Topo

5 mitos sobre doenças reumáticas

Comente

As doenças reumáticas contam com alguns sintomas que são comuns em praticamente todas elas. Por exemplo, as pessoas costumam sentir dores que persistem por um período de quatro a seis semanas, inchaço nas juntas, rigidez nos movimentos, aumento de temperatura e algumas vezes vermelhidão ao redor das articulações. 

De acordo com números de pesquisas que foram divulgados recentemente pela Organização Mundial da Saúde, cerca de 15 milhões de pessoas somente no Brasil acabam sofrendo os efeitos de doenças reumáticas. E, em muitos casos, problemas relacionados a informação acabam se tornando parte dos tratamentos inadequados. 

5 mitos sobre doenças reumáticas

Confira 5 mitos bastante comuns que costumam ser espalhados sobre as doenças reumáticas:

Doença reumática e reumatismo são as mesmas coisas

Veja também:

Não é correto, pois as doenças reumáticas ou o reumatismo se referem a um grupo de cerca de 120 doenças diferentes. Elas podem atingir diferentes partes do corpo, tais como ossos, articulações, músculos, ligamentos, tendões e cartilagens. Os especialistas alertam que reduzir o problema ao reumatismo pode acabar causando uma falta de diagnostico e de tratamento correto. 

Os sintomas das doenças reumáticas sempre são iguais

Apesar de muitos sintomas serem comuns entre as doenças desta natureza, determinados tipos de sintomas costumam aparecer apenas em determinadas doenças. Por isso, é sempre importante ficar atento e consultar um médico. 

Somente idosos possuem doenças reumáticas

Outro mito. A população jovem também pode sofrer com este tipo de problema, até mesmo crianças e adolescentes. Também não se trata de um grupo de doenças que é encontrado somente em mulheres. Mesmo que elas acabem se tornando as mais expostas a este tipo de situação, homens também podem acabar sofrendo com doenças reumáticas. 

Doenças reumáticas podem ser tratadas por qualquer médico

Qualquer médico pode acabar identificando os primeiros sintomas das doenças desta natureza, especialmente os clínicos gerais. Mas, os reumatologistas acabam se tornando mais preparados para enfrentar os problemas. Por isso, estes médicos devem ser procurados. 

Pessoas que fazem exercícios físicos tendem a ter mais problemas desta natureza

Não. Pessoas que fazem exercício e que desenvolvem as doenças acabariam tendo os problemas de qualquer forma. Os exercícios, na verdade, acabam ajudando a preparar os músculos e as articulações para enfrentar este tipo de problema. 




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: