Topo

8 dicas para dominar o Canva

Saiba como aproveitar melhor as ferramentas oferecidas de design.
Publicidade
Comente

O Canva acabou se tornando uma as ferramentas mais interessantes para os profissionais que trabalham com criação de conteúdo digital. Nos últimos anos o serviço ampliou consideravelmente a quantidade de recursos e de ferramentas, permitindo até mesmo a utilização de inteligência artificial para criar imagens, posts, vídeos e mais.

8 dicas para dominar o Canva

A ferramenta funciona online, ou seja, tudo o que as pessoas precisam fazer é ter acesso a um navegador com internet, para quem trabalha no computador, ou então acesso ao aplicativo para os que trabalham no smartphone. De uma forma geral sua interface acaba sendo muito intuitiva, mas os menos experientes com este tipo de criação podem se sentir um tanto quanto perdido diante de todas as possibilidades. 

Para quem está começando a trabalhar com Canva, confira algumas dicas para dominar a ferramenta. 

Comece pelos modelos

Publicidade

Para quem vai começar a criar os seus designs ou conteúdos, o mais importante é começar pelos modelos disponíveis na ferramenta. Existem muitos disponíveis e que ajudam não apenas a criar como também a entender as diferentes ferramentas de edição que podem ser encontradas na ferramenta.

A partir dos modelos, algo que deve ser aprendido pelas pessoas que estão começando é o ajuste de páginas, que vai ajudara alinhar perfeitamente os mais variados elementos para as mais variadas formas de uso.

Entenda a diferença entre vetores e imagens

Algo que acaba sendo muito importante para qualquer pessoa que trabalha com design é entender a diferença entre imagens e vetores. Os vetores acabam sendo gráficos baseados em fórmulas matemáticas, e podem se redimensionados sem que exista perda da qualidade. Já as imagens são compostas por pixels, tendo uma resolução fixa. Cada formato possui as suas vantagens e desvantagens.

Conheça as ferramentas de desenho

Para os profissionais de design que possuem maiores habilidades para criar suas próprias ilustrações e elementos que serão utilizados no design final, uma dica é explorar e conhecer as ferramentas de desenho que podem ser encontradas dentro do próprio Canva. Ela oferece diferentes pincéis, cores e estilos para que as pessoas consigam texto um toque mais exclusivo e personalizado para o trabalho final. 

Utilize a biblioteca de figuras e elementos

O Canva conta com uma vasta biblioteca de elementos gráficos que podem ser utilizados no dia a dia para os mais variados projetos. O grande problema é que a grande maioria deles acabam destinado apenas aos usuários que assinam o premium. Mas existe também uma boa variedade de elementos gratuitos. Por isso, é importante que o usuário dedique algum tempo para buscar alguns dos principais termos relacionados as suas necessidades e verifiquem os elementos que estão disponíveis.

Organize as informações com as grades

Para organizar as informações que são colocadas nas criações, uma boa dica é passar a utilizar as grades, uma ferramenta que também pode ser encontrada dentre as diversas opções encontradas. Desta forma, as pessoas vão conseguir alinhar uma série de elementos de uma forma muito mais precisa, tanto textos como imagens e outros elementos. E essas grades podem ser utilizadas apenas para marcação, mantendo as linhas invisíveis, para que elas não apareçam no design final. 

Utilize gráficos para apresentação de dados

Muitas pessoas acabam utilizando o Power Point no momento em que elas precisam fazer a apresentação de dados de uma forma um pouco mais profissional. Mas o que muitos não sabem é que é possível construir gráficos a partir de dados também no Canva. A construção dos mesmos acontece de uma forma muito fácil, apenas inserindo dados, e com diversos modelos prontos, que podem ser alterados de uma forma muito mais simples. 

Ultrapasse as margens para obter efeitos mais profissionais

Uma dica muito interessante para as pessoas que estão buscando efeitos mais profissionais nas suas criações é utilizar as imagens de fundo ultrapassando as margens. Desta forma, no momento de exportar as imagens finais, os usuários não terão o risco de se deparar com imagens brancas. 

Cuidado com o tamanho dos textos

Como grande parte dos designs criados no Canva são destinados a redes sociais, a caba sendo muito importante ficar atento ao tamanho dos textos. Pois se ele ficar muito pequeno na tela, provavelmente ficará ainda menor na tela do smartphone dos usuários. Por isso, fique sempre atento as proporções. 
 


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: