Topo

Como saber se o seu dispositivo USB é seguro?

Comente

Hoje em dia a conexão USB acabou se tornando a conexão padrão para a grande maioria dos periféricos para computadores, notebooks e similares. Mas o que muitos usuários ignoram é o fato de que eles podem acabar se tornando um perigo. De acordo com uma pesquisa da empresa de segurança digital Eclypsium, a maioria dos periféricos baseados em Windows e Linux usam firmwares ou drivers “não assinados”, o que compromete a segurança e estabilidade do sistema operacional, assim como o bom funcionamento do dispositivo.

Estes drivers que são classificados como não assinados podem acabar deixando o Sistema Operacional do usuário vulnerável aos mais variados tipos de ataques, tais como ranomwares, spywares e até mesmo códigos que podem sequestrar completamente o equipamento. 

A assinatura de driver é uma chave de validação, que assegura que o software foi fornecido pelo mesmo fabricante do hardware e, portanto, se é confiável. Se o driver for não assinado, isso significa que ele pode ter sido fornecido por desenvolvedores mal intencionados.

Como saber se o seu dispositivo USB é seguro?

Veja também:

Para resolver este problema, é preciso utilizar novos drivers que sejam assinados pelo fabricante. Muitas empresas fazem isso de forma rotineira, disponibilizando os novos drivers para que possam ser baixados e instalados nas máquinas dos usuários. O problema é que nem sempre isso acontece de forma automática. 

Confira abaixo o passo a passo para verificar se um driver é assinado:

  • Abra o menu Iniciar e digite “Gerenciador de dispositivos”;
  • Entre no Gerenciador de dispositivos, escolha um dispositivo qualquer, clique com o botão direito e escolha “Propriedades”;
  • Vá na guia “Driver” e procure pelo campo “Assinador digital”. A empresa que assina o driver deve aparecer logo ao lado. Caso o campo apareça como “Desconhecido”, o drivers não é assinado;
  • Ao clicar em “Detalhes do Driver”, uma nova janela será exibida com uma lista de drivers instalados para este dispositivo. Os drivers assinados terão um ícone de certificado ao lado deles. 
  • Para aqueles que não estiverem marcados como assinados, cheque se existe algum tipo de atualização disponível através de opção Atualizar Driver. 
     



Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: