem no sistema exigirão menos do computador e em contrapartida terão um desempenho bem melhor.

Além disso, os jogadores que utilizarem o console Xbox One poderão transmitir ao vivo as partidas ou ainda jogar no PC ou no tablet. Tudo isso por causa da função DVR Game, que permitirá aos jogadores a gravação de gameplays de forma nativa, sem necessidade de qualquer aplicativo.

Multitarefa

E a Microsoft também pensou na produtividade de quem utiliza o computador para trabalho. Um conceito chamado Multitasking pretende explorar a ideia de multitarefa, assim com o auxílio dele e do recurso Snap Assist, a organização da área de trabalho se torna bem mais eficiente.

Além disso o sistema tem a função de múltiplos desktops, que já existiam antes em plataformas como Linux, por exemplo. Como o nome sugere, ela permite a criação de mais de uma área de trabalho, gerenciando-as de acordo com a necessidade.

Excelentes app nativos

O novo sistema operacional também oferece aos usuários agora uma série de aplicativos nativos. Dessa forma o usuário pode simplesmente instalar o sistema e já começar usá-lo para as tarefas mais básicas sem ter que fazer download de mais nada. Entre as ferramentas disponíveis no sistema estão Photos, Maps, Groove, Mail & Calendar e até o Movies&TV, por exemplo.

Nada de senhas!

E pra quem não gosta de se preocupar com senhas difíceis e nem perder tempo digitando a sequência antes de desbloquear o computador, a boa notícia é que o sistema tem agora nativamente um recurso chamado Windows Hello. Ele usa o reconhecimento facial com o rosto do dono do PC para desbloquear o sistema.

Modo Tablet on/off

E se com o Windows 8 muita gente reclamou também do visual pensado para tablets e pouco funcional nos computadores sem touch, com a chegada do Windows 10 esse problema chegou ao fim. O novo sistema tem um modo tablet que pode ser ativado ou desativado dependendo do dispositivo usado.

Mudanças na Central de Ações

E todo potencial da Central de Ações do sistema agora também pode ser aproveitada. Ela agora reúne todas as notificações do sistema e substitui a Charm Bar, que foi outro recurso pouco aceito na chegada do Windows 8. Através dela é possível fazer configurações rápidas em recursos como Wi-Fi, Bluetooth, volume e brilho, dentre outros.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: