Topo

Velocidade mínima da banda larga sobe para 30% em Novembro

Velocidade mínima da banda larga... a partir desse mês de Novembro, subiu para 30% do plano contratado... exigida pela Agência Nacional de Telecomunicações...
Publicidade
5.00 / 5 - 1
Comente

Em se tratando de internet, o Brasil possui um dos piores índices de desempenho, e um dos serviços mais caros do mundo, mas, infelizmente, isso não é sequer a ponta do iceberg.

Algo que, possivelmente, a maioria das pessoas não sabe é que nenhuma empresa das que estão em operação no País são obrigadas a entregar mensalmente a totalidade do serviço contratado pelo usuário, ou seja, existe uma meta pré-estabelecida pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) que é o que determina o percentual aceitável da entrega do serviço por parte das empresas.

Entenda sobre a velocidade mínima de Banda Larga no Brasil

velocidade-da-banda-larga-subira-para-30-por-cento
Até o mês de outubro, a exigência feita pela Anatel a todas as empresas fornecedoras de Internet banda larga no Brasil era que cada uma das operadoras entregasse o mínimo de 20% do plano contratado pelo cliente e atingisse uma disponibilidade média de 60% durante o mês.

Em um raciocínio rápido para facilitar o entendimento, se um consumidor pagava por 10 MB de velocidade e recebia em determinados dias do mês apenas 2 MB, este consumidor não teria motivos para se queixar desde que a média do mês chegasse também a no mínimo 6 MB de velocidade, ou seja, deveria se contentar com apenas 60% do plano contratado, a um preço caríssimo diga-se de passagem, e pasme, em diversas capitais brasileiras tal meta sequer vinha sendo atingida pelas empresas em operação, de acordo com a última medição divulgada há pouco mais de uma semana.

A medição da velocidade da internet no Brasil

Publicidade

A última medição de velocidade da internet realizada foi referente aos índices de entrega em setembro, e as empresas que não atingiram as metas de velocidade de Banda Larga Móvel em todos os estados onde a medição aconteceu foi a Oi, a Tim e a Vivo, enquanto que as que não cumpriram com as metas de banda larga tradicional foram a Oi, a Net e a GVT.

Leia também:

Agora no mês de novembro passaram a valer metas mais rigorosas às empresas, e é sobre isso que falaremos mais detalhadamente na sequência.

Velocidade mínima da banda larga sobe para 30% em novembro

Publicidade

Objetivando melhorar a situação da internet no Brasil, a Anatel  estipulou uma nova meta para as operadoras em atividade no País. A partir desse mês de novembro subiu para 30% do plano contratado a velocidade mínima exigida pela Agência Nacional de Telecomunicações, além disso, a média mensal de entrega dos serviços por parte das operadoras subiu também de 60% para 70%, a nova meta é válida até novembro do próximo ano, quando a mesma deve ser ampliada respectivamente para 40% e 80%.

COMO SÃO FEITAS AS MEDIÇÕES DA VELOCIDADE DA INTERNET NO BRASIL

Banda larga fixa

Para as medições de internet banda larga fixa, um sorteio é realizado a fim de determinar quais serão aqueles dentre os voluntários inscritos no site “www.brasilbandalarga.com.br”, que terão a oportunidade de cooperar com o objetivo. A partir do sorteio são instalados nas residências dos voluntários escolhidos alguns medidores que são os responsáveis por analisar alguns indicadores, abaixo você confere quais são os critérios. avaliados.

  • Velocidade instantânea – Essa é a métrica que indica as velocidade média para downloads e uploads.
  • Latência – Tempo gasto para ida e volta de um pacote entre a residência e o servidor que registra os índices.
  • Jitter – Uma espécie de variação da latência que determina as instabilidades na recepção dos dados enviados.
  • Perda de pacotes – Quando os dados enviados são interrompidos devido a má qualidade da conexão.
  • Disponibilidade – Mede quais os períodos do mês em que os serviços contratados estiveram de fato disponíveis ao consumidor.

Banda Larga Móvel

O processo para acompanhamento dos índices de velocidade da banda larga móvel são consideravelmente mais simples, sendo necessário para tanto tão somente a análise de dois indicadores, abaixo você confere quais são.

  • Taxa de Transmissão instantânea – Segue os mesmos padrões da internet banda larga fixa.
  • Taxa de Transmissão média – Apresenta os índices médios apurados durante o mês para a velocidade instantânea.

Em se tratando de medições de banda larga móvel, não é necessária a participação de voluntários, pois os medidores são inseridos em escolas da rede pública devido a uma parceria com o FNDE (Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação)


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: